upgrade barra estabilizadora
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upgrade barra estabilizadora
Bom dia pessoal, tudo bem?
Gostaria de saber quais foram as experiência em upgrade da barra estabilizadora que vocês tiveram.
Estive pesquisando e a barra estabilizadora dianteira pra todos puntos são de 17mm. Na traseira somente os tjet tem (não sei quantos mm e ela é soldada ao eixo) e é muito difícil achar em ferro velho (não tem já ou só compra o eixo completo).
Começando pela barra traseira:
Olhando o eixo traseiro as molas ficam bem próximas da base onde o amortecedor é parafusado (onde iria a barra em carros normalmente). Vejam as fotos abaixo do meu carro
http://imgur.com/a/gALcP
http://imgur.com/UCR9Gdl
Medi com uma trena as extremidades e seria uma barra com 100cm de ponta a ponta. Não seria aconselhável colocar uma barra estabilizadora atravessada de ponta a ponta, pois se passar em uma superficie levantada pode levar tudo embora...hehehe (como tem uma barra estabilizadora gringa). Então medi (+ou-) a barra estabilizadora dianteira (algo entre 100cm e 102cm) e além disso o formato parece promissor, passando pela mola (talvez precise entortar um pouco mais), chegando no eixo, colocando as presilhas e buchas da barra estabilizadora. Alguém já chegou a fazer isso?
Barra estabilizadora da frente:
Estou pensando em colocar algo próximo de 20-22mm de barra estabilizadora dianteira. Um dos problemas que estou encontrando é que o Grande Punto (gringo) compartilha o chassi com o Corsa D, porém aqui no Brasil foi feito através de uma adaptação da plataforma do Palio... então não sei o que é confiável para ter como referência e por isso meio que descartei as barras gringas. Porém nessas pesquisas achei uma barra estabilizadora aftermarket no Reino Unido que servia no Astra A também (aquele antigão) e comecei a procurar por aqui, olhando as barras estabilizadora o astra/vectra/calibra 93 o formato é MUITO parecido. Vejam a comparação:
http://tinyurl.com/zh76d86
http://tinyurl.com/jml3tol
Estou tentando ver as dimensões da barra, porém com alguns pequenos (levando em uma loja de escape com a barra original) ajustes eu acho possível adaptar.
Então minha ideia final é ter uma barra estabilizadora de 20mm na frente e outra de 17mm atrás. Tenho um punto sporting etorq 1.8 2011 com molas H&R e amortecedores preparados na fênix. O carro está ótimo de curvas, porém fiz aquele track day em interlagos (2:23 uhul) e o carro é BEM dianteiro. Colocando a barra estabilizadora traseira vai fazer com que acompanhe a frente e uma mais grossa na frente vai fazer o carro apontar mais rápido (e nas transferências de peso).
Alguém tem uma informação que poderia ajudar?
Vlw galera.
Abs.,
Gostaria de saber quais foram as experiência em upgrade da barra estabilizadora que vocês tiveram.
Estive pesquisando e a barra estabilizadora dianteira pra todos puntos são de 17mm. Na traseira somente os tjet tem (não sei quantos mm e ela é soldada ao eixo) e é muito difícil achar em ferro velho (não tem já ou só compra o eixo completo).
Começando pela barra traseira:
Olhando o eixo traseiro as molas ficam bem próximas da base onde o amortecedor é parafusado (onde iria a barra em carros normalmente). Vejam as fotos abaixo do meu carro
http://imgur.com/a/gALcP
http://imgur.com/UCR9Gdl
Medi com uma trena as extremidades e seria uma barra com 100cm de ponta a ponta. Não seria aconselhável colocar uma barra estabilizadora atravessada de ponta a ponta, pois se passar em uma superficie levantada pode levar tudo embora...hehehe (como tem uma barra estabilizadora gringa). Então medi (+ou-) a barra estabilizadora dianteira (algo entre 100cm e 102cm) e além disso o formato parece promissor, passando pela mola (talvez precise entortar um pouco mais), chegando no eixo, colocando as presilhas e buchas da barra estabilizadora. Alguém já chegou a fazer isso?
Barra estabilizadora da frente:
Estou pensando em colocar algo próximo de 20-22mm de barra estabilizadora dianteira. Um dos problemas que estou encontrando é que o Grande Punto (gringo) compartilha o chassi com o Corsa D, porém aqui no Brasil foi feito através de uma adaptação da plataforma do Palio... então não sei o que é confiável para ter como referência e por isso meio que descartei as barras gringas. Porém nessas pesquisas achei uma barra estabilizadora aftermarket no Reino Unido que servia no Astra A também (aquele antigão) e comecei a procurar por aqui, olhando as barras estabilizadora o astra/vectra/calibra 93 o formato é MUITO parecido. Vejam a comparação:
http://tinyurl.com/zh76d86
http://tinyurl.com/jml3tol
Estou tentando ver as dimensões da barra, porém com alguns pequenos (levando em uma loja de escape com a barra original) ajustes eu acho possível adaptar.
Então minha ideia final é ter uma barra estabilizadora de 20mm na frente e outra de 17mm atrás. Tenho um punto sporting etorq 1.8 2011 com molas H&R e amortecedores preparados na fênix. O carro está ótimo de curvas, porém fiz aquele track day em interlagos (2:23 uhul) e o carro é BEM dianteiro. Colocando a barra estabilizadora traseira vai fazer com que acompanhe a frente e uma mais grossa na frente vai fazer o carro apontar mais rápido (e nas transferências de peso).
Alguém tem uma informação que poderia ajudar?
Vlw galera.
Abs.,
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