Manutenção no SKYDOME
Re: Manutenção no SKYDOME
Graças a Deus o meu que é 2008, nunca teve manutenção e nuca deu problema.
Se bem que sou segundo dono e já comprei com a sanfona caída, já tem 2 anos que comprei e nuca efetuei manutenção.
Mas percebo que ja esta na hora pois a sujeira é muita e a sanfona também incomoda. e esse dia atras ele deu umas travadinhas na hora de fechar tipo fica indo e voltado, depois não fez mais isso.
Assim que tiver um tempo eu mesmo vou desmontar o forros do teto e fazer uma geral ai vou criar um tópico aqui pra galera sobre o trabalho de limpeza e reparos.
Se bem que sou segundo dono e já comprei com a sanfona caída, já tem 2 anos que comprei e nuca efetuei manutenção.
Mas percebo que ja esta na hora pois a sujeira é muita e a sanfona também incomoda. e esse dia atras ele deu umas travadinhas na hora de fechar tipo fica indo e voltado, depois não fez mais isso.
Assim que tiver um tempo eu mesmo vou desmontar o forros do teto e fazer uma geral ai vou criar um tópico aqui pra galera sobre o trabalho de limpeza e reparos.
Re: Manutenção no SKYDOME
galera recentemente comprei um punto com sky dome, questionei o pessoal da concessonaria sobre a manutençao do teto, e o rapaz me disse para: limpar o trilho com querosene e depois passar vaselina em pasta....
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Re: Manutenção no SKYDOME
E o pessoal, não satisfeito em desenterrar tópicos, agora desenterram users que sumiram desde 2009.











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Re: Manutenção no SKYDOME
Olá pessoa do PuntoClube.
Sou o Bruno, do Clube do Palio. Eu estava pesquisando sobre manutenção e cuidados do Skydome e só aqui achei alguns poucos relatos, então deixo aqui minha contribuição.
Em Setembro de 2013 peguei um Palio Sporting com Teto. Logo de cara fiz algumas viagens...dentre elas fui de São Paulo a Minas Gerais (aprox. 300km) a 120km/h e alguns picos de 160km/h a 180km/h, com o teto totalmente aberto, primeiro estágio e inclusive deixei em modo intermediário entre o primeiro estágio e o totalmente aberto. Abri e fechei ele com velocidades medianas e altas...minha noiva pois a cara pra fora....enfim....pobre quando consegue comprar uma "novidade" vocês já sabem como é né.
Pois bem, um pouco depois dessa viagem (cerca de umas 2 ou 3 semanas após essa viagem) eu percebi que o teto apresentava um barulho quando estava aberto no primeiro estágio. Levei na concessionária, onde disseram que foi realizado um ajuste e limpeza de todo o sistema. Me orientaram a andar com o teto todo aberto a no máximo 70km/h. até 100km/h com ele aberto no 1° estágio, e acima disso, com ele todo fechado. Também pediram pra evitar andar com ele aberto em estradas muito esburacadas ou com muita poeira.
E já aproveitando, (CÓRTA PRA MIM NA 16) trago imagens CHOCANTES da comunidade do Palio Sporting do facebook: O dono apenas omitiu a informação se ele estava correndo na hora em que aconteceu isso...ou seja, tudo leva a crer que o melhor é não abusar com o teto aberto.





Sou o Bruno, do Clube do Palio. Eu estava pesquisando sobre manutenção e cuidados do Skydome e só aqui achei alguns poucos relatos, então deixo aqui minha contribuição.
Em Setembro de 2013 peguei um Palio Sporting com Teto. Logo de cara fiz algumas viagens...dentre elas fui de São Paulo a Minas Gerais (aprox. 300km) a 120km/h e alguns picos de 160km/h a 180km/h, com o teto totalmente aberto, primeiro estágio e inclusive deixei em modo intermediário entre o primeiro estágio e o totalmente aberto. Abri e fechei ele com velocidades medianas e altas...minha noiva pois a cara pra fora....enfim....pobre quando consegue comprar uma "novidade" vocês já sabem como é né.
Pois bem, um pouco depois dessa viagem (cerca de umas 2 ou 3 semanas após essa viagem) eu percebi que o teto apresentava um barulho quando estava aberto no primeiro estágio. Levei na concessionária, onde disseram que foi realizado um ajuste e limpeza de todo o sistema. Me orientaram a andar com o teto todo aberto a no máximo 70km/h. até 100km/h com ele aberto no 1° estágio, e acima disso, com ele todo fechado. Também pediram pra evitar andar com ele aberto em estradas muito esburacadas ou com muita poeira.
E já aproveitando, (CÓRTA PRA MIM NA 16) trago imagens CHOCANTES da comunidade do Palio Sporting do facebook: O dono apenas omitiu a informação se ele estava correndo na hora em que aconteceu isso...ou seja, tudo leva a crer que o melhor é não abusar com o teto aberto.







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Re: Manutenção no SKYDOME
Bruno, bacana você ter postado as informações....conforme o tópico fixo sobre o skydome, é uma incógnita se podemos andar a mais de 100km/h com ele aberto no estágio 2 ou não. Eu e outros colegas não tivemos problemas até agora, visto também que o projeto do teto deve suportar velocidades acima disto. Se houvesse risco tão grande, porque a Fiat omitiria este detalhe no capítulo específico do Skydome no manual ? Aliás, em todos os carros com Sky da Fiat, aqui e no mundo, em nenhum existe uma observação sobre isso. Não faz sentido.
Agora, sempre é bom sim tomar cuidado, como você bem disse! A conclusão que a gente chega é que as estradas esburacadas e poeirentas devem sempre ser evitadas quando andando com o teto aberto ou ''spoiler''. E também manter sempre em dia, a lubrificação e limpeza do sistema.
Quanto à estas fotos....tenho quase certeza do que aconteceu. Não sou especialista em, estou apenas dando a minha opinião! rrsrss
Veja que o teto rachou apenas nas pontas, o que parece indicar esforço excessivo sobre a parte sem fixação dos vidros. O cara passou voado em uma lombada, ou um buraco muito cabuloso com o teto todo aberto. A parte fixa do vidro aguentou o balanço mas as pontas do vidro não! Igual quando você quebra uma porta de vidro, a primeira parte a quebrar é a longe das fixações (dobradiças e maçanetas).
Abçs!
Agora, sempre é bom sim tomar cuidado, como você bem disse! A conclusão que a gente chega é que as estradas esburacadas e poeirentas devem sempre ser evitadas quando andando com o teto aberto ou ''spoiler''. E também manter sempre em dia, a lubrificação e limpeza do sistema.
Quanto à estas fotos....tenho quase certeza do que aconteceu. Não sou especialista em, estou apenas dando a minha opinião! rrsrss
Veja que o teto rachou apenas nas pontas, o que parece indicar esforço excessivo sobre a parte sem fixação dos vidros. O cara passou voado em uma lombada, ou um buraco muito cabuloso com o teto todo aberto. A parte fixa do vidro aguentou o balanço mas as pontas do vidro não! Igual quando você quebra uma porta de vidro, a primeira parte a quebrar é a longe das fixações (dobradiças e maçanetas).
Abçs!

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Punto SpoIRting 11/12 - Cinza Cromo
Ex Punto T-Jet 13/14 - Branco Banchisa
Re: Manutenção no SKYDOME
Oi Bruno, bem vindo!
Obrigado pelo post, sei que a sua intenção foi a melhor, mas acho que o mecanismo do teto do Palio é diferente do Punto, não?... não sei se as observações para um se aplicam 100% para o outro. Até onde eu sei, o funcionamento do teto do Palio é semelhante ao do 500 e do Siena, enquanto o teto do Punto é similar ao do Bravo e da Idea.
Mas de qualquer forma, acho que é uma boa dica essa de não abusar da velocidade com o teto aberto... a força aerodinâmica que o mecanismo sofre acima de 100-120 km/h é realmente muito grande, não deve mesmo fazer bem...
Abraços!
Obrigado pelo post, sei que a sua intenção foi a melhor, mas acho que o mecanismo do teto do Palio é diferente do Punto, não?... não sei se as observações para um se aplicam 100% para o outro. Até onde eu sei, o funcionamento do teto do Palio é semelhante ao do 500 e do Siena, enquanto o teto do Punto é similar ao do Bravo e da Idea.

Mas de qualquer forma, acho que é uma boa dica essa de não abusar da velocidade com o teto aberto... a força aerodinâmica que o mecanismo sofre acima de 100-120 km/h é realmente muito grande, não deve mesmo fazer bem...

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

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Re: Manutenção no SKYDOME
Alguem aí já colocou, ou, pensou em colocar um insulfilme no teto afim de diminuir o calor que o mesmo emana quando está no transito sob temperaturas muito altas??? Aquela cortina não adianta nada. Na estrada, o ar se encarrega de resfriar o teto, mas no transito, fica desconfortável aquele calor na cabeça.
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Re: Manutenção no SKYDOME
Marcao_abarth vc se equivocou, o vidro eh temperado e estilhacou porem ele esta com insulm, de um zoom.na foto e vera q esta destruido o teto
Foi muita pressao na base do suporte, um lado deve ter entortado e o vidro.nao aguentou a torçao e estourou
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Foi muita pressao na base do suporte, um lado deve ter entortado e o vidro.nao aguentou a torçao e estourou
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
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Re: Manutenção no SKYDOME
Galera aproveitando o tema do teto solar gostaria de falar sobre o meu:
meu Punto Sporting é modelo 008, comprei ele em Dez 012. após uma viajem que fiz em Março de 013 andando com o teto aberto, em todos os estágios, vento etc, percebi que ao abrir ele alguns dias depois estava fazendo uns estralos. Mais ou menos em jun 013 ele para de abrir o estagio final.
fui em especialistas tiramos o teto e vi que as correias/cintas que fazem o estagio final se abrir se romperam (elas prolongam a ultima abertura). Pesquisei para trocar e ouvi valores absurdos de diversos tamanhos. Na própria fiat o mecânico que me atendeu disse que ele e sua equipe não tinham experiência para mexer em teto solar sky dome. Por sinal esta concessionária FIAT que fui é uma porcaria fica na radial leste em SP perto do MC donalds, não vão lá. eu tive que ensinar eles a tirar o teto.
Enfim resolvi tomar vergonha na cara e consertar e peço a ajuda de vocês para me endicarem profissionais que possam trocar em valor se possível acessível. Acho que algúem aqui já passou por isso.
conto com apoio de vocês!
meu Punto Sporting é modelo 008, comprei ele em Dez 012. após uma viajem que fiz em Março de 013 andando com o teto aberto, em todos os estágios, vento etc, percebi que ao abrir ele alguns dias depois estava fazendo uns estralos. Mais ou menos em jun 013 ele para de abrir o estagio final.
fui em especialistas tiramos o teto e vi que as correias/cintas que fazem o estagio final se abrir se romperam (elas prolongam a ultima abertura). Pesquisei para trocar e ouvi valores absurdos de diversos tamanhos. Na própria fiat o mecânico que me atendeu disse que ele e sua equipe não tinham experiência para mexer em teto solar sky dome. Por sinal esta concessionária FIAT que fui é uma porcaria fica na radial leste em SP perto do MC donalds, não vão lá. eu tive que ensinar eles a tirar o teto.
Enfim resolvi tomar vergonha na cara e consertar e peço a ajuda de vocês para me endicarem profissionais que possam trocar em valor se possível acessível. Acho que algúem aqui já passou por isso.
conto com apoio de vocês!
MÁMÁ- MOOCA/SP
PUNTO SPORTING SUNSHINE 008
PUNTO SPORTING SUNSHINE 008
Re: Manutenção no SKYDOME
Junior Medeiros escreveu:Alguem aí já colocou, ou, pensou em colocar um insulfilme no teto afim de diminuir o calor que o mesmo emana quando está no transito sob temperaturas muito altas??? Aquela cortina não adianta nada. Na estrada, o ar se encarrega de resfriar o teto, mas no transito, fica desconfortável aquele calor na cabeça.
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