[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Seg Fev 27, 2012 3:12 pm

dicotanaka escreveu:Alguém do clube jah comprou esse modulo???
http://www.tmcmotorsport.com/CarProducts.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;

Tava afim de comprar

...é esse que estou vendendo.. Fui o primeiro a instalar e tem mais uns três aqui do forum, que eu me lembre.
Com a entrega no Brasil, mais as taxas sai uns R$ 1.000,00.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por leandrodms » Seg Fev 27, 2012 3:43 pm

Pow.. to comprando um t jet essa semana.. esse modulo vale a pena comprar? aumenta mt o desempenho? e o motor perde a garantia/ é perigoso?
Vlw galera
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Seg Fev 27, 2012 4:05 pm

Ferranda escreveu:Takina...
Vce acha que eles vão enviar o mapa?
Tenho realmente as minhas duvidas quanto a isso.
Os caras "possivelmente" vão solicitar que vce envie a sua central pra eles.

Mas é só depois fazer um upload da central que tem o mapa, não sei que tanto segredo esse pessoal faz, e cada carro é um caso.....
No clube subaru eles eles estão com um esquema assim com um preparador de la, o cara envia todos os mapas na boa pra eles....
Velha Guarda
Velha Guarda

por Takinarios » Qua Fev 29, 2012 5:29 pm

Bom, pra quem quiser saber, segue um gráfico que tirei com o Rev + PLX Kiwi das leituras de RPM e Pressão da Turbina (sensores originais do carro).
OBS: O verde é a pressão em kPa (100 kPa = 1 bar) e o azul é a rotação do motor (rpm).

OBS2: Segunda a Terceira marcha no gráfico.

Imagem
Link: http://cl.ly/2R0C3h3F451Q2a213a1k

Em outros gráficos (que eu esqueci de salvar rs) a pressão chegou a 140 kPa (pressão de pico), nessa puxada acho que a central corto antes a pressão (pressão normal).
Velha Guarda
Velha Guarda

Preparacao do Motor t-jet

por Fabiano Ferreira » Seg Mar 05, 2012 12:09 pm

Ola meu amigos boa tarde!

Alguem aqui teve que forjar a polia engrenagens e balancear o vira do motor do t-jet para reforcar assim evitando quebras destas pecas?

Aguardo.

Abs,
Fabiano Ferreira / T-jet branco
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fabiano Ferreira » Seg Mar 05, 2012 12:16 pm

Ferranda, bom dia!

Entao resolvi o problema da quebra da polia!

Tirei o intercooler 50% maior.rsrs e parou de quebrar..

Eu acho que devido a troca do intercooler e ele andando nas 20` acabou forcando muito a polia que nao sei se voce ja viu soh tem uma chaveta e ela eh uma porcaria.. Ja estou rodando com ele a 3 meses sem quabrar, Gracas a Deus, pois ja estav desanimando do carro e quase trocando por um SI. Queria forjar essas pecas e tambem as engrenagens e balancear o vira o que acha??

Quero dar mais potencia ao meu bichinho..rsrsrs...

Vale abracos.

PS: todos falam mal da Fiat mais eu relamente estou satisfeito com o meu carro, tirando o maldito tampao que faz maior barulho eu to feliz com ele..rsrsrs
Fabiano Ferreira / T-jet branco
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por vitfaqui » Seg Mar 05, 2012 10:04 pm

Boa Noite Galera,
Não sei se estou postando no topico correto me desculpe se estou no errado...

Mais vamos lá, acabei de adquirir um T-jet 2010 com 35 mil rodados e todas as revisões na Fiat, o carro está muito bom e o cambio também muito tranquilo engata as marchas perfeitamente e a ré tb entra normal sem arranhar nada e nao minto que fiquei muito preocupado quando eu li varios relatos no forum de problema no cambio...

Galera a minha duvida é o seguinte o T-jet aguenta dar umas esticadas forte e trocada de marcha fortes tb? Pq fui dar umas pisadas e o carro é muito forte mesmo sai fritando de primeira e para segunda tranquilo isso força muito o carro? qual é a melhor maneira de guiar o T-jet andando forte e sabendo usar bem o carro sem ter problemas futuros?

Desculpe galera mais da um medinho kkkk...

Abraços...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Febezza » Qua Mar 07, 2012 8:30 pm

Apesar de ser um esportivo, acho que tudo tem que ser usado com moderação e de forma correta. Se usar sempre o carro no limite e sentando o pé, vai desgastar algumas peças prematuramente ou causar algum problema. O ideal é saber dosar a hora de brincar.

@Alguém mais entendido de carro turbo, poderia sanar uma dúvida... Me disseram que o ideal, antes de desligar o carro após o uso, esperar cerca de 30 segundos, pois a turbina ainda continua girando e com pressão, então esperar um pouco antes de desligar o carro, alivia um pouco a pressão o que evita certas folgas no motor e aumenta a vida útil da turbina.

Isso procede?

O que eu sei só, que pra sentar o pé tem que esperar o motor atingir a temperatura de funcionamento.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por AndreBsB » Qua Mar 07, 2012 8:54 pm

Febezza escreveu:Apesar de ser um esportivo, acho que tudo tem que ser usado com moderação e de forma correta. Se usar sempre o carro no limite e sentando o pé, vai desgastar algumas peças prematuramente ou causar algum problema. O ideal é saber dosar a hora de brincar.

@Alguém mais entendido de carro turbo, poderia sanar uma dúvida... Me disseram que o ideal, antes de desligar o carro após o uso, esperar cerca de 30 segundos, pois a turbina ainda continua girando e com pressão, então esperar um pouco antes de desligar o carro, alivia um pouco a pressão o que evita certas folgas no motor e aumenta a vida útil da turbina.

Isso procede?

O que eu sei só, que pra sentar o pé tem que esperar o motor atingir a temperatura de funcionamento.

Quando usar o carro esportivamente, com certeza. Sem usar esportivamente, ACHO que não há necessidade.

Olha o que a FIAT diz acerca do Marea Turbo:

"Não desligar imediatamente o veículo após o uso esportivo (manter o veículo em marcha lenta no mínimo durante 1 minuto):"

"Após o uso esportivo, a turbina continua a girar. Se o motor for desligado, o fluxo de óleo lubrifi cante É cortado imediatamente, podendo danificar seriamente os mancais radiais e de encosto do turbo. É importante destacar que o mesmo cuidado deve ser tomado no momento da partida do veículo. Assim, deve-se esperar que o motor atinja a temperatura de regime antes de utilizá-lo esportivamente."
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Febezza » Qua Mar 07, 2012 10:12 pm

Valeu, Andre! Então procede sem dúvidas nenhuma isso, vou acabar que fazendo isso mesmo não usando o carro ao extremo, só por precaução.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo