[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v
ragirardi escreveu:morkan escreveu:Junior Luchi escreveu:morkan escreveu:Junior Luchi escreveu:Tudo bem que isso só lá nas alturas (6mil rpm). O mais fod.a, pelo menos pra mim que peguei o 1.6 recentemente e sai do 1.8 8v (gm) é o torque em baixas e medias rpm's , dá uma diferença muito grande! no mais vou me adaptando ao carro.
[]'s
Não sei porque as pessoas reclamam do torque em baixa desses motores 1.6 e 1.8 da Fiat. Aqui se eu pisar um pouco mais o carro já sai cantando pneu.
Ande num 8v e saberas !!
Já andei e não vi essa diferença que tanta gente comenta.
Como a propria Fiat informa, 80% do torque já está disponivel a 1500rpm. Se as pessoas andam abaixo disso, então elas precisam adequar seu modo de dirigir.
Troquei um Sandero 1.6 16v por um Punto 1.6 16v e senti uma diferença enorme em baixas rotações. Esse motor da Fiat tem um funcionamento muito mais suave que o K4M da Renault, mas a falta de de torque da 3ª marcha em diante em baixas rotações é muito nítida.
Encomendei um filtro interno da Inflow, pois já tinha um no Sandero e o resultado é visível. Estou pensando em reprogramar a central eletrônica pra ver se pelo menos atenua um pouco esse problema.
Alguém já fez alguma modificação mais simples que tenha algum efeito no torque em baixas rotações?
Cara eu tinha um palio sporting com esse etorq 1.6 e sentia a mesma coisa que você. Mandei fazer um coletor dimensionado 4x2x1 e o carro ficou um delícia de acelerar. Ficou bem mais redondo o motor, respondendo desde baixas rotações..
Eu ia tirar o abafador intermediário para ver como ficava, mas acabei vendendo o carro antes...
- Piloto de Atari
e ai? como ficou a preparação?????
- Piloto de Atari
Pessoal,
Tô querendo colocar uma turbina GT-2560R (466541-5001S) no punto. Mas estou preocupado com a flange do coletor do punto etorq 1.6.
Alguém tem uma foto? Ou sabe se precisa mandar fazer uma flange ou coletor?
Tô querendo colocar uma turbina GT-2560R (466541-5001S) no punto. Mas estou preocupado com a flange do coletor do punto etorq 1.6.
Alguém tem uma foto? Ou sabe se precisa mandar fazer uma flange ou coletor?
- Piloto de Atari
Ragirardi, o que vc considera "3ª marcha em diante em baixa rotação"? Agora fiquei curioso pra saber se é falta de torque ou falta de jeito. Será que é o caso de relação de marchas?
Em casa temos renault com K4M e nem se compara pois o etorq é bem melhor.
- Piloto de Atari
Russo-DF escreveu:Ragirardi, o que vc considera "3ª marcha em diante em baixa rotação"? Agora fiquei curioso pra saber se é falta de torque ou falta de jeito. Será que é o caso de relação de marchas?
Entre 1800 e 2500rpm o 1.6 16v não tem torque algum, ficando muito lento nas retomadas nessa faixa de giro da terceira marcha em diante.
Eu acho que a Fiat errou na relação das marchar do 1.6 16v. A relação me parece que ficou muito longa e é preciso fazer muitas reduçoes na cidade para o carro andar legal no transito. Para manter o carro em boa velocidade sem perder o torque é preciso esticar até pelo menos 3500rpm para não perder o embalo.
- Piloto de Atari
Fala galera!
Faz muito tempo que não comento nada aqui, mas preciso de uma ajuda. To querendo colocar um filtro cônico K&N e fazer algum retrabalho no escape, pois sei que essas 2 alterações dão resultado no etorq. O Márcio Murta, do blog alta rpm, tem um palio 1.6, e com o filtro e a retirada do abafador final rendeu mais 10hp no motor. Minha ideia seria mexer um pouco mais no escape, algo como um catalisador de alto fluxo e apenas um abafador mais livre também. Alguém já fez essas modificações no punto 1.6? sabe um jeito mais tranquilo de botar o filtro com a caixa de plástico original no lugar?
Abraço!
Faz muito tempo que não comento nada aqui, mas preciso de uma ajuda. To querendo colocar um filtro cônico K&N e fazer algum retrabalho no escape, pois sei que essas 2 alterações dão resultado no etorq. O Márcio Murta, do blog alta rpm, tem um palio 1.6, e com o filtro e a retirada do abafador final rendeu mais 10hp no motor. Minha ideia seria mexer um pouco mais no escape, algo como um catalisador de alto fluxo e apenas um abafador mais livre também. Alguém já fez essas modificações no punto 1.6? sabe um jeito mais tranquilo de botar o filtro com a caixa de plástico original no lugar?
Abraço!
- Piloto de Atari
Preparação Motor E.Torq 1.6 16v
Tenho um palio sporting e fiz algumas mudanças leves... Reprogramação na Nascar (Mas não gostei) + filtro inbox inflow e um coletor dimensionado 4x2x1 que comprei do membro valerini.
Na verdade não senti muita diferença, até porque fiz com 3 mil km as coisas no carro e hoje está com 15 mil km.
Preciso passar no dino para medir, mas esses dias fui brincar com um amigo que tem um palio 1.8r original e se bobear pra sair ja era ele passa... se eu sair na frente ele fica para trás, mas pelos ganhos prometidos imaginei que o carro iria sumir na frente do 1.8r e não foi isso o que aconteceu. O carro parece morrer um pouco acima dos 160. Pela lógica meu carro era para ter ao menos 25 cavalos a mais que o 1.8r.
Brincando com um amigo de um punto tjet original também até terceira marcha andamos perto, depois como disse, acima de 160 ele foi tomando distância.
Não sei se o motor é isso mesmo, se esperava muito mais dele, só sei que não pretendo mais fuçar no carro, prefiro já partir para um turbo de fábrica
Na verdade não senti muita diferença, até porque fiz com 3 mil km as coisas no carro e hoje está com 15 mil km.
Preciso passar no dino para medir, mas esses dias fui brincar com um amigo que tem um palio 1.8r original e se bobear pra sair ja era ele passa... se eu sair na frente ele fica para trás, mas pelos ganhos prometidos imaginei que o carro iria sumir na frente do 1.8r e não foi isso o que aconteceu. O carro parece morrer um pouco acima dos 160. Pela lógica meu carro era para ter ao menos 25 cavalos a mais que o 1.8r.
Brincando com um amigo de um punto tjet original também até terceira marcha andamos perto, depois como disse, acima de 160 ele foi tomando distância.
Não sei se o motor é isso mesmo, se esperava muito mais dele, só sei que não pretendo mais fuçar no carro, prefiro já partir para um turbo de fábrica
- Piloto de Atari
juninhum escreveu:Bom galera noticias boas eu e o hudsonobre rodamos hj em varios preparadores aqui no DF resultado foi da pra turbinar o Etorq 1.6 da pra bota ate 0,8 Bar sem forja mas pra ter uma margem de segurança irei rodar com 0,4 ou 0,5 bom com isso ele falo que meu carro vai andar muito mais que os Tjet bom logo logo postarei novidades.
Se eu fosse vc iria antes lá no motorsport 61 ( fausto) um dos donos (Felipe ) de lá já trabalhou na fórmula futuro da fiat onde usavam esses motores! Ele entende tudo absolutamente tudo sobre motores e-torq... Ele preparava esses motores pra esses fórmulas!
- Piloto de Atari
Ai galera, da uma olhada no vídeo desse preparador. Ele faz cabeçote!
Não fiz, mas pretendo. Alguém ja fez?!
http://bylula.com.br/
Não fiz, mas pretendo. Alguém ja fez?!
http://bylula.com.br/
- Piloto de Atari
só tem o audio da musica back in black...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador