[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Qui Nov 24, 2011 5:40 pm

mad escreveu:1 bar equivale a praticamente dobrar a potencia do motor, tbm ja estava de cara em vc rodar com 2bar
:shock: :shock:
mas agora fez sentido


Não tem nada haver isso de 1 bar dobrar a potência, depende do tamanho da turbina.
Se fosse assim tjet teria 200cv de fabrica, pois tem pico de 1 bar e o 1.4 16v do 500 tem 100cv+
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Qui Nov 24, 2011 5:51 pm

Takinarios escreveu:Vai ficar legal em... o tubo em inox comprou onde? As mangueiras de pressurização eu tava quase comprando no ebay :P

Só um aviso: o cambio do tjet europeu de 5 marcha é completamente diferente do nosso, eu ia comprar esse short shifter mas fiquei com medo do encaixe ser diferente.


Instalei a bagaça e deu certo. Só teve que fazer algumas coisas no acionador da ré e na caixa plástica que fica em baixo, onde liga a alavanca na haste do trambulador.
A alavanca que veio é essa (é a de 5 marchas):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto.jpg

Mas ela não tem o limitador do acionamento da marcha ré (reparem na alavanca para o câmbio de 6 marchas, a peça azul meio quadrada):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto-abarth.jpg

Então tivemos que pegar a peça plástica do limitador da alavanca original e colocar na nova, além de ter que cortar um pouco a parte de cima da peça plástica do acionador da ré (aquele que encaixamos os dedos) mas essa parte fica dentro do pomo, então não teve problema. E usamos também a peça plástica original que encaixa o pomo na alavanca, e também tivemos que encurtar um pouco.

A parte de baixo da alavanca (da bola azul pra baixo) é uns 3mm maior que a original, resultado é que não dava para fechar a tampa da caixa onde ficam a união das hastes do trambulador à alavanca. Tivemos que fazer um buraco e fechar esse buraco com uma manta térmica que tinha sobrando e colamos com fita 3M, whatever...

No final ficou igual o original, só que mais baixo. E para engatar as marchas ficou bem melhor, mais curto, tanto na altura quanto na distância entre as marchas, já que a altura diminui, e um pouco mais duro.

Acho que se o mecânico for agilizado e ficar em cima, dá para ser feito em 1 dia de trabalho.

Estou entrando em contato com a empresa que vendeu a alavanca o porquê da ausência desse limitador da ré, e saber se existe diferença na alavanca do de 6 marchas, porque se a única diferença for o limitador é só quem comprar a alavanca de 6 marchas.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Out 01, 2008 3:10 pm
Localização: curitiba

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Qui Nov 24, 2011 5:56 pm

Takinarios escreveu:Bem que achei estranho quando você postou, tava muito alta a pressão :P
Ja passou no dino?


Ainda não... Estou meio sem tempo e tentando acertar pelo menos um pouco eu mesmo para evitar de ter que passar várias vezes no Dino. Só sei que por enquanto está fazendo 0-100 em 7.8s (com 100kg a mais que o Punto).

Por falar em Dino, vejam o que foi lançado:

http://www.aemelectronics.com/dyno-shaft-on-vehicle-dyno-73/dyno-shaft-on-vehicle-dyno-sportsman-series-74/

Um dino que fica no carro! E passa as informações para o computador, rodando na rua!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Out 01, 2008 3:10 pm
Localização: curitiba

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Qui Nov 24, 2011 11:34 pm

hildevar escreveu:
Takinarios escreveu:Vai ficar legal em... o tubo em inox comprou onde? As mangueiras de pressurização eu tava quase comprando no ebay :P

Só um aviso: o cambio do tjet europeu de 5 marcha é completamente diferente do nosso, eu ia comprar esse short shifter mas fiquei com medo do encaixe ser diferente.


Instalei a bagaça e deu certo. Só teve que fazer algumas coisas no acionador da ré e na caixa plástica que fica em baixo, onde liga a alavanca na haste do trambulador.
A alavanca que veio é essa (é a de 5 marchas):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto.jpg

Mas ela não tem o limitador do acionamento da marcha ré (reparem na alavanca para o câmbio de 6 marchas, a peça azul meio quadrada):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto-abarth.jpg

Então tivemos que pegar a peça plástica do limitador da alavanca original e colocar na nova, além de ter que cortar um pouco a parte de cima da peça plástica do acionador da ré (aquele que encaixamos os dedos) mas essa parte fica dentro do pomo, então não teve problema. E usamos também a peça plástica original que encaixa o pomo na alavanca, e também tivemos que encurtar um pouco.

A parte de baixo da alavanca (da bola azul pra baixo) é uns 3mm maior que a original, resultado é que não dava para fechar a tampa da caixa onde ficam a união das hastes do trambulador à alavanca. Tivemos que fazer um buraco e fechar esse buraco com uma manta térmica que tinha sobrando e colamos com fita 3M, whatever...

No final ficou igual o original, só que mais baixo. E para engatar as marchas ficou bem melhor, mais curto, tanto na altura quanto na distância entre as marchas, já que a altura diminui, e um pouco mais duro.

Acho que se o mecânico for agilizado e ficar em cima, dá para ser feito em 1 dia de trabalho.

Estou entrando em contato com a empresa que vendeu a alavanca o porquê da ausência desse limitador da ré, e saber se existe diferença na alavanca do de 6 marchas, porque se a única diferença for o limitador é só quem comprar a alavanca de 6 marchas.


Bom saber, acho que vou encomendar uma, assim que você tiver uma resposta se a de 6 marchas só muda o limitador, por favor avise :)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por marcel maçarico » Sex Nov 25, 2011 12:15 am

e ae brunao blz entao ja que muda apenas 1 e 2 marcha acho que o sprint boster nao justifica o valor
prefiro fazer um up de intercooler ou ate mesmo juntar um pouco mais e fazer um chip
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Out 10, 2011 7:13 pm
Localização: belo horizonte

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Sex Nov 25, 2011 8:45 am

Takinarios escreveu:
hildevar escreveu:
Takinarios escreveu:Vai ficar legal em... o tubo em inox comprou onde? As mangueiras de pressurização eu tava quase comprando no ebay :P

Só um aviso: o cambio do tjet europeu de 5 marcha é completamente diferente do nosso, eu ia comprar esse short shifter mas fiquei com medo do encaixe ser diferente.


Instalei a bagaça e deu certo. Só teve que fazer algumas coisas no acionador da ré e na caixa plástica que fica em baixo, onde liga a alavanca na haste do trambulador.
A alavanca que veio é essa (é a de 5 marchas):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto.jpg

Mas ela não tem o limitador do acionamento da marcha ré (reparem na alavanca para o câmbio de 6 marchas, a peça azul meio quadrada):

http://i1130.photobucket.com/albums/m537/hildevar/z_leva-grande-punto-abarth.jpg

Então tivemos que pegar a peça plástica do limitador da alavanca original e colocar na nova, além de ter que cortar um pouco a parte de cima da peça plástica do acionador da ré (aquele que encaixamos os dedos) mas essa parte fica dentro do pomo, então não teve problema. E usamos também a peça plástica original que encaixa o pomo na alavanca, e também tivemos que encurtar um pouco.

A parte de baixo da alavanca (da bola azul pra baixo) é uns 3mm maior que a original, resultado é que não dava para fechar a tampa da caixa onde ficam a união das hastes do trambulador à alavanca. Tivemos que fazer um buraco e fechar esse buraco com uma manta térmica que tinha sobrando e colamos com fita 3M, whatever...

No final ficou igual o original, só que mais baixo. E para engatar as marchas ficou bem melhor, mais curto, tanto na altura quanto na distância entre as marchas, já que a altura diminui, e um pouco mais duro.

Acho que se o mecânico for agilizado e ficar em cima, dá para ser feito em 1 dia de trabalho.

Estou entrando em contato com a empresa que vendeu a alavanca o porquê da ausência desse limitador da ré, e saber se existe diferença na alavanca do de 6 marchas, porque se a única diferença for o limitador é só quem comprar a alavanca de 6 marchas.


Bom saber, acho que vou encomendar uma, assim que você tiver uma resposta se a de 6 marchas só muda o limitador, por favor avise :)


Já me responderam..
É diferente a alavanca do modelo de 6 marchas... Mas o pessoal de lá sugeriu que eu enviasse a alavanca original e eles fariam o modelo encurtado. Achei lega a iniciativa, o problema é que na minha alavanca já não tem mais o limitador, e ele tem que ter as medidas certas para encaixar o acionador da ré...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Out 01, 2008 3:10 pm
Localização: curitiba

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por brunomeo » Sex Nov 25, 2011 9:05 am

marcel maçarico escreveu:e ae brunao blz entao ja que muda apenas 1 e 2 marcha acho que o sprint boster nao justifica o valor
prefiro fazer um up de intercooler ou ate mesmo juntar um pouco mais e fazer um chip



Tambem concordo Marcel!!
Investe primeiro nos ups que tragam hps e depois vc ve se vale a pena...
E outra, acredito que logo mais teremos produtos "paralelos" a esse!

abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 210
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 4:19 pm
Localização: São paulo

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Sex Nov 25, 2011 4:34 pm

hildevar escreveu:Já me responderam..
É diferente a alavanca do modelo de 6 marchas... Mas o pessoal de lá sugeriu que eu enviasse a alavanca original e eles fariam o modelo encurtado. Achei lega a iniciativa, o problema é que na minha alavanca já não tem mais o limitador, e ele tem que ter as medidas certas para encaixar o acionador da ré...


Mas é muito complicado colocar o acionador nessa alavanca nova ou quase plug and play?
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Jbello » Sex Nov 25, 2011 7:05 pm

marcel maçarico escreveu:amigo tenho um t-jet tbm e queria colocar esse SprintBooster onde vc comprou e quanto pagou??

vale a pena tipo realmente o carro melhora como se tivesse ganhado uns cv por causa dele??


Não ganha cv's, mas melhora muito a reação do acelerador, a condução fica bem melhor.....Em retomadas também é nítida a diferença, eu acho que vale a pena...
- [Tjet]: Branco Banchisa - Ar digital, SKYdome, BlueMeNAV, parafusos antifurto...
+Up's: Xenon's; Downpipe 3,0 pol + Abafador Inox ; molas Eibach,Upgrade Intercooler; BMC inbox ; Powered By TMC ~ 190v's ;)

- Fiat 500 Lounge : Branco Caldo
+ Up's : Xenon 5000K ; Bandeira Itália :)
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 349
Registrado em: Dom Nov 01, 2009 6:46 pm
Localização: Teresópolis/ Rio de janeiro

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Sex Nov 25, 2011 7:08 pm

Takinarios escreveu:
hildevar escreveu:Já me responderam..
É diferente a alavanca do modelo de 6 marchas... Mas o pessoal de lá sugeriu que eu enviasse a alavanca original e eles fariam o modelo encurtado. Achei lega a iniciativa, o problema é que na minha alavanca já não tem mais o limitador, e ele tem que ter as medidas certas para encaixar o acionador da ré...


Mas é muito complicado colocar o acionador nessa alavanca nova ou quase plug and play?


Muito complicado não é, é só colocar na mesma altura, daí corta um negócio aqui, serra outro ali e assim vai... Em qualquer oficina vai sair de R$200 a R$300 pra colocar, mas eu fiquei satisfeito, é outra coisa... Muito melhor
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Out 01, 2008 3:10 pm
Localização: curitiba

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes