Alteração no eixo virabrequim motor T-JET
1 mensagem
|Página 1 de 1
Alteração no eixo virabrequim motor T-JET
Olá meu caros, estou com uma situação um pouco complexa e específica pra resolver, procurei solução aqui mas não encontrei, vou resumir abaixo:
Em agosto de 2017 comprei um T-Jet seminovo, ano 2013, com aproximadamente 55.000 km rodados. O carro estava muito bem cuidado e todo original. Fiz uma vistoria padrão de todas as peças e tirando pequenos detalhes de funilaria não havia nada que comprometia.
Perguntei ao dono quando havia sido feita a ultima revisão e ele me disse quando foi feita e em qual oficina foi. Perguntei sobre a troca da correia e ele me disse que havia feito. Pois bem, levei o carro para Manaus e nunca tive problemas com ele, fiz a revisão de 60.000 e continuei rodando com o carro sem problemas. Então quis dar uma incrementada e coloquei dois acessórios no motor, um filtro esportivo da Race Chrome e um downpipe em inox.
O carro ficou bem legal, o filtro deixava com um barulho bem característico da turbina. Porém alguns meses após isso, enquanto eu transitava normalmente com o carro, a correia dentada arrebentou. Parei de imediato e guinchei o carro. Levei o carro até uma concessionária da FIAT em Manaus, mas devido ao péssimo atendimento e à demora na entrega das peças que eu havia comprado resolvi tirar o carro de lá, com o motor aberto mesmo, a FIAT entretanto chegou a retificar o cabeçote. Levei para uma outra oficina, onde fizeram a substituição das válvulas, colocação da correia nova e remontagem do motor. O carro parecia ok mas ainda não me agradava.
Trouxe ele para Juiz de Fora e aqui descobri que o motor ainda estava fora do ponto. Levei em uma oficina e lá arrumaram isso. Porém ainda não estava legal, o motor fazia um barulho estranho e parecia estar queimando um pouco de óleo. Levei na FIAT aqui porque desconfiei ser problema no cabeçote e queria um relatório apontando isso para que eu pudesse cobrar na justiça da concessionária de Manaus. Porém ao abrirem o motor aqui notaram que havia desgastes nas bronzinas. O Chefe da oficina me disse que em casos de arrebentamento de correia é mandatório que o motor seja retificado. Pois bem, farei a retífica, porém uma informação que ele me deu lá eu estou com dúvida: Ele disse que nesses casos uma pequena abertura que existe na ponta virabrequim se abre e que é necessário trocar.
Disse que eu outro caso de arrebentamento de correia em t-jet, após refazerem o motor sem trocar o virabrequim, em pouco tempo depois a correia arrebentou novamente. Pois bem, eu já gastei R$3.600,00 na FIAT em Manaus pelas peças e pelo serviço no cabeçote, gastei quase outros R$ 3.000,00 na outra oficina de Manaus para montar o motor, gastei cerca de R$ 800,00 aqui em Juiz de fora para colocar o motor no ponto e agora já foram mais de R$ 6.000,00 na FIAT de Juiz de Fora só com algumas peças e a mão-de-obra deles. Eu não vou comprar peças para retífica com eles, mas só para ter noção o virabrequim saindo pela concessionária está em R$ 6.830,54. Eu estava anunciando esse carro, mas queria que ele estivesse perfeito para venda, até cheguei a cogitar vender bem mais barato do jeito que está mas vi que não compensa também, vou levar numa oficina que faça o serviço e depois anunciá-lo novamente.
A minha dívida é se alguém já passou por caso semelhante ou conhece algo do tipo, se preciso realmente trocar o virabrequim, por fora vi que sai em torno de R$1200,00, mas já tive tanto gasto que quero me restringir somente ao necessário.
Desde já agradeço.
Em agosto de 2017 comprei um T-Jet seminovo, ano 2013, com aproximadamente 55.000 km rodados. O carro estava muito bem cuidado e todo original. Fiz uma vistoria padrão de todas as peças e tirando pequenos detalhes de funilaria não havia nada que comprometia.
Perguntei ao dono quando havia sido feita a ultima revisão e ele me disse quando foi feita e em qual oficina foi. Perguntei sobre a troca da correia e ele me disse que havia feito. Pois bem, levei o carro para Manaus e nunca tive problemas com ele, fiz a revisão de 60.000 e continuei rodando com o carro sem problemas. Então quis dar uma incrementada e coloquei dois acessórios no motor, um filtro esportivo da Race Chrome e um downpipe em inox.
O carro ficou bem legal, o filtro deixava com um barulho bem característico da turbina. Porém alguns meses após isso, enquanto eu transitava normalmente com o carro, a correia dentada arrebentou. Parei de imediato e guinchei o carro. Levei o carro até uma concessionária da FIAT em Manaus, mas devido ao péssimo atendimento e à demora na entrega das peças que eu havia comprado resolvi tirar o carro de lá, com o motor aberto mesmo, a FIAT entretanto chegou a retificar o cabeçote. Levei para uma outra oficina, onde fizeram a substituição das válvulas, colocação da correia nova e remontagem do motor. O carro parecia ok mas ainda não me agradava.
Trouxe ele para Juiz de Fora e aqui descobri que o motor ainda estava fora do ponto. Levei em uma oficina e lá arrumaram isso. Porém ainda não estava legal, o motor fazia um barulho estranho e parecia estar queimando um pouco de óleo. Levei na FIAT aqui porque desconfiei ser problema no cabeçote e queria um relatório apontando isso para que eu pudesse cobrar na justiça da concessionária de Manaus. Porém ao abrirem o motor aqui notaram que havia desgastes nas bronzinas. O Chefe da oficina me disse que em casos de arrebentamento de correia é mandatório que o motor seja retificado. Pois bem, farei a retífica, porém uma informação que ele me deu lá eu estou com dúvida: Ele disse que nesses casos uma pequena abertura que existe na ponta virabrequim se abre e que é necessário trocar.
Disse que eu outro caso de arrebentamento de correia em t-jet, após refazerem o motor sem trocar o virabrequim, em pouco tempo depois a correia arrebentou novamente. Pois bem, eu já gastei R$3.600,00 na FIAT em Manaus pelas peças e pelo serviço no cabeçote, gastei quase outros R$ 3.000,00 na outra oficina de Manaus para montar o motor, gastei cerca de R$ 800,00 aqui em Juiz de fora para colocar o motor no ponto e agora já foram mais de R$ 6.000,00 na FIAT de Juiz de Fora só com algumas peças e a mão-de-obra deles. Eu não vou comprar peças para retífica com eles, mas só para ter noção o virabrequim saindo pela concessionária está em R$ 6.830,54. Eu estava anunciando esse carro, mas queria que ele estivesse perfeito para venda, até cheguei a cogitar vender bem mais barato do jeito que está mas vi que não compensa também, vou levar numa oficina que faça o serviço e depois anunciá-lo novamente.
A minha dívida é se alguém já passou por caso semelhante ou conhece algo do tipo, se preciso realmente trocar o virabrequim, por fora vi que sai em torno de R$1200,00, mas já tive tanto gasto que quero me restringir somente ao necessário.
Desde já agradeço.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 2
- Registrado em: Dom Dez 02, 2018 12:01 pm
- Localização: Juiz de Fora
1 mensagem
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes