Filtro de ar esportivo para motor e-torq

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Filtro de ar esportivo para motor e-torq

por viinicius » Sex Fev 18, 2011 12:13 pm

Bom pessoal, vim aqui para postar algumas fotos do filtro de ar esportivo instalado.
Primeira coisa que eu esqueci de analisar quando fui comprar o kit para instalação, foi: AONDE ERA A ENTRADA.. Logo depois que comprei descobri que tinha feito a escolha errada.
Pois o circuito começa do lado DIREITO do carro (olhando para a frente dele)

Então resolvi busca algum mangote que se encaixasse nele.
E consegui fazer um caminho legal por baixo do motor, e o mais importante.. consegui manter a capa em cima do motor.
Foi um *%$#! trampo apertar essas abraçadeiras, não tem muito espaço para mexer o braço.

Segue algumas fotos.

Imagem
Esse mangóte é o original, eu só mudei um pouco o angulo para encaixar o outro que eu comprei.

Imagem
Esse foi o resultado.
OBS: é recomendavel colocar um filtro para o respiro de oleo também.
Custou R$ 20.. se você deixar ele solto, ele fica dando uns estouros sinistros.
EU vou tirar ele dai, pois esta sendo esmagado.. vou comprar uma mangueira e adaptar ele néla.

Imagem
Imagem
Imagem

Espero ter ajudado.
E se alguém tiver alguma sugestão para melhorar ou alguma outra idéia, MANDA BALA AQUI NO TÓPICO.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Filtro de Ar Esportivo para Essence 1.6 16v

por pedrinho-martines » Sex Fev 18, 2011 3:46 pm

Ficou legal ein!!!

E o comportamento, consumo ? Achou q mudo alguma coisa?

Parabéns, é isso ai, metendo a mão na massa e ir fazendo!!
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por viinicius » Sex Fev 18, 2011 4:02 pm

pedrinho-martines escreveu:Ficou legal ein!!!

E o comportamento, consumo ? Achou q mudo alguma coisa?

Parabéns, é isso ai, metendo a mão na massa e ir fazendo!!

Agora parece que o motor enxe mais rapido.. mais acho que é por causa do barulho, não tem como provar.

O filtro não muda o consumo..o que muda o consumo é você pisar fundo pra escutar o ronco toda hora.
AHAHAHAHAHAHAH
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por moisesvalbuza » Sex Fev 18, 2011 4:16 pm

o motor e-torq é tao silencioso.. dá até dó fazer isso no carro.. to adorando o silencio ele!! heheheh
mas vai do gosto de cada um..
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por ~Jeffer~ » Dom Fev 20, 2011 3:56 pm

Fala ai Viinicius
blz???

Cara mto bom o topico ... show de bola msm ... PARABENS !!!!

Ja faz um tempo que eu to querendo fazer isso ... ate postei um topico vendo se alguem tinha feito alguma coisa parecida no 1.6 mas acho que vc foi o primeiro ...
Queria saber ... onde vc comprou a mangueira que leva o filtro pro outro lado do carro ??? de que carro ou especificacao ?

O melhor que vc nem precisou tirar a caixa de ar ... pois pelo o que eu tava vendo deve dar um trampinho ...
Ow ... ja que vc tah usando a mangueira original que vai na TBI ... nao rola vc colocar o retorno do oleo do motor direto na mangueira como eh original ao inves de usar o filtrinho?

[]'s
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Dom Fev 20, 2011 4:25 pm

viniciius, analisando as fotos e mesmo não sendo a minha "praia" , esse filtro nessa posição, está captando ar quente (aquecido pelo proprio motor) e o certo seria ele pegar o ar frio. Por isso a tomada de ar original fica atras da grade do capô. Acho que o resultado seria melhor se voce conseguisse essa posição mais favorável.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por viinicius » Seg Fev 21, 2011 1:16 pm

~Jeffer~ escreveu:Fala ai Viinicius
blz???

Ja faz um tempo que eu to querendo fazer isso ... ate postei um topico vendo se alguem tinha feito alguma coisa parecida no 1.6 mas acho que vc foi o primeiro ...
Queria saber ... onde vc comprou a mangueira que leva o filtro pro outro lado do carro ??? de que carro ou especificacao ?

O melhor que vc nem precisou tirar a caixa de ar ... pois pelo o que eu tava vendo deve dar um trampinho ...
Ow ... ja que vc tah usando a mangueira original que vai na TBI ... nao rola vc colocar o retorno do oleo do motor direto na mangueira como eh original ao inves de usar o filtrinho?

[]'s

Eu comprei esse mangóte em loja que vende filtro esportivos etc.. mais em qualquer loja de auto peças deve ter essa mangueira, não sei se IGUAL, mas deve ter parecida.. eu encontrei ela na sorte.. só tive que virar o mangóte original um pouco para baixo, ai encaixar esse que eu comprei..

E eu não usei a mangueirinha original porque ficou distante, tem que adaptar uma com maior comprimento.. eu mudei de angulo aquele mangóte que entra essa mangueira do oleo.. mais pode ser feito desse jeito que você ta falando também.

shadowcps escreveu:viniciius, analisando as fotos e mesmo não sendo a minha "praia" , esse filtro nessa posição, está captando ar quente (aquecido pelo proprio motor) e o certo seria ele pegar o ar frio. Por isso a tomada de ar original fica atras da grade do capô. Acho que o resultado seria melhor se voce conseguisse essa posição mais favorável.

A minha principal preocupação era deixar a tampa original para proteger o motor E deixar o filtro longe de lugares que possa entrar água.. e quando o ar entra pelo filtro original da fiat, ele da umas voltas sinistras ali dentro da caixa, mesmo se entrasse aguá, iria parar ali pelo meio do labirinto e não tem chance se entrar no motor.. e com esse filtro esportivo, se entrar agua vai direto pro motor!
Você mesmo pode abrir o seu e checar como é.. é quase impossível de entrar agua no filtro ori
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por ~Jeffer~ » Seg Fev 21, 2011 4:53 pm

viinicius escreveu:
blz???

[]'s

Eu comprei esse mangóte em loja que vende filtro esportivos etc.. mais em qualquer loja de auto peças deve ter essa mangueira, não sei se IGUAL, mas deve ter parecida.. eu encontrei ela na sorte.. só tive que virar o mangóte original um pouco para baixo, ai encaixar esse que eu comprei..

E eu não usei a mangueirinha original porque ficou distante, tem que adaptar uma com maior comprimento.. eu mudei de angulo aquele mangóte que entra essa mangueira do oleo.. mais pode ser feito desse jeito que você ta falando também.

Fala ai Viniicius ...

Cara eu perdi mo tempo pra tentar tirar a caixa do filtro de ar ... mas tah punk demais ... depois que vc tira o filtro tem mais 3 parafusos do tipo allen que nao tem espaço pra tirar pq a tampa da frente parece ser colada ... dai tah dificil de tirar sem danificar essa tampa de plastico .... Alguem tem alguma ideia?

Bom acho que no fim se nao conseguir tirar a tampa vou fazer que nem vc, deslocar a mangueira original ...

Vc comprou onde esse mangote ??? Foi em sampa neh??

[]'s
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por viinicius » Seg Fev 21, 2011 5:21 pm

~Jeffer~ escreveu:
viinicius escreveu:
blz???

[]'s

Fala ai Viniicius ...

Cara eu perdi mo tempo pra tentar tirar a caixa do filtro de ar ... mas tah punk demais ... depois que vc tira o filtro tem mais 3 parafusos do tipo allen que nao tem espaço pra tirar pq a tampa da frente parece ser colada ... dai tah dificil de tirar sem danificar essa tampa de plastico .... Alguem tem alguma ideia?

Bom acho que no fim se nao conseguir tirar a tampa vou fazer que nem vc, deslocar a mangueira original ...

[]'s

Se o seu for o eTorq 1.6 é so puxar a tampa bem forte que ela sai.. ela tem 3 plug and play em baixo.. puxa primeiro a parte de cima e depois a de baixo.. mais não esquece de tirar uma mangueira do lado esquerdo que fica preso a caixa e os mangótes.. Mas não usei chave allen não cara.

Tem alguma coisa de errado ai.

Eu comprei esse mongote aqui em São Bernardo.. chama CrossFire o nome da loja.. não tem site nem nada, mas tem bastante coisas la na loja.. e a recepcionista sensacional.. (:
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por ~Jeffer~ » Seg Fev 21, 2011 6:47 pm

viinicius escreveu:
~Jeffer~ escreveu:
viinicius escreveu:
blz???

[]'s

Fala ai Viniicius ...

[]'s

Se o seu for o eTorq 1.6 é so puxar a tampa bem forte que ela sai.. ela tem 3 plug and play em baixo.. puxa primeiro a parte de cima e depois a de baixo.. mais não esquece de tirar uma mangueira do lado esquerdo que fica preso a caixa e os mangótes.. Mas não usei chave allen não cara.

Tem alguma coisa de errado ai.

Eu comprei esse mongote aqui em São Bernardo.. chama CrossFire o nome da loja.. não tem site nem nada, mas tem bastante coisas la na loja.. e a recepcionista sensacional.. (:

Fala ai Viniicius ..

Caa entao ... o meu tb eh etorq ... eu tirei umas fotos pra ficar mais facil de visualizar o que eu to falando ...

Essa eh a caixa olhando de cima ... essa parte que esta marcada em vermelho eh a tampa que pra mim parece estar colada ... la dentro tem 2 parafusos allen que eu falei ...
Imagem

essa foto eh por dentro ... nao da pra ver o parafuso ... mas ele esta ali onde esta marcado em vermelho ... pode confiar a chave allen entra mas eh ruim de desparafusar ...
Imagem

Ai esta o parafuso mais facil de tirar ... hehehe ele eh allen e fica no meio da tampa
Imagem

essa foto eh do parafuso do meio (foto de cima) tirada por baixo onde é fixado ... e os outros 2 que eu falei estao fixos no do coletor de admissao ...
Imagem

dai fica a pergunta ... eu tenho medo de puxar como vc falou e chegar a quebrar alguma coisa ... principalmente, pois pelo o que eu vi tem outros 2 parafusos presos no coletor de admissao que tb eh de plastico ... imagina se eu puxar com força e quebrar ou trincar o coletor de admissao ... dai eh punk ... hehehe

vlw pela ajuda...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo