[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Maudecapo » Qui Mar 08, 2012 11:13 am

E para ligar tb, o ideal peixar o óleo do motor aquecer e passar pela turbina, e ao desligar sempre esperar 1 minuto para a turbina parar de girar.

No meu E-torq e não ligo o carro e já saiu, eu sei que os óleos já estão preparados para trabalharem com o motor frio, mas mesmo assim espero o carro aquecer.

Outra coisa é para desligar, espero tb, quero me acostumar quando tiver com o carro turbo.rsrsrsrsrs.

Quanto mais cuidado com o motor melhor.

abs
Mauricio Esposito

Strada Sporting 1.8 16V 2012 / ex-Strada Trekking 2007 / ex - Palio EX 2002 / ex - Fiorino 1.5 1992
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Qui Mar 08, 2012 11:56 am

Na verdade após o uso "esportivo” a turbina aquece bastante, chegando até a ficar "vermelha" (700 - 800ºC).
Esse tempo extra é para refrigerar a turbina e manter o mancal / rolamento / bucha lubrificado.
Antes quando as turbinas não possuíam refrigeração a agua, era pior e mais critico o problema (Marea T / Uno T).
Porem hoje com a refrigeração da turbina com agua e óleo esses cuidados acabam sendo menos necessários.
Atingir a temperatura de trabalho do motor antes de "acelerar com gosto" é o ideal, assim como aguardar alguns segundos em marcha lenta após a partida. (para o oleo circular).
Porem esperar o motor aquecer para sair é um baita desperdício de tempo e combustível. Isso era muito comum nos carros a álcool do passado. O carro engasgava muito antes de aquecer!. Hje com injeção, foi-se a necessidade.

Mais, após uma "bela pisada" eu continuo deixando um tempo em marcha lenta pra refrigerar, mesmo não sendo mais "tão necessário".

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Takinarios » Qui Mar 08, 2012 12:39 pm

De manha quando ligo eu espero a rotação estabilizar nos 800-900 rpm para sair, mas vou devagar, só ando normal/piso depois que o mostrador da temperatura começa a subir.
Para desligar eu espero sempre uns 15s, quando piso espero 1~2min...
Velha Guarda
Velha Guarda

por Maudecapo » Qui Mar 08, 2012 3:29 pm

Ferranda escreveu:Na verdade após o uso "esportivo” a turbina aquece bastante, chegando até a ficar "vermelha" (700 - 800ºC).
Esse tempo extra é para refrigerar a turbina e manter o mancal / rolamento / bucha lubrificado.
Antes quando as turbinas não possuíam refrigeração a agua, era pior e mais critico o problema (Marea T / Uno T).
Porem hoje com a refrigeração da turbina com agua e óleo esses cuidados acabam sendo menos necessários.
Atingir a temperatura de trabalho do motor antes de "acelerar com gosto" é o ideal, assim como aguardar alguns segundos em marcha lenta após a partida. (para o oleo circular).
Porem esperar o motor aquecer para sair é um baita desperdício de tempo e combustível. Isso era muito comum nos carros a álcool do passado. O carro engasgava muito antes de aquecer!. Hje com injeção, foi-se a necessidade.

Mais, após uma "bela pisada" eu continuo deixando um tempo em marcha lenta pra refrigerar, mesmo não sendo mais "tão necessário".

Deixar o carro esquentando é uma mania minha mesmo, quando ligo o carro e depois de uns 2 minutos saiu, não estico marcha pois ai o combustivel vai que vai.
Mauricio Esposito

Strada Sporting 1.8 16V 2012 / ex-Strada Trekking 2007 / ex - Palio EX 2002 / ex - Fiorino 1.5 1992
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por brunomeo » Qui Mar 08, 2012 10:56 pm

Ferranda escreveu:Na verdade após o uso "esportivo” a turbina aquece bastante, chegando até a ficar "vermelha" (700 - 800ºC).

O lance de esperar um tempinho era para deixar a turbina esfriar mesmo ...

Ahh só apontando, a marea turbo ja usa água e óleo na refrigeração.

abraços
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ricardocgp » Qui Mar 08, 2012 11:33 pm

Ae pessoal

Vou vender meu TJET e com isso vou por a venda minha TMC BOX + Filtro BMC, ambos nao rodaram nem 10km mil no meu carro. .. Esta na garantia(3 anos comprei em novembro se nao me engano- aqui no forum tem a data q comprei, pois estava trocando ideia antes de comprar aqui) , é claro, e na caixa original(ambos) com o manual de instalação
Quem tiver interesse vendos os 2 por R$ 1.500,00 (so a TMC me custou isso com a taxa da alfandega)
Primeiro que chegar leva
abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Maudecapo » Sex Mar 09, 2012 12:08 am

ricardocgp escreveu:Ae pessoal

Vou vender meu TJET e com isso vou por a venda minha TMC BOX + Filtro BMC, ambos nao rodaram nem 10km mil no meu carro. .. Esta na garantia(3 anos comprei em novembro se nao me engano- aqui no forum tem a data q comprei, pois estava trocando ideia antes de comprar aqui) , é claro, e na caixa original(ambos) com o manual de instalação
Quem tiver interesse vendos os 2 por R$ 1.500,00 (so a TMC me custou isso com a taxa da alfandega)
Primeiro que chegar leva
abraços

Por quanto vc vende só o filtro?

Abraço
Mauricio Esposito

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por vinitro » Ter Mar 13, 2012 9:55 am

Bom dia Pessoal, estou vendendo o intercooler da supercooler do T-jet. Quem quiser vendo por R$ 600,00 + o envio. Se houver interesse me enviem uma MP. Abraço a todos.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ricardocgp » Ter Mar 13, 2012 10:40 am

Maudecapo escreveu:
ricardocgp escreveu:Ae pessoal

Primeiro que chegar leva
abraços

Por quanto vc vende só o filtro?

Abraço

Bom dia...
Vou vender apenas os dois juntos, pois quem compra a BOX vai querer o filtro.
Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por marcel maçarico » Sex Mar 16, 2012 5:36 pm

amigo pq vai vender o intercooler nao gostou???
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo