[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Seg Nov 07, 2011 9:26 am

Takinarios escreveu:
Febezza escreveu:o básico da preparação da nascar p/ o t-jet até onde sei é: Chip, CAI + Filtro, Intercooler, coletor s/ catalizador.

acho que pra ir mais, basta trocar a turbina por uma .42..mas concerteza teria que fazer outras modificações, talvez bico injetor extra e Fueltech PRO para controle do mesmo


Eles só trocam o filtro, não fazem um CAI novo e o coletor é original, o catalisador é tirado e colocado um tubo "reto".


Pelo que eu vi lá fora ninguém mexe no coletor e o catalisador é meio a meio, metade do pessoal tira e a outra metade deixa, só que com maior vazão (200 células). Dessa maneira não fica dando aviso por causa da sonda lambda suja e você ainda passa na inspeção, hehehe.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Seg Nov 07, 2011 9:32 am

Ah, e pelo que eu li, parece que é difícil lidar com a central original, mas quando se consegue, dá para alterar muito mais parâmetros do que uma central tipo Fueltech. A questão da limitação da pressão máxima do turbo ir só até 4.000 rpms é na central, dá para alterar isso sem problemas...

Alguém sabe dizer se quem fez remapeamento no chip original teve o limite de pressão máxima em relação à rotação alterado?
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por otimaq » Seg Nov 07, 2011 10:55 am

:shock:
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Seg Nov 07, 2011 2:53 pm

hildevar escreveu:
Takinarios escreveu:
Febezza escreveu:o básico da preparação da nascar p/ o t-jet até onde sei é: Chip, CAI + Filtro, Intercooler, coletor s/ catalizador.

acho que pra ir mais, basta trocar a turbina por uma .42..mas concerteza teria que fazer outras modificações, talvez bico injetor extra e Fueltech PRO para controle do mesmo


Eles só trocam o filtro, não fazem um CAI novo e o coletor é original, o catalisador é tirado e colocado um tubo "reto".


Pelo que eu vi lá fora ninguém mexe no coletor e o catalisador é meio a meio, metade do pessoal tira e a outra metade deixa, só que com maior vazão (200 células). Dessa maneira não fica dando aviso por causa da sonda lambda suja e você ainda passa na inspeção, hehehe.


Pelo menos o meu nunca deu erro na Sonda Lambda.

hildevar escreveu:Ah, e pelo que eu li, parece que é difícil lidar com a central original, mas quando se consegue, dá para alterar muito mais parâmetros do que uma central tipo Fueltech. A questão da limitação da pressão máxima do turbo ir só até 4.000 rpms é na central, dá para alterar isso sem problemas...

Alguém sabe dizer se quem fez remapeamento no chip original teve o limite de pressão máxima em relação à rotação alterado?


Essa central é muito completa, tem até Launch Control e outras coisas legais :P

Sobre os 4k rpm, a turbina também limita isso, chega uma hora que ela entra em overspeed (spool), e a pressão cai. Isso porque ela começa a girar tao rapido que nao joga mais ar pra dentro, mas sim diminiu a quantidade, e conforme aumenta a rpm o motor precisa de uma massa de ar maior, então a pressão vai cair pelos dois motivos.
Essa é a grande questão de turbina pequena vs turbina grande. Uma pequena ja entrega pressão em baixa rotação, mas em alta não, e uma turbina grande entrega só em alta. Uma das soluções é o bi-turbo com turbinas diferentes, uma pequena e outra grande, ou então o novo conceito de turbina elétrica da BMW: ela tem um motor elétrico que gira a turbina qdo os gases do escape não tem velocidade suficiente (um compressor elétrico), e quando os gases tem velocidade maior que do motor ele funciona como um alternador, devolvendo carga para a bateria.

Como os fabricantes dão as especificações das turbinas, é possível calcular a que rpm vai ter que pressão, bastando ter a massa de ar que o motor precisa, o volume do coletor de admissão, etc. Em carros turbos de fábrica este calculo é feito, agora em modificados não rs


Sobre o chip, o pico antes era em uns 2500˜2700 (se não me engano) e agora em 3000˜3200....
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por otimaq » Seg Nov 07, 2011 3:49 pm

ola a todos, quanto vcs ja gastaram preparando os motores?
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Ferranda » Seg Nov 07, 2011 4:58 pm

Takina.
Alguns preparadores "estudam" a curva da turbina antes de instalar.
Porem concordo que a grande maioria vai no "achometro" ou no: Eu acredito que vai ficar o "bixo"/ Lixo... Rsrsrsrs :shock:
Nos audis 1.8T Tambem tinham essa turbina eletrica, para ajudar a empurrar. (Se não me engano).
(>:D<)
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Seg Nov 07, 2011 5:12 pm

Ferranda escreveu:Takina.
Alguns preparadores "estudam" a curva da turbina antes de instalar.
Porem concordo que a grande maioria vai no "achometro" ou no: Eu acredito que vai ficar o "bixo"/ Lixo... Rsrsrsrs :shock:
Nos audis 1.8T Tambem tinham essa turbina eletrica, para ajudar a empurrar. (Se não me engano).
(>:D<)


Sim, mas eles olham mesmo é a cilindrada recomendada e pronto.
O calcular que eu digon séria ver com o cliente a que rotação ele quer o carro mais esperto e em qual o pico mesmo, e a partir disso calcular os tamanhos da caixa quente e caixa fria e mandar fazer a turbina, ou então pegar uma bem próxima. Era só fazer um programa ou uma função no MATLAB para só entrar com os valores e ter o resultado, alias deve ter softwares prontos que fazem isso......
Claro que por experiência também da certo, mas tem muito carro turbo ai q toma benga de carro beem mais fraco porque a turbina só entra em 5k rpm, e o cara só anda na cidade... nego só quer saber de ter a maior turbina AHUhuahuAhuA
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Ferranda » Seg Nov 07, 2011 6:41 pm

A grande verdade é que de nada adianta ter um carro que gera 500cvs @ 7000rpms, e tem uma curva que aos 5000rpms tenha 100cv. :wink:
Por falar nisso, em recente viagem, trouxe na mala o kit S3 da APR.
Tá instalando....falam as más "linguas" que vai pra 360cv e com escape pra 380cv... 8) 8) 8)
(>:D<)
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por hildevar » Seg Nov 07, 2011 8:37 pm

Ferranda escreveu:A grande verdade é que de nada adianta ter um carro que gera 500cvs @ 7000rpms, e tem uma curva que aos 5000rpms tenha 100cv. :wink:
Por falar nisso, em recente viagem, trouxe na mala o kit S3 da APR.
Tá instalando....falam as más "linguas" que vai pra 360cv e com escape pra 380cv... 8) 8) 8)
(>:D<)

Wow, fale mais!
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Ferranda » Seg Nov 07, 2011 9:17 pm

Nao é pra linha Fiat.
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