Leitura do termodensímetro

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Leitura do termodensímetro

por Makabro1975 » Qua Jan 22, 2020 1:36 pm

Scorpio escreveu:
Makabro1975 escreveu:Para ficar 50‰ de aditivo o ponteiro teria que ficar perto de -37? É isso mesmo?

Correto!

Ok. Obrigado
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 22, 2020 3:31 pm

Makabro1975 escreveu:Aqui não acho deste e como no sistema já está o Paraflu Concentrado, comprei outro litro hoje (pois no carro já tem 3Litros)
Retirei 200ml, acrescentei 200ml de Paraflu, liguei o motor, a ventilação no quente, deixei o motor funcionar até a ventoinha disparar 3x

Se você havia colocado 3 litros de Paraflu concentrado era para ter dado próximo a 50% já que todo o sistema de arrefecimento tem 6,7 litros de capacidade.

Pelo visto este Paraflu não é tão concentrado assim... Será que vc usou o diluído? (ver foto abaixo)
Faça um teste com o termodensimetro do Paraflu como esta no frasco para ver a concentração.

Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Makabro1975 » Qua Jan 22, 2020 4:46 pm

Scorpio escreveu:
Makabro1975 escreveu:Aqui não acho deste e como no sistema já está o Paraflu Concentrado, comprei outro litro hoje (pois no carro já tem 3Litros)
Retirei 200ml, acrescentei 200ml de Paraflu, liguei o motor, a ventilação no quente, deixei o motor funcionar até a ventoinha disparar 3x

Se você havia colocado 3 litros de Paraflu concentrado era para ter dado próximo a 50% já que todo o sistema de arrefecimento tem 6,7 litros de capacidade.

Pelo visto este Paraflu não é tão concentrado assim... Será que vc usou o diluído? (ver foto abaixo)
Faça um teste com o termodensimetro do Paraflu como esta no frasco para ver a concentração.
Usei o concentrado mesmo.

Segue teste que fiz com o litro que comprei hoje. A loja que costumo comprar é de confiança e até agora não vi na Internet relato de Paralfu falso.

Imagem

Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 22, 2020 5:16 pm

Esta dando uma concentração de 54% (Puro ???!!!) Deveria ir ao fundo da escala!
Para tirar a dúvida faça a mistura com 50% / 50% e veja se dá -37 C, se não der há duas opções; termodensimetro como problema (pouco provável) ou o Paraflu do frasco esta diluído.

Prefiro a medição com um Refratômetro... de uma olhada neste how-to neste link: viewtopic.php?f=17&t=28191

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Makabro1975 » Qua Jan 22, 2020 6:40 pm

Scorpio escreveu:Esta dando uma concentração de 54% (Puro ???!!!) Deveria ir ao fundo da escala!
Para tirar a dúvida faça a mistura com 50% / 50% e veja se dá -37 C, se não der há duas opções; termodensimetro como problema (pouco provável) ou o Paraflu do frasco esta diluído.

Prefiro a medição com um Refratômetro... de uma olhada neste how-to neste link: viewtopic.php?f=17&t=28191

.
Scorpio,

De antemão gostaria de agradecer pela sua ajuda e atenção.

Bem, fiz o teste conforme você pediu e deu o seguinte resultado. Lembrando que usei água desmineralizada.

Termodensímetro é um equipamento novo que estou tentando compreender a sua utilização.

Estou pensando em comprar o refratômetro ou outro termodensímetro mais confiável (Wurth ou Prestone) talvez.

Saudações Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 22, 2020 8:46 pm

Makabro1975 escreveu:De antemão gostaria de agradecer pela sua ajuda e atenção.

Que é isso meu amigo, disponha!

Makabro1975 escreveu:Estou pensando em comprar o refratômetro ou outro termodensímetro mais confiável (Wurth ou Prestone) talvez.

Se for comprar compre um Refratômetro... no tópico que indiquei tem o link para uma loja da AliExpress, que foi onde comprei.
Mas antes de sair gastando, talvez sem necessidade, compre o aditivo concentrado (tem diluído) da Delphi (foto abaixo)
E faça o teste 50% /50%. Esse da Delphi já usei e deu -37C certinho usando um refratómetro.
Desta forma vc afere o seu termodensímetro e descobre se o aditivo Paraflu esta diluído.
Se for comprar; preferencialmente compre o Delphi em outra loja.

A cerca de 2 meses paguei R$21 o litro do Aditivo Delphi Concentrado em uma auto-peças aqui em Sampa.

Imagem
Moderador
Moderador

por Makabro1975 » Qua Jan 22, 2020 9:23 pm

Tá jóia. Ir fazer isso. Obrigado

Tenho só uma dúvida: um aditivo Concentrado, puro, o ponteiro tem que ficar baixo, no meio ou lá em cima? Porque quando fiz o teste com o que comprei, você estranhou pelo ponteiro ter ido lá pra cima...
Será que estão falsificando o Paraflu ou o mesmo está perdendo a qualidade de antes?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 22, 2020 10:03 pm

Makabro1975 escreveu:Tá jóia. Ir fazer isso. Obrigado

Depois conta o resultado!

Makabro1975 escreveu:Tenho só uma dúvida: um aditivo Concentrado, puro, o ponteiro tem que ficar baixo, no meio ou lá em cima? Porque quando fiz o teste com o que comprei, você estranhou pelo ponteiro ter ido lá pra cima...

Com o aditivo concentrado o ponto de congelamento desce (congela à temperatura mais baixa) logo o ponteiro do termodensímetro deveria subir além da escala.
Mas o teste que vc fez com 50% /50% mostrou que o aditivo esta diluído ou o equipamento tem problema.

Makabro1975 escreveu:Será que estão falsificando o Paraflu ou o mesmo está perdendo a qualidade de antes?

Quem fabricava o Paraflu era a Petronas, mas uma empresa Argentina tinha a marca Paraflu registrada em seu nome;
Através de uma ação judicial ganhou o direito a marca Paraflu e por consequência a Fiat não pode mais usar a marca Paraflu.
Então a Fiat mudou o nome Paraflu fabricado pela Petronas para Coolant Up.
Alias o nome era Paraflu Up quando a Petronas fabricava aqui no Brasil.

Esse Paraflu que hoje é vendido no Brasil nada tem a ver como o antigo Paraflu Up da Fiat. Não usaria em meu carro.
Um aditivo orgânico bom e barato para radiador é o Delphi Concentrado.

.
Moderador
Moderador

por Makabro1975 » Qui Jan 23, 2020 12:46 am

Obrigado.

Scorpio, é o seguinte: acabei não comprando o refratômetro porque está em falta na loja do amigo meu que comprei o termodensímetro anterior. Daí ele trocou pelo da Wurth (que vai chegar semana que vem) que é 60,00 mais caro que o que eu havia comprado, mas ele fez o mesmo preço. Sai ganhando até.

Em relação ao aditivo da Delphi, se eu ver que o litro de aditivo Paraflu novo que comprei hoje para completar, não está bom de acordo com o teste que irei fazer com o termodensímetro da Wurth, vou esvaziar todo o sistema e colocar esse Delphi Concentrado ou o Petronas Coolant.

Pior que tô pensando em trocar o carro e se eu fizer isso, vou deixar como está.

Até semana que vem dou um retorno.

Mais uma vez agradeço pela ajuda
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qui Jan 23, 2020 2:23 pm

Makabro1975 escreveu:Pior que tô pensando em trocar o carro e se eu fizer isso, vou deixar como está.

Mantenho a manutenção em dia mesmo o carro estando a venda e sempre vendo acima do valor de mercado, e pagam!!!
Se for vender, sem trocar o fluido, avise o novo dono sobre o problema para que ele não acabe tendo que arcar com a troca da bomba d'água que nos e-torq é bem cara.

Depois nos conte o resultado!

.
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo