Agumas duvidas

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Agumas duvidas

por mkk » Sáb Nov 22, 2008 10:00 pm

Dar a partida com a embreagem acionada
Apesar de não haver recomendações oficiais dos fabricantes, é benéfico ligar o carro pisando na embreagem, pois alivia-se a carga no volante do motor. Além de não forçar o sistema de transmissão, o motorista não corre o risco de dar a partida com o carro engatado.

Pedal do freio x pedal da embreagem
Muitos motoristas têm dúvida sobre em qual pedal se deve pisar primeiro quando for fazer uma redução. A lenda diz que sempre é preciso pisar primeiro na embreagem, mas essa afirmação é falsa. Ao pisar na embreagem, o motor fica desengrenado – mesmo que uma marcha esteja engatada. Isso pode dificultar o controle do automóvel. O correto é pisar primeiro no freio e quando o carro estiver em velocidade mais reduzida, na embreagem.

Transpor valetas e lombadas
Um dos mitos mais comuns diz que superar valetas e lombadas com o carro na diagonal é melhor. Apesar de a suspensão do automóvel estar preparada para esse tipo de procedimento, o correto é deixar o carro reto, pois o motorista irá causar menos torção no monobloco e os amortecedores trabalharão com a mesma intensidade, sendo menos sobrecarregados.

Quando o freio a disco assobia o que quer dizer?
Quando o freio de um automóvel faz barulho é preciso checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma das hipóteses é o desgaste excessivo do material de atrito (lonas e pastilhas), basta substituí-lo. Mas o assobio pode ter uma série de outras explicações, as mais comuns são: sujeira acumulada em um dia chuvoso ou ainda o tipo de material empregado na fabricação das pastilhas. É importante lembrar de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5 mil quilômetros.

Andar com o carro com o nivel de combustivel baixo no tanque tem risco maior de queimar a bomba de gasolina?
Apenas andar com o nível baixo não, deixar faltar combustível sim. Andar com o carro na reserva pode ocasionar entupimentos nos bicos injetores, pois conforme o ano do veículo também tende a acumular resíduos na parte de baixo do tanque, principalmente pelo uso de combustível de má qualidade, por isso é bom manter o filtro em dia. Em alguns modelos fica junto a bomba.

Um motor que roda com óleo mineral pode ser substituido por óleo sintético?
Pode sim, desde que seja feito o esgotamento total do óleo anterior. Vale lembrar que é uma prática comum, mas totalmente equivocada, aproveitar o filtro de óleo e substituí-lo a cada duas trocas. Mesmo substituindo o óleo pelo mesmo modelo, mesma marca e especificação, o filtro sempre deve ser trocado. Se for alterar o óleo de mineral para sintético, trocar o filtro é primordial.

É verdade que carro com injeção eletrônica não é aconselhável por para pegar “no tranco”, empurrando o veículo?
É verdade, essa prática não é aconselhada para nenhum carro. Algumas vezes pode não acontecer nada, mas a correia dentada, a cremalheira e outros itens (principalmente da transmissão) podem sofrer danos, já que eles é que receberão essa “pancada” não planejada.

Deixar um carro com injeção eletrônica na “banguela’ (no ponto morto, descendo uma ladeira sem acelerar o motor) economiza mais combustível?
Não economiza, aliás, essa prática não indicada para nenhum carro, seja com injeção ou não. No caso especifico dos carros equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante (cut off), o que economiza mais. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima em conseqüência do envio de combustível, o que vai gastar mais combustível em relação à condição anterior.

O que economiza mais, manter o carro com o tanque cheio ou pela metade?
Essa é uma polêmica de muito tempo. Uns alegam que, com o tanque pela metade, o peso diminui, outros dizem que, com o tanque cheio, a evaporação é menor. O certo mesmo é que tanto faz. Como a evaporação se processa pela área e não pelo volume, ela será a mesma com tanque cheio ou pela metade. Já o peso também não faz muita diferença, pois será algo em torno de 20 a 30 quilos, o que certamente não vai interferir em um carro projetado para carregar entre 400 e 600 quilos.

Tem algum problema ligar o carro antes da bomba de injeção funcionar com aquele barulhinho
Não há nenhum problema. Trata-se apenas de um mecanismo de proteção. Esse barulho ocorre porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento. Quando desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema.

O que é centralina?
Centralina ou central eletrônica é o componente principal dos veículos equipados com ignição e ou injeção eletrônicas. Essa peça, uma espécie de caixa, é um processador de dados que gerencia o funcionamento do motor. Suas ações são tomadas com base nas informações enviadas pelos sensores espalhados no motor.

Como funciona um carro que tem a multiplexagem?
Essa tecnologia, multiplex ou multiplexado, como os fabricantes chamam o sistema, é responsável por interligar as principais funções do carro. Nesse tipo de carro o sistema elétrico conta com várias centralinas, ou centrais eletrônicas. Cada uma é responsável por uma determinada área e um carro com essa tecnologia faz todas elas trabalharem em conjunto. Assim é possível as funções de farol com acendimento automático, acelerador eletrônico, entre outros.

A centralina tem um chip de computador?
Sim. Esse chip é onde a centralina armazena as informações sobre o funcionamento do motor, de acordo com os dados previamente estabelecidos pelo fabricante.

Fonte G1
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Re: Agumas duvidas

por skod » Ter Nov 25, 2008 3:04 pm

Bom post,

Tirou várias dúvidas!
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Re: Agumas duvidas

por BART » Dom Dez 14, 2008 6:13 pm

Outra dica: Evitem ao máximo passar em lombadas ou valas freiando o carro, pois pode vir a empenar os discos!!!
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Re: Agumas duvidas

por mafalci » Ter Dez 16, 2008 9:59 am

Ao ligar o carro pela manha, verifico um barulho de algo solto no fundo do carro e após nada mais acontece; outro barulho de um grilinho que vem do motor que surge em subidas de ruas. :mrgreen:
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