Linea - Problema Dualogic
Re: Linea - Problema Dualogic
morkan escreveu:queirozroque escreveu:Cara, a indecisão do câmbio em algumas circunstâncias realmente é péssima, geralmente em cruzamentos quando tem que reduzir a velocidade e acelerar em seguida, ele não sabe se bota 2 ou 3 e não sai do lugar, outra coisa chata dele é que as vezes, geralmente em uma ultrapassagem, se eu reduzir demais a marcha e giro sobe até a faixa de corte e não passa pra marcha seguinte, tenho que colocar manualmente. Tirando esses inconvenientes eu gosto do câmbio, é divertido de se dirigir com ele
Amigo, infelizmente você não sabe usar o cambio.
Quando você (condutor) faz a troca de marcha, mesmo o carro estando em AUTO, ele segura a marcha selecionada por 5 segundos (mesmo que atinga o pico de corte) e em seguida ele retoma o controle das trocas.
A indecisão do cambio fica no pé do motorista, pois ele analiza o quanto e a velocidade que o corpo de borboleta abre. Com isso ele determina se o cambio vai reduzir 3, 2, 1 ou nenhuma marcha. Provavelmente você não deve ter pisado o sufuciente para o cambio entender que você queria uma aceleração mais forte.
Então, em vez de fica apedrejando o coitado, tente pesquisar na internet sobre as particularidades do cambio. (ou até mesmo aqui no forum)
De resto, boa sorte com a manutenção dele.
Morkan, é 10 segundos que ele fica aguardando novo comando ou volta para o automático. O Linea.
As vezes o câmbio fica meio indeciso quando chego em esquinas, portanto ou chego já disposto a frear ou a acelerar, o motorista realmente não pode ficar indeciso, senão o carro fica uns 2 segundos parado antes de engatar a marcha adequada, o que pode ser perigoso.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
morkan escreveu:Então, em vez de fica apedrejando o coitado, tente pesquisar na internet sobre as particularidades do cambio. (ou até mesmo aqui no forum)
Cara, não se trata de "apedrejar o coitado"... ter que se adaptar ao temperamento do carro é #@%$, tô fora... existem câmbios que fazem exatamente o contrário, eles é que se adaptam ao estilo de dirigir do motorista, e na minha opinião é assim que deve ser.
O que você falou pode até ser verdade - nunca tive um Dualogic, dirigi poucos, e sinceramente não gostei - mas o que você chama de particularidade, eu chamo de limitação - sobretudo porque é uma limitação que os bons automáticos com conversor de torque, os CVTs e os dupla embragens não têm, por isso prefiro qualquer um deles ao Dualogic...
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

andrek escreveu:morkan escreveu:Então, em vez de fica apedrejando o coitado, tente pesquisar na internet sobre as particularidades do cambio. (ou até mesmo aqui no forum)
Cara, não se trata de "apedrejar o coitado"... ter que se adaptar ao temperamento do carro é #@%$, tô fora... existem câmbios que fazem exatamente o contrário, eles é que se adaptam ao estilo de dirigir do motorista, e na minha opinião é assim que deve ser.
O que você falou pode até ser verdade - nunca tive um Dualogic, dirigi poucos, e sinceramente não gostei - mas o que você chama de particularidade, eu chamo de limitação - sobretudo porque é uma limitação que os bons automáticos com conversor de torque, os CVTs e os dupla embragens não têm, por isso prefiro qualquer um deles ao Dualogic...
Abraços!
Já eu discordo.
O fato dele segurar a marcha selecionada é para da mais segurança a quem está dirigindo. Veja uma situação de ultrapassagem subindo uma ladeira na quinta. O condutor, para agilizar seu lado, coloca a quarta e começa a ultrapassagem. No meio da ultrapassagem o carro coloca a quinta, pois não possui a particularidade de segurar a marcha selecionada e acaba prejudicando a ultrapassagem do veículo. Já com o sistema essa situação não iria ocorrer.
Então o que você chama de limitação eu chamo de particularidade, já que qualquer condutor iria segurar a quarta para completar a ultrapassagem.

Não é a toa que eu vejo nas rodovias veículos com cambio AT (conversor de torque) levando um século para ultrapassar um simples carro.
Você falou "ter que se adaptar ao temperamento do carro é #@%$" como se fosse o fim do mundo. Com alguns dias de uso da para pegar praticamente todas as manhas do cambio.
Abraços.
- Piloto de Autorama
jpromero escreveu:morkan escreveu:queirozroque escreveu:Cara, a indecisão do câmbio em algumas circunstâncias realmente é péssima, geralmente em cruzamentos quando tem que reduzir a velocidade e acelerar em seguida, ele não sabe se bota 2 ou 3 e não sai do lugar, outra coisa chata dele é que as vezes, geralmente em uma ultrapassagem, se eu reduzir demais a marcha e giro sobe até a faixa de corte e não passa pra marcha seguinte, tenho que colocar manualmente. Tirando esses inconvenientes eu gosto do câmbio, é divertido de se dirigir com ele
Amigo, infelizmente você não sabe usar o cambio.
Quando você (condutor) faz a troca de marcha, mesmo o carro estando em AUTO, ele segura a marcha selecionada por 5 segundos (mesmo que atinga o pico de corte) e em seguida ele retoma o controle das trocas.
A indecisão do cambio fica no pé do motorista, pois ele analiza o quanto e a velocidade que o corpo de borboleta abre. Com isso ele determina se o cambio vai reduzir 3, 2, 1 ou nenhuma marcha. Provavelmente você não deve ter pisado o sufuciente para o cambio entender que você queria uma aceleração mais forte.
Então, em vez de fica apedrejando o coitado, tente pesquisar na internet sobre as particularidades do cambio. (ou até mesmo aqui no forum)
De resto, boa sorte com a manutenção dele.
Morkan, é 10 segundos que ele fica aguardando novo comando ou volta para o automático. O Linea.
As vezes o câmbio fica meio indeciso quando chego em esquinas, portanto ou chego já disposto a frear ou a acelerar, o motorista realmente não pode ficar indeciso, senão o carro fica uns 2 segundos parado antes de engatar a marcha adequada, o que pode ser perigoso.
Estranho.
Já tentou verificar se existe alguma atualização do cambio para o seu Linea?
- Piloto de Autorama
Sim Morkan, já foi atualizado. E os 10 segundos, se me lembro bem está descrito no manual. O manual do seu Punto diz ser 5 segundos?
João Paulo
morkan escreveu:Então o que você chama de limitação eu chamo de particularidade, já que qualquer condutor iria segurar a quarta para completar a ultrapassagem.![]()
Não é a toa que eu vejo nas rodovias veículos com cambio AT (conversor de torque) levando um século para ultrapassar um simples carro.
Caro morkan, não era esse comportamento a que eu me referia - segurar a marcha durante uma ultrapassagem eu também acho o mais correto, o que aliás o câmbio AT do Civic faz, esteja no modo automático, ou no modo manual com paddle shifters - aliás, no modo manual, ele chega a cortar a injeção, mas não passa para a marcha superior, exatamente como um câmbio mecânico! Ou seja, o que você está defendendo no Dualogic, o AT do Civic também faz!
O que me incomodou demais no Dualogic foi a seguinte situação: você está chegando a um cruzamento, e a preferencial não é sua; você vai entrar à direita no cruzamento, e dá uma freada para reduzir a velocidade e avaliar se vem algum carro na via que você quer pegar, e decidir se pode ir ou não. Imagine que vem um carro e esse está distante, ou seja, você não precisa parar completamente, pode acelerar, entrar à direita e ganhar velocidade na frente do carro que está vindo, de forma segura. Pois bem...
Nessa fração de segundo em que você para de frear e acelera com vigor para entrar com segurança na via, o Dualogic simplesmente não responde... ele demora muito para entender que sua intenção deixou de ser "reduzir a velocidade" e passou a ser "ganhar velocidade". Nisso, o carro que estava distante chegou muito perto... você tem que abortar a manobra, ou acaba dando uma fechada no carro, o que é extremamente perigoso - daí eu achar essa limitação do câmbio um fator que depõe contra a segurança.
Nos três carros com Dualogic que dirigi, havia esse "momento de indecisão" em situações como essa - fora o tranco nas mudanças de marchas, a falta do creeping (não eram Dualogic Plus), etc. Por tudo isso, acho que essa solução de câmbio automatizado não é adequada, principalmente em categorias como as de Punto, Bravo e Linea, em que a concorrência oferece soluções bem mais eficientes para quem quer aposentar o pé esquerdo. Na categoria do Uno e do Palio pode até ser, mas acima disso acho um ponto negativo da Fiat...

Abraços!
Leandro

jpromero escreveu:Sim Morkan, já foi atualizado. E os 10 segundos, se me lembro bem está descrito no manual. O manual do seu Punto diz ser 5 segundos?
No meu caso eu tenho um Novo Palio dual. Possa ate ser que eu tenho me equivocado no tempo. Vou olhar o manual assim que eu chegar em casa.
- Piloto de Autorama
andrek escreveu:morkan escreveu:Então o que você chama de limitação eu chamo de particularidade, já que qualquer condutor iria segurar a quarta para completar a ultrapassagem.![]()
Caro morkan, não era esse comportamento a que eu me referia - segurar a marcha durante uma ultrapassagem eu também acho o mais correto, o que aliás o câmbio AT do Civic faz, esteja no modo automático, ou no modo manual com paddle shifters - aliás, no modo manual, ele chega a cortar a injeção, mas não passa para a marcha superior, exatamente como um câmbio mecânico! Ou seja, o que você está defendendo no Dualogic, o AT do Civic também faz!
O que me incomodou demais no Dualogic foi a seguinte situação: você está chegando a um cruzamento, e a preferencial não é sua; você vai entrar à direita no cruzamento, e dá uma freada para reduzir a velocidade e avaliar se vem algum carro na via que você quer pegar, e decidir se pode ir ou não. Imagine que vem um carro e esse está distante, ou seja, você não precisa parar completamente, pode acelerar, entrar à direita e ganhar velocidade na frente do carro que está vindo, de forma segura. Pois bem...
Nessa fração de segundo em que você para de frear e acelera com vigor para entrar com segurança na via, o Dualogic simplesmente não responde... ele demora muito para entender que sua intenção deixou de ser "reduzir a velocidade" e passou a ser "ganhar velocidade". Nisso, o carro que estava distante chegou muito perto... você tem que abortar a manobra, ou acaba dando uma fechada no carro, o que é extremamente perigoso - daí eu achar essa limitação do câmbio um fator que depõe contra a segurança.
Nos três carros com Dualogic que dirigi, havia esse "momento de indecisão" em situações como essa - fora o tranco nas mudanças de marchas, a falta do creeping (não eram Dualogic Plus), etc. Por tudo isso, acho que essa solução de câmbio automatizado não é adequada, principalmente em categorias como as de Punto, Bravo e Linea, em que a concorrência oferece soluções bem mais eficientes para quem quer aposentar o pé esquerdo. Na categoria do Uno e do Palio pode até ser, mas acima disso acho um ponto negativo da Fiat...![]()
Abraços!
Então parece que estamos falando sobre sistema diferentes. É sério!

Também não posso dizer que nunca ele ficou indeciso comigo, pois ja aconteceu umas 2 ou 3 vezes. Porem mesmo indeciso, não sei se pelo fato do carro ser leve, ele responde muito bem em qualquer marcha. Se duvidar saio de segunda mais rapido que varios carros 1.0.
Talvez pelo Punto/Linea/Bravo serem carros mais pesados, essa situação fique mais perigosa ou perceptível para o motorista.
De qualquer forma, o dualogic veio como uma forma mais barata ao AT "de verdade" e acho que cumpre sua função mais do que satisfatoriamente.
Abraços.
- Piloto de Autorama
morkan escreveu:De qualquer forma, o dualogic veio como uma forma mais barata ao AT "de verdade" e acho que cumpre sua função mais do que satisfatoriamente. Abraços.
Bem, nisso concordamos integralmente... o automatizado é uma opção mais barata que o automático, por isso mesmo eu mencionei que para os carros mais baratos é uma boa alternativa, mas em categorias superiores a própria concorrência exige uma solução mais refinada, ainda que mais cara.
Abraços!
Leandro

Morkan, tenho que concordar com você e com o Leandro, pois acho que o Dualogic atende bem no dia-a-dia mesmo não sendo um primor em conforto, as vezes se sente a troca de marchas, principalmente em meu carro que já tem 57 mil km, ou seja, já tem algum desgaste.
Andei em um Linea Sublime 0 km e ele já tem o sistema Dualogic Plus. É muito mais macio, digo que não deu tranco algum durante minha condução e tem as borboletas no volante, achei muito legal, dirigi um bom tempo assim e adorei, o fato do carro não ter ar digital me desmotivou e não quis avançar na negociação.
A tal função creeping, o maior diferencial do Dualogic clássico para o Plus não é suficiente para manter o Linea andando para a frente em uma subida leve, ou seja, ainda tem o problema chato de estacionar em vaga apertada, ou vai muito ou não vai nada quando pisa no acelerador. Esse sim é o maior "pecado" do Dualogic, o resto para mim é perfeito.
Também pesa o fato do Leandro morar em SP e a situação que ele comentou é crítica mesmo, só dirigi em SP carros manuais e entendo perfeitamente o que ele disse. Aqui em Jaú o trânsito é bem mais simples, não temos essas vias rápidas, mas em Limeira já tem isso e o meu Linea se comportou maravilhosamente bem nessas situações, melhor até que o Corsa Automático com o qual já andei em Limeira também.
Então Leandro, talvez seja só um pouco de falta de costume ou mesmo a atualização do Dualogic que foi feita no meu carro, não dirigi ele sem a atualização em situações como a que você descreveu.
Andei em um Linea Sublime 0 km e ele já tem o sistema Dualogic Plus. É muito mais macio, digo que não deu tranco algum durante minha condução e tem as borboletas no volante, achei muito legal, dirigi um bom tempo assim e adorei, o fato do carro não ter ar digital me desmotivou e não quis avançar na negociação.
A tal função creeping, o maior diferencial do Dualogic clássico para o Plus não é suficiente para manter o Linea andando para a frente em uma subida leve, ou seja, ainda tem o problema chato de estacionar em vaga apertada, ou vai muito ou não vai nada quando pisa no acelerador. Esse sim é o maior "pecado" do Dualogic, o resto para mim é perfeito.
Também pesa o fato do Leandro morar em SP e a situação que ele comentou é crítica mesmo, só dirigi em SP carros manuais e entendo perfeitamente o que ele disse. Aqui em Jaú o trânsito é bem mais simples, não temos essas vias rápidas, mas em Limeira já tem isso e o meu Linea se comportou maravilhosamente bem nessas situações, melhor até que o Corsa Automático com o qual já andei em Limeira também.
Então Leandro, talvez seja só um pouco de falta de costume ou mesmo a atualização do Dualogic que foi feita no meu carro, não dirigi ele sem a atualização em situações como a que você descreveu.
João Paulo