BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.

por Ferranda » Qui Out 13, 2011 9:40 am

Galera.
Eh normal o ventilador do radiador funcionar com o ar ligado. :wink:
Independe da temperatura do motor.
O arcond é uma termo bomba, ou seja, pega o calor de dentro do carro e "bombeia" para fora, através do sistema.
Existe um condensador próximo do radiador que precisa ser refrigerado para o arcond funcionar com eficiência. Por isso a "ventoinha" tem que funcionar.
Em todos os veiculos é igual a operação.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por VLA » Qui Out 13, 2011 9:47 am

nunca reparei nada anormal... unica coisa que eu percebo desde o inicio é que se ligar o AC ainda com o carro parado, logo apos a partida, a cada acelerada pra manobrar eu ouço o estalo do AC sendo desligado e religado la no cofre do motor... é como se o AC estivesse sendo desligado nos 1.0 quando é exigido o motor.... achei estranho isso num motor 1.6...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Ramom » Qui Out 13, 2011 9:49 am

Isso me foi dito que acontece por um mecanico da CC, mas nao disse se é certo ou errado ou se é prejudicial ou não ao sistema...
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scorpio » Qui Out 13, 2011 12:25 pm

Ferranda escreveu:Galera.
Eh normal o ventilador do radiador funcionar com o ar ligado. :wink:
Independe da temperatura do motor.
O arcond é uma termo bomba, ou seja, pega o calor de dentro do carro e "bombeia" para fora, através do sistema.
Existe um condensador próximo do radiador que precisa ser refrigerado para o arcond funcionar com eficiência. Por isso a "ventoinha" tem que funcionar.
Em todos os veiculos é igual a operação.

A temperatura ambiente estava 18ºC e por consequência o motor estava nesta temperatura. Liguei o motor, liguei o ar condicionado na velocidade 1, subi o giro para 2500 rpm e soltei o acelerador... Imediatamente o ventilador entrou em operação inicialmente na velocidade 1 e 2 segundos após na velocidade 2.

Toda esta operação não levou mais do que 10 segundos... Será normal?

Aqui em casa em outro carro da Ford isso não acontece!!!!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Ferranda » Qui Out 13, 2011 2:37 pm

Scorpio.
Eh normal sim...
Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.
Ao ligar o arcond, automaticamente a ventoinha começa a funcionar.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scorpio » Qui Out 13, 2011 3:04 pm

Ferranda escreveu:Eh normal sim... Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.

Continuo achando estranho... Pois neste caso o motor vai levar um tempo bem maior para atingir a temperatura ideal de funcionamento aumentando o desgaste e o consumo de combustível.

Mas enfim... :roll:

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Ferranda » Qui Out 13, 2011 4:51 pm

Scorpio escreveu:
Ferranda escreveu:Eh normal sim... Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.

Continuo achando estranho... Pois neste caso o motor vai levar um tempo bem maior para atingir a temperatura ideal de funcionamento aumentando o desgaste e o consumo de combustível.

Mas enfim... :roll:

.

Não, pois existe uma valvula chamada termostatica que retem a agua no bloco até que se atinja a temp. de trabalho.
Portanto a temp que está no radiador é diferente da temp da agua do bloco. :wink:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scorpio » Qui Out 13, 2011 5:08 pm

Ferranda escreveu:Não, pois existe uma valvula chamada termostatica que retem a agua no bloco até que se atinja a temp. de trabalho.
Portanto a temp que está no radiador é diferente da temp da agua do bloco.

Você tem razão; há alguns minutos estava lembrando da válvula termostática que impede a circulação da água no radiador só abrindo quando a temperatura atinge um determinado valor. Nos carros antigos (não era térmo/eletrônica) era algo em torno de 80ºC ~ 90ºC, se não me engano a temperatura de abertura vinha impressa no corpo dela.

Agora porque nem todo carro tem esse comportamento de ligar a ventoinha nas condições que citei?
Moderador
Moderador

por TheSynx » Qui Out 13, 2011 7:19 pm

Ramom escreveu:Treme perto do pé direito? Problemas no Punto é comigo mesmo. Eu vou verificar quando o ar do meu voltar a funcionar. Mas pelo que me lembro, ele treme perto do pé direito e faz um barulho sim, nada que atrapalhe, se estiver com o som ligado, nem da pra perceber.

Verifiquei hoje e realmente tem uma vibração perto do acelerador e o barulho...
Imagem
NITRO 367 R17 @ MAXXIS MA-Z1 VICTRA 205/50 + Molas Eibach
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Qui Out 13, 2011 7:36 pm

No meu tinha exatamente o mesmo ruído e vibração, porem nunca foi resolvido.
Abri diversos chamados na CC e nunca descobriram o que era.
Parece uma válvula vibrando com a passagem do gás e faz um barulho parecido com uma corneta. :roll:
Porem nunca deixou de funcionar.
(>:D<).
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo