Problemas com o Fiat Punto?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Problemas com o Fiat Punto?

por louro_josé » Seg Jun 18, 2012 8:51 pm

Marquinhos_rj escreveu:Em relação ao numero 4, esse "salto na rotação tem haver com a força imprimida no acelerador (aceleração) + o tempo que se leva para realizar a troca da marcha. Se acelerar de mais alem do que o necessário, não realizando a troca da marcha seguinte no tempo tb necessário dependendo de cada situação, pode haver mesmo um retardo na da rotação. Faça um teste em condições mais amenas com trocas mais precisas (no tempo mais correto) e verifique se esse retardo será muito perceptível. Talvez menor.

Valeu cara, estou desde sexta só tentando fazer isso. A dificuldade inicial foi resistir as boas pisadas que ele proporciona, venho de um Siena 1.0 querendo um motor maior a muito tempo, mas mesmo trocando de marcha em torno de 2000 giros em 80% do tempo o consumo tava em torno de 6,5 na gasolina. De sexta pra cá tenho observado melhor e vendo se consigo evitar esse aumento do giro após pisar na embreagem e o consumo chegou em 7,2 (final de semana ajudou tb pois não peguei muito engarrafamento), e olhe que ainda estou apanhando muito, nunca tive conta giros pra ajudar (a não ser no buggy, mas aí é pra controlar o giro alto qdo ando na areia hehehe).

Toda dica é sempre bem vinda, valeu!
Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Ter Jun 19, 2012 1:07 am

Roberto, com exceção a primeira marcha,que se troca rapidamente (salvo uma super ladeira ou algo do tipo) e a segunda (dependendo da necessidade) até a terceira marcha lhe aconselho a trocar as marchas sempre na casa das 3000 rpm. Menos que isso, você estará forçando o motor. Logo gastando mais combustível. Se você passa as marchas em rotação mais baixa do que o carro necessita, Você acaba obrigando o motor a usar mais energia (força) para imprimir a velocidade a que se quer chegar.

Tudo num carro é milimetricamente "encaixado". Se uma das funções não for bem desempenhada, a outra certamente será comprometida.
Tanto que os manuais em geral tem sempre uma área falando sobre isso. Mas experimenta as trocas da primeira não ta curta mas também não tão esticada, senão haverá tranco na segunda. E da segunda para terceira na faixa das 3000 rpm +-. Isso controlando muito bem a embreagem.

Relata depois se mudou algo.
Ps. Verifique sempre também a calibragem dos pneus.

Grd abraço mais uma vez! Vlww!
MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por louro_josé » Ter Jun 19, 2012 10:18 am

Valeu Marquinho, vou testar com 3000 como você disse. Hoje vim no carro do meu pai, um siena 1.4, observei o conta giros e não acontece como no Punto, testei com vários tipos de trocas de marcha, era mínimo esse avanço do giro (quando acontecia). Calibragem já vi em outro posto, deu uma diferença de 1lb, coincidencia ou não foi nesse fds que o consumo comecou a melhorar (apesar de ter tido outros fatores). Aguardando pegar o carro de volta hehehe.

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Ter Jun 19, 2012 11:41 am

Sobre esse avanço do giro, é que comentei antes, é parte do modo de condução mesmo. Antigamente não se via muito carro co aceleradores eletrônicos. Eram aqueles mais antigos (a cabo) que muitos hj ainda preferem. Nda contra os eletrônicos mas nestes podem ocorrer as vezes um "delay".

É isso aí. Isso das 3000 rpm é uma media. As vezes esticar a marcha até uns 3500 a 4000 dependendo da situação ajuda. O carro precisa manter uma constância na aceleração. Aí ele se tornará mais econômico. Lembrando claro, que cada carro, com cada motor e tudo mais torna isso tudo relativamente variável. Mas é uma media.

vlwww!
Velha Guarda
Velha Guarda

por louro_josé » Ter Jun 19, 2012 12:33 pm

Marquinhos_rj escreveu:Sobre esse avanço do giro, é que comentei antes, é parte do modo de condução mesmo. Antigamente não se via muito carro co aceleradores eletrônicos. Eram aqueles mais antigos (a cabo) que muitos hj ainda preferem. Nda contra os eletrônicos mas nestes podem ocorrer as vezes um "delay".

Entendi, se é normal ok. Realmente o Siena que tive era cabo.

Acabei de andar num Sandero e observei a mesma coisa, deve ser acelerador eletrônico também.

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

Abraço,
Roberto
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Ter Jun 19, 2012 2:01 pm

Por nda amigo Roberto !!!
Grd abraço!
Velha Guarda
Velha Guarda

por louro_josé » Qui Jun 21, 2012 10:34 pm

Recebi o carro, felizmente (eu acho).

Infelizmente era tucho mesmo, teve que trocar. Rodei hoje e aparentemente ta normal agora.

:?

FIAT tem garantia estendida?

Abs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lucasa » Sex Jun 29, 2012 10:36 am

Levei na concessionária meu punto 1.4 Attractive para retirar os amassos de uma batida e ver o barulho toc-toc-toc que aparecia quando o volante atingia o limite de rotação. O ruído era alto e dava pra ouvir de fora do carro. Tiveram que trocar a bomba de óleo da direção hidráulica de um carro com 2000km!!
Agora o barulho sumiu e está tudo bem com a direção.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por taciocan » Dom Jul 01, 2012 8:19 pm

Meu punto ainda vai chegar, mas espero não ter problemas com ele tão cedo kkkkkkk
P.s: Seja bem vindo Lucas Alberto!! Posta um tópico em Apresentação haha! Abração!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Febezza » Seg Jul 02, 2012 1:54 am

muitos esperavam, mas infelizmente... :roll:
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo