Carroceria vibrando (chaqualhando) em 1ª e 2º marcha - EtorQ

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Carroceria vibrando (chaqualhando) em 1ª e 2º marcha - E

por sdporto » Sex Mai 11, 2012 12:00 pm

Então meu amigos, acabei de chegar da CC. Aconteceu o seguinte:

Cheguei lá e pediram para mim sair novamente com outro testador, porém o rápaz era o mesmo que detectou a vibração outro dia, então nem chegamos a sair. Esperei uns 20 minutos e o gerente da CC (Phipasa de Florianópolis) veio para sair e testar o carro comigo. Depois de algumas voltas sem ele perceber a vibração, pois estava fraca mesmo, decidimos ir em uma rua que ele conhecia que era uma longa subida com o asfalto bem regular. Então finalmente o carro começou a vibrar e bastante. Voltamos para CC e pegamos um Punto 1.6 ZERO KM do pátio. Fomos para mesma subida, e não é que o danado fez a mesma vibração!? :shock:

Ou seja, ficou provado que realmente é uma característica do carro.

O gerente foi muito educado e simpático, me explicou os possíveis problemas, e segundo ele, a causa deve ser no diferencial do carro. Ele levantou um outro Punto Essence que estava na oficina e mostrou que com a marcha engatada, quando giramos uma roda para frente, a outra gira para trás. E mesmo os dois mecânicos tentando girar as duas para frente juntas, não vai, pois requer muita força. E provavelmente esta grande força que o motor exerce no diferencial que faz ele vibrar naquela faixa de torque.
Ele me falou que iria participar de uma reunião na fábrica da Fiat semana que vem, onde os gerentes de CC participam para discutirem problemas e soluções dos carros da marca. Afirmou que este seria um dos problemas que ele apresentaria lá.

Saí satisfeito da CC, pois o atendimento do gerente foi nota 10.

Peço ao amigo wagner.rodolpho que se for até a CC, peça para testar outro Punto Essence para ver se também consegue perceber o mesmo problema. Se conseguir fazer isso, por favor nos informe, pois será mais uma confirmação de que seja característica do carro.

Para quem tem Punto 1.6, tentem fazer o teste. Subam uma ladeira íngreme, que tenha o asfalto bem liso, e mantenham o carro em 2ª marcha na faixa dos 2000 a 2500 RPM e tentem sentir uma vibração no carro todo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por wagner.rodolpho » Sex Mai 11, 2012 12:13 pm

sdporto escreveu:Então meu amigos, acabei de chegar da CC. Aconteceu o seguinte:

Cheguei lá e pediram para mim sair novamente com outro testador, porém o rápaz era o mesmo que detectou a vibração outro dia, então nem chegamos a sair. Esperei uns 20 minutos e o gerente da CC (Phipasa de Florianópolis) veio para sair e testar o carro comigo. Depois de algumas voltas sem ele perceber a vibração, pois estava fraca mesmo, decidimos ir em uma rua que ele conhecia que era uma longa subida com o asfalto bem regular. Então finalmente o carro começou a vibrar e bastante. Voltamos para CC e pegamos um Punto 1.6 ZERO KM do pátio. Fomos para mesma subida, e não é que o danado fez a mesma vibração!? :shock:

Ou seja, ficou provado que realmente é uma característica do carro.

O gerente foi muito educado e simpático, me explicou os possíveis problemas, e segundo ele, a causa deve ser no diferencial do carro. Ele levantou um outro Punto Essence que estava na oficina e mostrou que com a marcha engatada, quando giramos uma roda para frente, a outra gira para trás. E mesmo os dois mecânicos tentando girar as duas para frente juntas, não vai, pois requer muita força. E provavelmente esta grande força que o motor exerce no diferencial que faz ele vibrar naquela faixa de torque.
Ele me falou que iria participar de uma reunião na fábrica da Fiat semana que vem, onde os gerentes de CC participam para discutirem problemas e soluções dos carros da marca. Afirmou que este seria um dos problemas que ele apresentaria lá.

Saí satisfeito da CC, pois o atendimento do gerente foi nota 10.

Peço ao amigo wagner.rodolpho que se for até a CC, peça para testar outro Punto Essence para ver se também consegue perceber o mesmo problema. Se conseguir fazer isso, por favor nos informe, pois será mais uma confirmação de que seja característica do carro.

Para quem tem Punto 1.6, tentem fazer o teste. Subam uma ladeira íngreme, que tenha o asfalto bem liso, e mantenham o carro em 2ª marcha na faixa dos 2000 a 2500 RPM e tentem sentir uma vibração no carro todo.

@sdporto... aqui foi dificil chegar o meu (3 meses), dúvido que a CC tenha outro pra fazer um teste... kkkkk
Eles chegaram a trocar os coxins do motor ou não ?
Seria interessante vc passar os contatos do gerente e a CC que fez os testes, assim informo isso para CC daqui, caso ele tenha alguma duvida, peço para conversarem...
Valeu pelas informações.... e se o pessoal do forum puder fazer o teste, agradecemos...
Wagner R.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Carlos Martins » Sex Mai 11, 2012 1:01 pm

Brother, só se for característico dos com câmbio manual, pois no meu não tem nenhum problema deste. Em relação ao carro estar suspenso e você tentar girar as rodas juntas, não vejo motivo para comparação ao carro em funcionamento, até pq com ele funcionando as rodas giram no mesmo sentido. Veja bem, não sou mecânico e não tenho muito conhecimento sobre isso, mas na minha "santa ignorância" não aceitaria isso como justificativa.Vamos ver se alguém mais aqui do PC que tenha este modelo o que vai contar.
Vamos ficar no aguardo.
Abço.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por sdporto » Sex Mai 11, 2012 2:11 pm

Não chegaram a trocar nada. Mas disseram que verificaram tudo.
Na verdade a 1 mês atrás trocaram a caixa de direção, pois fui resolver um barulho na suspensão, que resolveram apertando o coxim superior da suspensão dianteira. E nesse serviço identificaram uma folga na caixa de direção, que eu nem percebia. Mas isso já foi antes de eu reclamar desse problema da vibração. Ou seja, a vibração não tem nada a ver com a caixa de direção.

Carlos, a explicação dele não me convenceu também. Ele mesmo disse que isso foi uma dedução dele, que poderia ser outra a causa.
Mas o que me convenceu foi dirigir outro punto zero KM, do mesmo modelo que o meu, e apresentou a mesma vibração.

Sendo uma característica desse modelo, talvez não chega a ser um problema, mas apenas um comportamento incomum, que causa estranheza. De qualquer forma, ele me deixou claro que a fábrica estuda todos esses casos de reclamações para possíveis melhoras nas próximas versões.

Wagner, o nome do gerente era Rudimar, ou Rudinei, ou Rudinelson... não lembro... sei que era alguma coisa com Rudi, pois ele pediu para chamalo de Rudi.
A CC é a Phipasa de Florianópolis. Que aliás recomendo, pois desde a primeira vez que fui lá fui muito bem atendido.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Carlos Martins » Sex Mai 11, 2012 8:55 pm

Brother, hoje estive num mecânico amigo meu que entende muito, o cara é muito técnico em tudo, e ele me explicou que a explicação que o cara te deu e eu ti disse que não aceitaria, um pouco o cara está certo, este fato de girar a roda no ar e a outra ir ao contrário é para quando você acelerar por exemplo com as rodas dobradas não ter a direção tomada e ir para o outro lado, ou seja, para seu carro não sair de dianteira. Isto é o novo sistema do diferencial que antigamente não era assim, e isso hoje ocasiona de ter uma vibração maior, mas ele explicou que talvez você esteja trocando a marcha um pouco cedo demais, tenta deixar "encher" mais o motor para ver se melhora. Quem sabe seja por isso que no dualogic não aconteça, pois a marcha é trocada na rotação certa.Espero que tenha me feito entender.
Faça o teste e depois nos conte.
Abço.
ImagemImagem

Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por sdporto » Ter Mai 15, 2012 12:56 pm

Eu entendi sim Carlos, mas pra não sentir isso, eu teria que esticar a 1ª sempre além dos 3500 ou 4000 RPM, para a segunda marcha entrar acima dos 2500 RPM. Ao meu ver isso é inviável.
Além disso percebi que quando arranco o carro em 1ª marcha um pouco mais forte, tipo exigindo um pouco mais de força do motor, percebe-se o carro chaqualhando também.

Não tem a ver com falta de força, pois se você permanecer andando aos 2200 a 2500 RPM +/- na 2ª marcha, ele fica vibrando direto. E experimente andar assim, nessa faixa de rotação, em 2ª marcha, o motor ta andando bem solto, já quase pedindo 3ª marcha...

Gostaria que algum amigo do fórum que tivesse um 1.6 manual fizesse esse teste para ver se percebe isso também.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Carlos Martins » Ter Mai 15, 2012 9:02 pm

Pois é brother, acho que alguém com cambio manual deverpa fazer este teste, pois fiz e não mudou nada, tudo normal.
ImagemImagem

Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por sdporto » Seg Mai 21, 2012 5:53 pm

Dando um UP... :pro:

Alguém com um 1.6 manual pode fazer um teste ae?? (:D)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jerusa » Qua Mai 23, 2012 11:25 pm

Boa noite amigos. Acredito que seja realmente uma caracteristica do carro. Testwi 2 puntos essence 1.6 manual ( o meu com 900 km e o de um amigo meu). Comecei a perceber isso ontem e vim aki ao forum. Achei ate q fosse algum objeto solto no porta luvas ou no painel. O barulho, trepdacao so e perceptivel com os vidros fechados e som desligado, mas accontece exatamente como descrito.

Espero ter ajudado.

Abraco
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Carlos Martins » Qua Mai 23, 2012 11:39 pm

Brother's não sei o que acontece, pois testei o meu de diversas maneiras, rotações, no modo manual, no auto e não percebi nenhum problema. Vamos ver se mais alguém aqui do PC com um DL faz o teste também.
ImagemImagem

Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

AnteriorPróximo