CLECK AO PISAR NO FREIO - ME AJUDEM !!!

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: CLECK AO PISAR NO FREIO - ME AJUDEM !!!

por walterfilho » Sex Fev 12, 2010 10:32 am

O CLECK também aparece no meu carro desde o primeiro dia e já mandei pra concessionária duas vezes.
Percebo, principalmente, quando estou saindo de ré da garagem do prédio e freio. O som é alto e dá a impressão de ser de pastilhas folgadas!
Mas o principal barulho que me incomoda é o do motor...parece batido!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mecatronico_10 » Sáb Fev 13, 2010 5:47 am

walterfilho escreveu:O CLECK também aparece no meu carro desde o primeiro dia e já mandei pra concessionária duas vezes.
Percebo, principalmente, quando estou saindo de ré da garagem do prédio e freio. O som é alto e dá a impressão de ser de pastilhas folgadas!
Mas o principal barulho que me incomoda é o do motor...parece batido!

Eu tbm moro em prédio e escuto nitidamente quando estou colocando o carro na garagem, a minha garagem tem uma leve rampa. Levei na Ventuno morumbi, mas não foiu encontrado nada.
O punto tem um ronco alto mesmo, isso é devido ele ser um carro considerado esportivo.... tem que roncar mesmo. Adoro pisar e escutar o motor roncando. Vá na fiat e peça para dar uma volta em outro punto e compare o barulho do motor, mas acho que é característico do modelo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrferrari23 » Sáb Fev 13, 2010 2:31 pm

Pessoal.
Postei um tópico sobre esse tal estalo.
A fiat como sempre nunca consegue achar o problema, então levei em um mecanico de confiança.
O mesmo relatou que a haste da pastilha estava folgada
Levei na fiat e falei para eles que se eles nao consertasse esse barulho eu iria levar no mecanico e levar a conta para eles pagarem.
Disse para eles que o problema era na haste da pastilha.
Então eles "abriram" um pouco a haste de modo que ela entrasse no "lugar" dela sem folga. Então o barulho sumiu de vez.

Como dica:
Diga a eles (para o gerente da oficina) que o problema esta na haste da pastilha dianteira e pronto. Ai eles resolvem.
Meu carro esta com 8k e até agora está filé.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mecatronico_10 » Dom Fev 14, 2010 6:03 am

mrferrari23 escreveu:Pessoal.
A fiat como sempre nunca consegue achar o problema, então levei em um mecanico de confiança.
Levei na fiat e falei para eles que se eles nao consertasse esse barulho eu iria levar no mecanico e levar a conta para eles pagarem.
Então eles "abriram" um pouco a haste de modo que ela entrasse no "lugar" dela sem folga. Então o barulho sumiu de vez.

Como dica:
Diga a eles (para o gerente da oficina) que o problema esta na haste da pastilha dianteira e pronto. Ai eles resolvem.

Marcos,

Escuto esse mesmo estalo quando eu arranco, para frente ou para trás, com mais força. Inicialmente pensei na pinça do freio, mas logo descartei por apresentar o estalo nas arrancadas.
Por ex. quando eu vou estacionar o carro de ré em uma leve subida, esse é o caso da minha garagem, eu freio o carro e escuto o tal estalo, quando eu vou dar ré e preciso apertar mais o acelerador, escuto o barulho só na arrancada sem acionar o freio, volto a escutar o barulho quando aciono o freio no momento da parada.
Isso acontecia com vc tbm?
Muito obrigado por postar, ontem me ligaram da Ventuno para fazerem a pesquisa de satisfação do serviço executado no carro e relatei que o serviço foi muito bom, mas o estalo persiste, sei que a culpa não é da loja, mas sim da fábrica. Me falaram que o Gerente da oficina iria entrar em contato comigo para agendar nova verificação, então vou relatar a folga na pinça.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrferrari23 » Dom Fev 14, 2010 12:25 pm

mecatronico_10 escreveu:
mrferrari23 escreveu:Pessoal.

Como dica:

Marcos,

Escuto esse mesmo estalo quando eu arranco, para frente ou para trás, com mais força. Inicialmente pensei na pinça do freio, mas logo descartei por apresentar o estalo nas arrancadas.
Por ex. quando eu vou estacionar o carro de ré em uma leve subida, esse é o caso da minha garagem, eu freio o carro e escuto o tal estalo, quando eu vou dar ré e preciso apertar mais o acelerador, escuto o barulho só na arrancada sem acionar o freio, volto a escutar o barulho quando aciono o freio no momento da parada.
Isso acontecia com vc tbm?
Muito obrigado por postar, ontem me ligaram da Ventuno para fazerem a pesquisa de satisfação do serviço executado no carro e relatei que o serviço foi muito bom, mas o estalo persiste, sei que a culpa não é da loja, mas sim da fábrica. Me falaram que o Gerente da oficina iria entrar em contato comigo para agendar nova verificação, então vou relatar a folga na pinça.

Boa tarde mecatronico
Faço questão de tentar ajudar a todos.
Gostaria que voce efetuasse um teste. Sabe como descobrir meu problema?
Eu arrancava o carro (tanto p frente tanto p tras) e, ao invés de pisar no freio, eu acionava o freio de mão e constatava que não fazia o barulho.

Teste vc mesmo e me diz se o barulho persiste.
Arranca o carro e não pise no freio, acione o freio de mão.

Depois vc me fala.
Até mais
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por aguia_board » Dom Fev 14, 2010 6:20 pm

Bem... levei meu carro a concessionaria e observaram o seguinte:

Existe um ferro que prende, com pressao, a pastilha (nao sei o nome exatamente). O que acontece é q as pastilhas possuem uma pequena folga. Se vc tirar a roda, pegar aquela parte das pastilhas e balançar meio com força pra cima e pra baixo vcs vao observar o barulho. O barulho ocorre devido essa pequena folga (pra cima e pra baixo, nao para o lado).

No meu caso, eles tiraram a pastilha, limparam e aumentaram a pressao daqueles ferros que ficam presos em uma das pastilhas e nesse outro ferro que prende tambem.

O problema sanou 90%. De vez enqdo ele faz o cleck, mas é bem mais baixo e com menor intensidade tambem.

Desculpe minha falta de conhecimento, mas espero ter ajudado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mrferrari23 » Dom Fev 14, 2010 7:47 pm

aguia_board escreveu:Bem... levei meu carro a concessionaria e observaram o seguinte:

Existe um ferro que prende, com pressao, a pastilha (nao sei o nome exatamente). O que acontece é q as pastilhas possuem uma pequena folga. Se vc tirar a roda, pegar aquela parte das pastilhas e balançar meio com força pra cima e pra baixo vcs vao observar o barulho. O barulho ocorre devido essa pequena folga (pra cima e pra baixo, nao para o lado).

No meu caso, eles tiraram a pastilha, limparam e aumentaram a pressao daqueles ferros que ficam presos em uma das pastilhas e nesse outro ferro que prende tambem.

O problema sanou 90%. De vez enqdo ele faz o cleck, mas é bem mais baixo e com menor intensidade tambem.

Desculpe minha falta de conhecimento, mas espero ter ajudado.

Amigo,

Você simplismente falou o problema.
O nome desse tal ferro é a "haste da pastilha", que ao "entortar-la" de modo com que ela prenda a pastilha, irá sanar o problema.
O caso é este: Fazer a haster impor uma pressão maior no lugar onde fica a pastilha de modo a prender bem a pastilha.
O meu barulho nunca mais voltou.

É isso.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mecatronico_10 » Ter Fev 23, 2010 12:07 pm

Marcos,

Fiz o teste acionando o freio de mão e não escutei o barulho. Hoje retornarei na Ventuno, a convite do gerente de manutenção, para relatar o problema. Fiquei impressionado com o pós venda, depois de qualquer serviço prestado ele ligam querendo saber qual foi a experiência, reclamei do barulho e me falaram que iriam agendar com o gerente, vou relatar a folga na haste da pastilha. Depois escrevo dizendo como foi.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por pekim » Sex Jul 08, 2011 8:26 pm

Boa noite pessoal, Comprei também um Punto Attractive 1.4 / 2011 e adivinhem, o mesmo problema na hora de frear, também moro em apto e na hora de manobrar é irritante, já levei na agência onde comprei 4 x , a primeira vez também andaram em um novo comigo e percebi que o barulho era bem parecido, as outras vezes fizeram outros reparos e por último, fizeram um check geral nas rodas mas não adiantou nada, estou agendado novamente e parece que agora vão mexer nas pastilhas de freio, resumindo, carro bonito x aborrecimento, até onde vai essa novela não sei, a melhor forma de ouvir realmente é ir pra frente e frear, ir pra trás e frear, se tiver resultados comunico a todos. Abraços e obrigado pela oportunidade.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mecatronico_10 » Sex Jul 08, 2011 10:16 pm

Pekim,

Se vc tiver achar a solução, por favor poste. Meu carro já tem quase 2 anos, o problema diminuiu mas ainda percebo o barulho.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo