Suspensão dianteira com barulho
Re: Suspensão dianteira com barulho
Também troquei o pivô esquerdo do meu Linea, mas esse foi fácil de resolver, levei na CCS, andamos com o carro, não encontramos o barulho mas o mecânico disse ser muito comum esse defeito e trocou, ainda ficamos na dúvida se ia resolver trocando só do lado esquerdo mas resolveu 100%. Depois tive outro problema que eram os coxins do motor e câmbio, acontecia uma trepidação ao arrancar em subidas.
Acho que o barulho que o DUDUPB está enfrentando é justamente no coxim do câmbio.
Acho que o barulho que o DUDUPB está enfrentando é justamente no coxim do câmbio.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
galera eu tmbém sou novo aki.. eu tenho um punto 2009 bem conservado com 35mil km. estou com mesmo problema ja levei meu carro duas vezes na concecionária eu nao descobriram o misterio.. quando estou andando devagar e passo por lombadas ou buracos essa zuada de (poc.poc . ) na roda dianteira direita que incomoda muito. os mecanicos nao conseguiram achar defeito dizem q a suspençao esta otima.. eles deduziram caixa de direçao mas acho que nao seja .. alguem ja passou por isso e resolveu?
- Piloto de Atari
v.almeida escreveu:galera eu tmbém sou novo aki.. eu tenho um punto 2009 bem conservado com 35mil km. estou com mesmo problema ja levei meu carro duas vezes na concecionária eu nao descobriram o misterio.. quando estou andando devagar e passo por lombadas ou buracos essa zuada de (poc.poc . ) na roda dianteira direita que incomoda muito. os mecanicos nao conseguiram achar defeito dizem q a suspençao esta otima.. eles deduziram caixa de direçao mas acho que nao seja .. alguem ja passou por isso e resolveu?
Existem várias possibilidades então vamos tentar algumas por eliminação
1° os batentes dos amortecedores dianteiros ? Esse aqui é um dos principais causadores desse inconveniente
2° as bieletas ? Difícil ser mais é bom averiguar
3° o "pivô" ? Existe uma possibilidade
4° braços da direção ? pouco provável
Meu carro já apresentou esse barulho ao passar em lombadas, ondulações de pistas e buracos era folga no pivô, mais também é bom conferir estes itens
Cristiano Oliveira
Puxa, esse POC POC na suspensão ao passar em ondulações é sintoma clássico de bieleta. Meu Marea era incrível, passava em ondulações e fazia isso podia trocar as bieletas, troquei 2 vezes cada lado, 3 delas na garantia da CCS (mas era peça paralela que estavam colocando, comprei o carro usado), até que colocaram originais e não deu defeito enquanto fiquei com o carro.
Mas no Punto/Linea já é sintoma de pivô, mesmo barulho.
Mas no Punto/Linea já é sintoma de pivô, mesmo barulho.
João Paulo
DUDUPB escreveu:A saga continua... Meu carro desde novo tem um barulho na suspensão quando o acrro está desengrenado e encosta em lombadas ou meio fios, bem, depois de muito arengar, de mandar o chefe de oficina lubrificar um local não ortodoxo da mãe dele, desisti de caçar esse barulho. Agora meu punto está com 33 mil km rodados. Moro em joão pessoa/PB, fui em fortaleza CE fazer um concurso, resolvi ir de carro, após retornar da viagem percebi uma batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão. Misteriosamente a estrada está um tapete e não caí em nenhum buraco. A única coisa anormal que enfrentei foi a cabeceira um pouco mais elevada de uma ponte e, mesmo assim, não estava rápido o suficiente para esbagaçar o carro e já passei na mesma com vários veículos diferentes e em velocidades muito superiores e nada.
Ao encostar em 3 mecanicos, ninguém achou nada na suspensão. Esse final de semana farei uma prova para magistrado no ceará ou seja, vou de carro novamente (são 13 horas de onibus e de avião, por ser caminho, as companhias aéreas só disponibilizam voos com conexões em Brasília e no RJ - não tem nem lógica em fazer conexões nesses locais), bem, resolvi investigar antes da viagem esse maldito barulho.
Fui numa oficina especializada em suspensão e em carros de trilha e, ainda por cima, além de antigo cliente, o dono da oficina é meu amigo; 2 tardes de investigação. Descobriu-se as bieletas gastas, trocadas, o carro está parecendo zero, bem ajustadinho, porém, a p.... do barulho permanece, meu amigo se surpreendeu, colocou 2 mecanicos para investigarem: pivôs ok; bandeja e borrachas ok, amortecedor ok, coxim do amortecedor ok, batente ok, terminal de direção ok; buchas em gerais ok, freios ok. Mistério!
Como não daria tempo desmontar mais coisas hoje, remarcamos para terça feira. Percebeu-se uma folga muito discreta na caixa de direção, porém, não é responsável pelo barulho. Vão desmontar a parte abaixo da suspensão para ter acesso as buchas (escondidas) da barra estabilizadora (exigem um desmonte maior), bem como uns apoios que ficam em cima da caixa de direção. Ressalto, é uma batida que parece com bucha ou coxim e sempre ocorre ao encostar algumas vezes em lombadas ou em alguns desníveis ou buracos safados (refiro-me aqueles remendos de asfalto desnivelados).
Alguém tem alguma dica do que poderá ser e se essa peça/borracha é cara?
Obs: troquei is coxins dos amortecedores (pelo menos a fiat capital disse que trocou) na garantia, por tratar-se de um recall branco, aos 8 mil km, quando, a época, eu arengava pelo outro ruído não identificado e que persiste até hoje, Solucionei tal ruído com música em volume não inferior a 5 hahahah.
Obs 2: os amortecedores estão ótimos.
Obs 3: os testes e investigações foram efetuados na suspensão dianteira esquerda e direita.
Obs 4: o barulho que está me incomodando é a batida seca na parte dianteira esquerda da suspensão (tipo um poc) e não o barulho atribuído a folga na caixa de marcha, quando o carro está desengrenado, característica do punto (desculpa esfarrapada que não engoli até hoje).
RESUMO DA SAGA: troquei o amortecedor dianteiro esquerdo, bucha, coxim, só não troquei a mola, pronto, resolvido, olhei as peças desmontadas, visivelmente o coxim estava estragado (aqueles que outrara haviam sido trocados na garantia, lembram, a fiat capital não trocou, abriu os rolamentos e meteu graxa branca). o coxim direito também já está começando a bater kkkkk essa fiat é uma bomba!, vou juntar mais uma grana, vou de civic, fiat nunca mais!
- Piloto de Autorama
Qual é uma marca boa do coxim do amortecedor dianteiro do punto (coxim com rolamento), alguém sabe? Já que estou "PUnTO" mesmo, vou trocar essa po..a fora, vou ver se rodo mais um ano nesse carro p fazer valer a desvalorização!
- Piloto de Autorama
Se achar paralelo coloca Monroe...caso contrário compre o "original de fábrica" que acredito eu que deva ser cofap.
Também acho que é Cofap o original, e só deve ter ele, se achar Monroe é bom também, mas fora esses nem compensa.
Agora lembrei: Um amigo meu teve um problema semelhante com o Corolla 2004 dele, foi a mesma coisa, trocou tudo menos o amortecedor, todos diziam que o amortecedor estava em bom estado, só resolveu quando trocaram ele, havia uma folga na haste. Foram quase 2 meses até acertar isso.
Agora lembrei: Um amigo meu teve um problema semelhante com o Corolla 2004 dele, foi a mesma coisa, trocou tudo menos o amortecedor, todos diziam que o amortecedor estava em bom estado, só resolveu quando trocaram ele, havia uma folga na haste. Foram quase 2 meses até acertar isso.
João Paulo
Fala Galera, meu carro vem apresentando esse "nhec nhec" do lado do motorista principalmente em lombadas ou grandes ondulações, se eu frear bruscamente principalmente em ladeira (descendo, peso na dianteira) ou se sacudir com força o carro na mão mesmo, também faz o barulho. Bieletas já foram trocadas e não resolveu, tentei também lubrificar as buchas do estabilizador e não mudou nada. O barulho não parece vim do Coxim do amortecedor, parece vim debaixo mesmo, aparentemente todas as buchas estão ok. Alguma luz do que possa ser? Desconfio do pivô como alguns amigos aqui relataram.
- Piloto de Autorama
Thiago, o pivô não é, ele não range (pelo menos eu nunca ouvi em nenhum carro), ele apresenta barulhos de folgas (batidas toc toc) ao esterçar ou ao andar sobre ondulações, subir ou descer da calçada.
O rangido "nhec nhec" é causado por buchas, com toda certeza. Uma delas não está lubrificada. Lembrando que no Marea tive que trocar as 2 buchas da barra estabilizadora, barato de tudo, o caro foi a mão de obra de desmontar o agregado (sub chassi) inteiro. Não adiantou lubrificar, porém com o carro molhado esse nhec nhec parava totalmente, mas depois de seco voltava.
Se molhado não para de fazer barulho seu problema deve ser em outro lugar, talvez buchas dos braços oscilantes (bandejas).
O rangido "nhec nhec" é causado por buchas, com toda certeza. Uma delas não está lubrificada. Lembrando que no Marea tive que trocar as 2 buchas da barra estabilizadora, barato de tudo, o caro foi a mão de obra de desmontar o agregado (sub chassi) inteiro. Não adiantou lubrificar, porém com o carro molhado esse nhec nhec parava totalmente, mas depois de seco voltava.
Se molhado não para de fazer barulho seu problema deve ser em outro lugar, talvez buchas dos braços oscilantes (bandejas).
João Paulo