T-JET: Vela Derretida
T-JET: Vela Derretida
Boa Noite Pessoal,
eu tenho um Punto T-Jet e fiz o chip dele na Prado (na verdade foi através da GarageStore) e estou com essa programação há dois anos (e mais de 30 mil quilômetros). Além disso, estou com filtro K&N Inbox, uso Militec e só ando com BR Podium.
Hoje, andando no Rodoanel, acendeu a luz da injeção indicando falha de ignição no segundo cilindro (código P0302). Levei até o meu mecânico e ele testou a bobina de ignição, e a mesma estava "batendo faísca" normalmente, apesar do carro estar falhando. Então ele retirou as velas para ver se estava tudo OK. Quando ele tirou a vela do segundo cilindro, o eletrodo lateral havia derretido (uso vela Iridium que comprei na VelAuto). As outras três velas estavam perfeitas.
Para tirar uma dúvida, tiramos os 4 bicos para verificar a vazão, e eles estavam com 64 (1 cilindro), 62 (2 cilindro), 63 (3 e 4 cilindros). Fizemos a limpeza dos bicos com ultra-som e medimos novamente, ficando todos os 4 com 66.
Alguém tem idéia do que pode ter levado ao derretimento da vela do 2 cilindro ? Será que algo mais pode ter acontecido ao segundo cilindro (dano nas válvulas, pistão, etc) ?
P.S.: Verifiquei a sonda lambda está funcionando perfeitamente, e com carga ela fica acima de 0,800mV ...
Vallews !
eu tenho um Punto T-Jet e fiz o chip dele na Prado (na verdade foi através da GarageStore) e estou com essa programação há dois anos (e mais de 30 mil quilômetros). Além disso, estou com filtro K&N Inbox, uso Militec e só ando com BR Podium.
Hoje, andando no Rodoanel, acendeu a luz da injeção indicando falha de ignição no segundo cilindro (código P0302). Levei até o meu mecânico e ele testou a bobina de ignição, e a mesma estava "batendo faísca" normalmente, apesar do carro estar falhando. Então ele retirou as velas para ver se estava tudo OK. Quando ele tirou a vela do segundo cilindro, o eletrodo lateral havia derretido (uso vela Iridium que comprei na VelAuto). As outras três velas estavam perfeitas.
Para tirar uma dúvida, tiramos os 4 bicos para verificar a vazão, e eles estavam com 64 (1 cilindro), 62 (2 cilindro), 63 (3 e 4 cilindros). Fizemos a limpeza dos bicos com ultra-som e medimos novamente, ficando todos os 4 com 66.
Alguém tem idéia do que pode ter levado ao derretimento da vela do 2 cilindro ? Será que algo mais pode ter acontecido ao segundo cilindro (dano nas válvulas, pistão, etc) ?
P.S.: Verifiquei a sonda lambda está funcionando perfeitamente, e com carga ela fica acima de 0,800mV ...
Vallews !
- Piloto de Atari
Re: T-JET: Vela Derretida
Tem certeza que a Vela que estava usando é o modelo correto pro carro ? Só um chute...
- Piloto de Autorama
Vela derretida ?
E o ponto, como está, foi verificado ? Por acaso em subida e/ou ultrapassagem, com o carro em 5a. marcha, voce força um pouco sperando a retomada ao invés de reduzir a marcha ? Isso parece sintoma da tradicional e velha "batida de pino" ou pré-ignição por forçar o motor em marcha mais alta ao invés de reduzir e pode, até, levar a furo na cabeça de pistão pela temperatura maior do que a especificada 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
#@%&! vela de iridium dura mais que as normais vc trocou com menos de 30.000 KM ??????
Outra duvida amigo, ja comprei na GarageStore e conheço o cara da Prado. O serviço dele é recomendado ou não?
Outra duvida amigo, ja comprei na GarageStore e conheço o cara da Prado. O serviço dele é recomendado ou não?
Então,
a vela é a recomendada para o T-Jet ... porém o que me intriga é que se fosse problema de ponto, pressão, forçar o motor, etc teria acontecido com as 4 velas, concordam ? Mas só aconteceu com uma única vela ... muito sinistro. Pode ter sido falha da vela: pode, mas é algo muito raro ! outro ponto, eu não forço o motor com baixa rotação ... adoro usar o câmbio !
Quanto ao trabalho da GarageStore/Prado, nada a reclamar ... fiz o chip com eles, já comprei pneus lá (duas vezes o conjunto de Toyos Proxes T1R) ...
Segue uma foto da vela ...
https://drive.google.com/file/d/0ByJAIbFUlxQYSkczRWtrTkR0VTA/edit?usp=sharing
a vela é a recomendada para o T-Jet ... porém o que me intriga é que se fosse problema de ponto, pressão, forçar o motor, etc teria acontecido com as 4 velas, concordam ? Mas só aconteceu com uma única vela ... muito sinistro. Pode ter sido falha da vela: pode, mas é algo muito raro ! outro ponto, eu não forço o motor com baixa rotação ... adoro usar o câmbio !

Quanto ao trabalho da GarageStore/Prado, nada a reclamar ... fiz o chip com eles, já comprei pneus lá (duas vezes o conjunto de Toyos Proxes T1R) ...
Segue uma foto da vela ...
https://drive.google.com/file/d/0ByJAIbFUlxQYSkczRWtrTkR0VTA/edit?usp=sharing
- Piloto de Atari
Teria como tirar foto das outras velas ? É que essa carbonização é sinistra demais e carro com queima boa, a coloração é marrom escura e sem esse aspecto de umidade. Sem querer ser pessimista mas como está a compressão dos cilindros, notadamente nesse ? Pode ser que tenha um anel "virado" ou muito gasto... Sim, pode ser que o problema seja mesmo o material da vela e isso é fácil de testar: coloca outra no lugar e veja o que acontece, mas mesmo assim, seria interessante verificar a compressão dos pistões

- Moderador
Segue uma foto da vela normal ...
https://drive.google.com/file/d/0ByJAIbFUlxQYdGRZcGVKYTA3SW8/edit?usp=sharing
A vela que estava derretida estava com essa cor porque estava com excesso de combustível não queimado ... o carro não baixa óleo, e não há nenhum resíduo de óleo no escarpamento ou qualquer fumaça mais escura ...
Eu coloquei 4 velas novas, daqui há três semanas vou voltar no mecânico e inspecionar novamente as velas e o interior do cilindro (vou viajar na próxima semana e vou trazer uma câmera flexível que permite visualizar o interior dos cilindros sem desmontar).
Vamos ver ...
https://drive.google.com/file/d/0ByJAIbFUlxQYdGRZcGVKYTA3SW8/edit?usp=sharing
A vela que estava derretida estava com essa cor porque estava com excesso de combustível não queimado ... o carro não baixa óleo, e não há nenhum resíduo de óleo no escarpamento ou qualquer fumaça mais escura ...
Eu coloquei 4 velas novas, daqui há três semanas vou voltar no mecânico e inspecionar novamente as velas e o interior do cilindro (vou viajar na próxima semana e vou trazer uma câmera flexível que permite visualizar o interior dos cilindros sem desmontar).
Vamos ver ...

- Piloto de Atari
Essa outra foto é como a vela deveria estar mesmo e sim, a cor escura foi devido a carbonização e queima inadequada. Boa sorte na viagem embora particularmente eu faria uma inspeção antes de cair na estrada para ter certeza de que o problema está mesmo na vela e não, na câmara / pistão.

- Moderador
shadowcps escreveu:Essa outra foto é como a vela deveria estar mesmo e sim, a cor escura foi devido a carbonização e queima inadequada. Boa sorte na viagem embora particularmente eu faria uma inspeção antes de cair na estrada para ter certeza de que o problema está mesmo na vela e não, na câmara / pistão.
Vallew ! Mas eu não vou viajar de carro ... ele vai ficar guardado ...

- Piloto de Atari
Acho que não tem nada relacionado com a reprogramação, pois rodou todo esse tempo e só foi dar "pepino" agora, logos depois que havia trocado as velas(o que foi desnecessário já que essas velas são pra em média 100mil km).
Posto você costuma abastecer sempre no mesmo? Quem sabe essa podium era "fanta" e aí já viu kkkkk
A reprogramação do meu também é da prados, está há uns 4 meses já e até agora sem problemas, e só abasteço com podium também.
Posto você costuma abastecer sempre no mesmo? Quem sabe essa podium era "fanta" e aí já viu kkkkk
A reprogramação do meu também é da prados, está há uns 4 meses já e até agora sem problemas, e só abasteço com podium também.