Manutenção no SKYDOME

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Manutenção no SKYDOME

por Felipe Suzuki » Ter Abr 22, 2014 1:43 pm

adryano cabral escreveu:
Junior Medeiros escreveu:Alguem aí já colocou, ou, pensou em colocar um insulfilme no teto afim de diminuir o calor que o mesmo emana quando está no transito sob temperaturas muito altas??? Aquela cortina não adianta nada. Na estrada, o ar se encarrega de resfriar o teto, mas no transito, fica desconfortável aquele calor na cabeça.


Sim, é uma boa


É, eu coloquei e realmente resolveu o problema da temperatura. Agora a partir de maio, vou retirar e recoloca-lo no verão. (ele quebra o calor, mas tbm quebra a claridade dentro do carro.
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Re: Manutenção no SKYDOME

por Mámá » Ter Abr 22, 2014 11:19 pm

Pessoal por experiencia pois o meu quebrou (pricipalmente por deixar o teto todo aberto em vias rápidas e estrada) se você esta ouvindo aolgum barulho se prepare: o barulho que é parecido com um trac-trac sgnifica que as correias prolongadaroras (que fazem o teto abrir o estagio final) estão ou enroscando o a ponde de romper. se isto ocorrer já era só trancando e o custo é alto....
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Re: Manutenção no SKYDOME

por Mámá » Ter Abr 22, 2014 11:24 pm

Mámá escreveu:Galera aproveitando o tema do teto solar gostaria de falar sobre o meu:
meu Punto Sporting é modelo 008, comprei ele em Dez 012. após uma viajem que fiz em Março de 013 andando com o teto aberto, em todos os estágios, vento etc, percebi que ao abrir ele alguns dias depois estava fazendo uns estralos. Mais ou menos em jun 013 ele para de abrir o estagio final.

fui em especialistas tiramos o teto e vi que as correias/cintas que fazem o estagio final se abrir se romperam (elas prolongam a ultima abertura). Pesquisei para trocar e ouvi valores absurdos de diversos tamanhos. Na própria fiat o mecânico que me atendeu disse que ele e sua equipe não tinham experiência para mexer em teto solar sky dome. Por sinal esta concessionária FIAT que fui é uma porcaria fica na radial leste em SP perto do MC donalds, não vão lá. eu tive que ensinar eles a tirar o teto.

Enfim resolvi tomar vergonha na cara e consertar e peço a ajuda de vocês para me endicarem profissionais que possam trocar em valor se possível acessível. Acho que algúem aqui já passou por isso.

conto com apoio de vocês!



Corrigindo em comprei o carro em Dez 011 e tudo isto ocorreu em 2012...
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Re: Manutenção no SKYDOME

por Mámá » Ter Abr 22, 2014 11:28 pm

Mámá escreveu:
Mámá escreveu:Galera aproveitando o tema do teto solar gostaria de falar sobre o meu:
meu Punto Sporting é modelo 008, comprei ele em Dez 012. após uma viajem que fiz em Março de 013 andando com o teto aberto, em todos os estágios, vento etc, percebi que ao abrir ele alguns dias depois estava fazendo uns estralos. Mais ou menos em jun 013 ele para de abrir o estagio final.

fui em especialistas tiramos o teto e vi que as correias/cintas que fazem o estagio final se abrir se romperam (elas prolongam a ultima abertura). Pesquisei para trocar e ouvi valores absurdos de diversos tamanhos. Na própria fiat o mecânico que me atendeu disse que ele e sua equipe não tinham experiência para mexer em teto solar sky dome. Por sinal esta concessionária FIAT que fui é uma porcaria fica na radial leste em SP perto do MC donalds, não vão lá. eu tive que ensinar eles a tirar o teto.

Enfim resolvi tomar vergonha na cara e consertar e peço a ajuda de vocês para me endicarem profissionais que possam trocar em valor se possível acessível. Acho que algúem aqui já passou por isso.

conto com apoio de vocês!



Corrigindo em comprei o carro em Dez 011 e tudo isto ocorreu em 2012...



outro detalhe importante que queria compartilhar com vocês foi que conversando com um dos mecânicos da fiat na rebouças (concessionaria que nem existe mais) ele me disse que Sky dome tem um problema crônico nas cintas/correias de abertura interna do teto. a fiat não admite e nem vai admitir porém quanto mais andar continuamente e em alta velocidade (já em 100 por hora mesmo) elas vão dar problemas e a unica manutenção é só trocar!
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Re: Manutenção no SKYDOME

por Mámá » Ter Abr 22, 2014 11:34 pm

andrek escreveu:Oi Bruno, bem vindo!

Obrigado pelo post, sei que a sua intenção foi a melhor, mas acho que o mecanismo do teto do Palio é diferente do Punto, não?... não sei se as observações para um se aplicam 100% para o outro. Até onde eu sei, o funcionamento do teto do Palio é semelhante ao do 500 e do Siena, enquanto o teto do Punto é similar ao do Bravo e da Idea. :roll:

Mas de qualquer forma, acho que é uma boa dica essa de não abusar da velocidade com o teto aberto... a força aerodinâmica que o mecanismo sofre acima de 100-120 km/h é realmente muito grande, não deve mesmo fazer bem... :?

Abraços!


Pelo que pesquisei amigo o maior problema esta no punto e ideia pois suas aberturas finais deixam o teto numa semi-diagonal onde mesmo com a primeira aba que levanta na frente não segura o fluxo de vento e danifica as correias internas. NO 500 , pali e bravo eles tentaram resolveram diminuindo ainda mais a inclinação para que a abertura final fique mais rente ao teto e não inclinada. minimizou mas ainda ocorre problemas...
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Re: Manutenção no SKYDOME

por clocks » Ter Set 02, 2014 8:49 pm

Pessoal, o meu agora deu pra aparecer uns tec tec e quando deixo ele no primeiro estágio fica uma pequena greta na frente do lado esquerdo! Já aconteceu com alguem?
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Re: Manutenção no SKYDOME

por Heltontjet » Sex Out 31, 2014 12:25 pm

clocks escreveu:Pessoal, o meu agora deu pra aparecer uns tec tec e quando deixo ele no primeiro estágio fica uma pequena greta na frente do lado esquerdo! Já aconteceu com alguem?

Da uma luz ai galera!!
O teto funciona normalmente, mas quando vai fechar da uns pequenos estalos tipo um tec tec .... Já fiz de tudo , limpei lubrifiquei e tal mas não melhora muito não.... Já peguei ele assim ....alguem passou por isso ?? Da uma luz aí....
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Re: Manutenção no SKYDOME

por mlhz » Dom Nov 30, 2014 8:09 pm

Li o topico todo. Meu punto não chegou ainda, mas tenho uma boa noção de manutenção.

Primeiro: wd40 ou qualquer outro óleo spray serve para Remover a graxa. Fica uma fina camade óleo
que não tem aderência.

Existe basicamente dois tipos de graxa, a base de cálcio ou de lítio. A graxa a base de cálcio tem maior
aderencia e a com base em litio tem maior lubrificação. Dentro destas existem milhares de varições.

Graxa de cálcio senão tiver movimentações constante entre as peças vira uma cola, parece um bonder.
Graxa de litio precisa de reposição constante.

Eu faria a manutenção da seguinte forma: limpeza com wd40 para remoção de lubrificante antigo, graxa
em spray a base de litio. Fazendo isso a cada 10mkm não deve ter problemas.

Senão quiser fazer a limpeza, pode usar apenas a graxa branca spray (cálcio) movimente o teto toda
semana, complete a graxa a cada 10mkm. Não terá problemas.

Tive um stilo e fui moderador do forum, as formas que mais estragam o teto são:

- movimentar o teto acima de 100km/h
- forçar o movimento
- não lubrificar

Se esitver a 180km/h não feche o teto ou abra, procure fazer sempre abaixo de 80km/h.
Não deixe seus amigos ficarem empurrando o teto, cuide do seu bem.
Passe graxa de vez em quando.
Marcus Lahoz

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Re: Manutenção no SKYDOME

por marcus capella » Ter Dez 02, 2014 1:27 pm

Lendo as postagens me ocorreu de perguntar se alguém enviou um email pra fiat solicitando explicaçõe, que nao constam no manual sobre o uso.....tipo o que pode ou nao pode fazer?
O meu blackmotion chega na proxima semana, e estou muito curioso quanto a tudo isso.
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Re: Manutenção no SKYDOME

por diegogama » Ter Dez 02, 2014 10:28 pm

Estava lendo o manual do meu punto, e no tópico do sky dome, a fiat recomenda fazer a lubrificação com graxa a base de silicone, que tipo de graxa é essa? Alguém sabe também se alguma concessionaria fornece algum tipo de revisão do teto, digo isso porque a garantia do punto a partir de 2014 é de 2 anos do carro completo e 3 anos para motor e cambio, e caso apareça algum problema nesses 2 anos , eles podem alegar que foi mau uso ou falta de lubrificação.
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