Lavagem de Carro [Dicas]

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Lavagem de Carro [Dicas]

por Hynx » Qua Mar 11, 2009 12:59 pm

Bom pessoal, eu sei que quase todo mundo lava o carro em Lava Rápido, mas eu pessoalmente acho que o melhor mesmo é se cada dono masterizasse a arte de lavar seu próprio carro. Dá trabalho eu sei, mas você fica mais atento e tem mais cuidado.

Portanto estou postando aqui um texto que eu achei no Celta Club pelo usuário LALO de lá, que foi bastante elogiado pelos users de lá.

LALO - Celta Club escreveu:1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.

Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.

5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.

8) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.

Me parece um texto bom como referência, é claro que mudanças e manhas a gente vai pegando ao ir lavando.

E vocês, que produtos usam, o que fazem de diferente, lavam com que frequência, qual os toques especiais que você dá pra deixar seu carro sempre brilhando?
www.hynx.com.br <- Nada a ver com carros.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Lavagem de Carro [Dicas]

por roger.caqui » Qua Mar 11, 2009 2:28 pm

Achei legal, hein...

Na verdade, sempre que eu compro um carro
(não comprei tantos assim), no começo dá aquela
vontade de lavar o carro e tal... mas depois de um tempo
passei a levar no posto... Enquanto o caro lava eu vou
tomando uma cerveja e jogando um truco. Hehehe!

:P
- http://www.ocaqui.com.br -
ELX 1.4 Vermelho Alpine 2009/2010
Blue & Me, Chave Canivete, VE Traseiro, RE, VL Laminados
Int. Up's: GPS Mio Moov, Tapetes Pretos Bordados
Ext. Up's: G5, Máscaras Milha Black, Faróis Angel Eyes, Saias Lat. Sporting, Aero, Rodas 16" Sporting 2011
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Adam » Qua Mar 11, 2009 6:45 pm

Rio de Janeiro - Barra da Tijuca - Posto esso (em frente a Kia motors)

Geralmente lavo meu carro lá quando estou voltando pra Barra, lavam bem......chegou a ponto de falar:

"Chega o carro um pouco pra frente para passar o pretinho do pneu por baixo pra ficar todo igual"

Mas como sempre... nao ando com camera... e meu celular tem..mas nao tem uma camera =P
Piloto de Autorama

por renatorm » Qua Mar 11, 2009 9:38 pm

Eu só apanho para limpar o banco do HLX. Dá muito trabalho (~X()
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Qua Mar 11, 2009 9:47 pm

renatorm escreveu:Eu só apanho para limpar o banco do HLX. Dá muito trabalho (~X()

Eu também apanhava, mas arrumei uma boa solução: couro! :D
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Hynx » Qui Mar 12, 2009 8:33 am

AndreBsB escreveu:
renatorm escreveu:Eu só apanho para limpar o banco do HLX. Dá muito trabalho (~X()

Eu também apanhava, mas arrumei uma boa solução: couro! :D

Soluções caras não são tão válidas assim hehehehe...
www.hynx.com.br <- Nada a ver com carros.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dronan » Qui Mar 12, 2009 8:50 am

roger.caqui escreveu:Achei legal, hein...

bem nessas

Mas lavar em posto sei la, prefiro andar 2 meses com o carro sujo e lavar a cada 2 meses em algum lugar especializado, ou eu mesmo se o carro não tiver tão trash :P . O ruim de posto não tão nem ai, se deixar os caras começam lavar pela roda (X()
Sporting Amarelo 09/2010
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por roger.caqui » Qui Mar 12, 2009 10:57 am

dronan escreveu:
roger.caqui escreveu:Achei legal, hein...

bem nessas

Mas lavar em posto sei la, prefiro andar 2 meses com o carro sujo e lavar a cada 2 meses em algum lugar especializado, ou eu mesmo se o carro não tiver tão trash :P . O ruim de posto não tão nem ai, se deixar os caras começam lavar pela roda (X()

Fala DRonan!
Então, é posto, mas é posto daqueles caras que
são apaixonados por carro... os caras dão um
trato bem legal, tanto que demora pra kct!

Ahh, e aqui em Itu, tem o Lava-Lento! Nunca
fui, mas dizem que os caras dão "o trato" no carro!

Abrazz!
Roger :D
- http://www.ocaqui.com.br -
ELX 1.4 Vermelho Alpine 2009/2010
Blue & Me, Chave Canivete, VE Traseiro, RE, VL Laminados
Int. Up's: GPS Mio Moov, Tapetes Pretos Bordados
Ext. Up's: G5, Máscaras Milha Black, Faróis Angel Eyes, Saias Lat. Sporting, Aero, Rodas 16" Sporting 2011
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por MarcosRoloff » Sex Mar 13, 2009 10:41 pm

Olá galera.
Eu sempre gostei de cuidar dos meus carros, odeio serviço de lava-jato, pois sempre fica a impressão de q vc pagou por um serviço que não foi feito adequadamente, resíduos de cera, manchas nos vidros de pano sujo, sinceramente prefiro eu mesmo lavar.

Utilizo o shampoo da "Grand Prix: Lava Auto Express", que remove sujeiras difíceis (graxa e piche) com muita facilidade, e quando seca a água do enxague, ficam pouquíssimas marcas de água na pintura.
Para interior, só um pano úmido, água e um pano seco, começando sempre pelos vidros, e lógico o aspirador.

Fica muito melhor que qualquer lava-jato e muito mais barato... e neste verão, mexer com água é muito bom..., hehehe

Mas é claro, tem q gostar e não ter pressa...

Um abraço a todos.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por MarcosRoloff » Sex Mar 13, 2009 10:45 pm

Ah, já ía esquecendo...

Não sou garoto proganda da Grand Prix, mas tem um produto indicado para o interior dos veículos que remove sujeiras de bancos, carpetes, forração. É um Spray. Aplica, espera uns 30 segundos e passa um pano úmido para tirar a sujeira.
Se estiver muito sujo, necessita umas três aplicações, mas não no mesmo dia, pois vai limpando aos poucos...

Valeu galera, até mais...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo