[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.6 16v

por lucas2101 » Sáb Jul 27, 2013 12:20 am

Augusto Ávila escreveu:
VLA escreveu:180cv sem turbo/compressor? isso non eqziste.

Existir existe sim amigo! Mas a usabilidade do motor vai pro saco! Veja o civic si com quase 200 cv aspirado, ou o antigo vti 1.6 com 160cv. Se a fábrica faz, dá pra fazer aqui fora tbm. Mas como ficaria bem difícil de arrumar um comando mais bravo, a potência chegaria de outras formas, e por isso a usabilidade, ou versatilidade, iria pro saco. Mas q dá pra ganhar potência sem admissão forçada, dá sim. Ainda sou muito leigo em preparação, mas cotei uma prep turbo pro meu e-torq 1.6 lá na funari (tem um vídeo de um punto deles no youtube, vale a pena conferir). Me pediram 12 mil pra passar dos 200cv e mais de 30kgfm de torque.

Meu Palio 1.6 Essence Dualogic 2011 passou de 117 originais no motor pra 135cv aferidos no dinamômetro e de 16,8 pra 18kgf de torque.

Filtro de ar cônico duplo fluxo com CAI virado pra grade dianteira, Sem catalisador (mandei quebrar a colmeia por dentro), abafador final substituido por turbinho com ponteira, continuo com o intermediario oringinal.

Imagino que se ele todo original só com filtro esportivo, sem catalisador e sem abafador final já tenha pulado pra 135cv... 180 não sejam um trabalho absurdo pra uma boa taxada no cabeçote (lembrando que o 1.6 usa 10.5 de taxa de compressão, o 1.8 usa 11.5), escape inteiro em 2,5 inox só com o abafador final, dutos do cabeçote e um comando um pouquinho mais brabo pra não perder o usabilidade do carro.

Se vier algo abaixo dos 170cv... eu ficarei desapontado (afinal esse é o projeto a ser feito até o final do ano).

Posto pra galera aqui os testes, as dores de cabeça e os resultados. Mas a mudança de comportamento do carro é visivel e comprovada pelo dino.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por morkan » Seg Jul 29, 2013 8:24 am

lucas2101 escreveu:
Augusto Ávila escreveu:

Existir existe sim amigo! Mas a usabilidade do motor vai pro saco! Veja o civic si com quase 200 cv aspirado, ou o antigo vti 1.6 com 160cv. Se a fábrica faz, dá pra fazer aqui fora tbm. Mas como ficaria bem difícil de arrumar um comando mais bravo, a potência chegaria de outras formas, e por isso a usabilidade, ou versatilidade, iria pro saco. Mas q dá pra ganhar potência sem admissão forçada, dá sim. Ainda sou muito leigo em preparação, mas cotei uma prep turbo pro meu e-torq 1.6 lá na funari (tem um vídeo de um punto deles no youtube, vale a pena conferir). Me pediram 12 mil pra passar dos 200cv e mais de 30kgfm de torque.

Meu Palio 1.6 Essence Dualogic 2011 passou de 117 originais no motor pra 135cv aferidos no dinamômetro e de 16,8 pra 18kgf de torque.

Filtro de ar cônico duplo fluxo com CAI virado pra grade dianteira, Sem catalisador (mandei quebrar a colmeia por dentro), abafador final substituido por turbinho com ponteira, continuo com o intermediario oringinal.

Imagino que se ele todo original só com filtro esportivo, sem catalisador e sem abafador final já tenha pulado pra 135cv... 180 não sejam um trabalho absurdo pra uma boa taxada no cabeçote (lembrando que o 1.6 usa 10.5 de taxa de compressão, o 1.8 usa 11.5), escape inteiro em 2,5 inox só com o abafador final, dutos do cabeçote e um comando um pouquinho mais brabo pra não perder o usabilidade do carro.

Se vier algo abaixo dos 170cv... eu ficarei desapontado (afinal esse é o projeto a ser feito até o final do ano).

Posto pra galera aqui os testes, as dores de cabeça e os resultados. Mas a mudança de comportamento do carro é visivel e comprovada pelo dino.

Opa Lucas... Também possuo um Palio Essence Dual. Vou acompanhar as suas modificações pra ver se vale a pena investir.
Agora querer tirar no mínimo 170 cv sem sobrealimentação fica dificil. Mas acima comentaram do VTi 1.6 q tem 160cv... mas é 160 cv a 7600 rpm . Nosso motor não foi projetado pra girar tanto assim. Até 150cv da pra chegar sem gastar muito.

Sempre que você tiver novidades, poste aqui.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Arnaldo B » Ter Ago 06, 2013 5:25 pm

morkan blz cara?? tenho vontade de futuramente dar uma mexidinha no meu punto, mas não entendo muito sobre isso, vc ou algum membro por um acaso tem idéia do que fazer e quanto gastar para chegar nessa faixa de 150 a 170 cv?

abraço

morkan escreveu:
lucas2101 escreveu:
Augusto Ávila escreveu:

Opa Lucas... Também possuo um Palio Essence Dual. Vou acompanhar as suas modificações pra ver se vale a pena investir.
Agora querer tirar no mínimo 170 cv sem sobrealimentação fica dificil. Mas acima comentaram do VTi 1.6 q tem 160cv... mas é 160 cv a 7600 rpm . Nosso motor não foi projetado pra girar tanto assim. Até 150cv da pra chegar sem gastar muito.

Sempre que você tiver novidades, poste aqui.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Junior Luchi » Ter Ago 27, 2013 11:55 am

Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por shadowcps » Ter Ago 27, 2013 1:23 pm

eu já tinha visto e apesar de todas as considerações feitas houve no mínimo, uma falha: nas fábricas os testes de motores geralmente são feitos em dinamômetro de bancada ou seja, só com o motor girando e de acordo com padrões de avaliações adotados porelas (geralmente o padrão SAE) e em dinamômetro de rolo há toda uma interferência causada pela transmissão, rodas, pneus, escapamentos e tals ou seja, basicamente sem seguir uma metodologia padronizada pelas fábricas. Seria mais ou menos comparar 1 kg de qualquer coisa pesado em balança analítica de laboratório, aquelas que ficam com os pratos fechados por vidro para evitar até mesmo qualquer ventinho e o mesmo kg de qualquer coisa pesado por aquela balança de peixeiro de rua, com um ptrao, uma alavanca imensa e um peso móvel. Sem contar que muitos dinamômetos "particulares" possuem o famoso botão cliente feliz, já comentado inúmeras vezes aqui mesmo no fórum tempos atrás. É uma diferença muito grande causada mais pela diferença de metodologias e equipamentos. Outro ponto à considerar é o fato de que a taxação dos impostos no país de toLLos é feita em cima da potência e também existem vááários casos de montadoras que alegam potência menor apenas para manter a taxação em níveis mais acessíveis a grande parte da população e, com isso, de benefiaciarem do volume de vendas. Vai saber o que houve e quem diz a verdade... :roll: :roll: :roll:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por morkan » Ter Set 03, 2013 8:51 am

No mínimo é estranho.

Mas se eu bem me lembro, quando a Fiat lançou os E-torq, ela divulgou que esses motores eram da BMW. Uma versão um pouco antiga, porem rendia 130cv aspirado nos MiniCooper em que eram usados antigamente. Creio que a dita redução pra 117 cv foi necessária para atender as normas de emissão de poluentes.
Então de fato eu acredito que o Palio pode ter rendido 129cv.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rvalente » Ter Set 03, 2013 9:18 am

Não vejo nada de impressionante, já ví motores saindo da Renault ( K4M 1.6 16v ) dos Clio Dynamic ( série especial de performance ) vindo com 135cv e 17 de torque... isso original com catalizador no local, e tem relatos do K4M acertado fora da Renault e sem catalizador com mais de 152cv aspirado.

Nós da engenharia de motores inclusive na época, durante os testes de bancada e resultado de compressão, qual motor que vinha "premiado" e normal... e nós quando iamos comprar um carro já sabiamos qual motor estava em qual chassis e adiquiria o veículo... conforme foto abaixo...

Imagem

Acho sim válido o resultado apresentado nesse 1.6 16v da FIAT, nada impossível.

Abs!
rvalente

por Gabriel3525 » Ter Set 03, 2013 10:27 am

Show hein?! Mal posso esperar para começar umas brincadeiras e liberar alguns CVs nesse 1.6
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Junior Luchi » Qua Set 04, 2013 2:28 pm

Tudo bem que isso só lá nas alturas (6mil rpm). O mais fod.a, pelo menos pra mim que peguei o 1.6 recentemente e sai do 1.8 8v (gm) é o torque em baixas e medias rpm's , dá uma diferença muito grande! no mais vou me adaptando ao carro.
[]'s
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por morkan » Qua Set 11, 2013 8:49 am

Junior Luchi escreveu:Tudo bem que isso só lá nas alturas (6mil rpm). O mais fod.a, pelo menos pra mim que peguei o 1.6 recentemente e sai do 1.8 8v (gm) é o torque em baixas e medias rpm's , dá uma diferença muito grande! no mais vou me adaptando ao carro.
[]'s

Não sei porque as pessoas reclamam do torque em baixa desses motores 1.6 e 1.8 da Fiat. Aqui se eu pisar um pouco mais o carro já sai cantando pneu.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo