Filtro de ar esportivo para motor e-torq
Re: Filtro de ar esportivo para motor e-torq
bondstrike escreveu:RobertoFonseca escreveu:Olá Pessoal,
Venho aqui afim de compartilhar fotos do filtro da K&N que coloquei no meu motor E-torQ 1.8. Solução simples e fácil aproveitando o próprio duto do motor e retirando o filtro original do mesmo.
Mudou o barulho? Comprou onde?
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Belo trabalho, so uma duvida, nessa posiçao ele pega tomada de ar que vem pela frente do carro, mas em dais de chuva, acho que o mesmo pode molhar, abraços
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
cassioferraz escreveu:bondstrike escreveu:RobertoFonseca escreveu:Olá Pessoal,
Venho aqui afim de compartilhar fotos do filtro da K&N que coloquei no meu motor E-torQ 1.8. Solução simples e fácil aproveitando o próprio duto do motor e retirando o filtro original do mesmo.
Mudou o barulho? Comprou onde?
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Belo trabalho, so uma duvida, nessa posiçao ele pega tomada de ar que vem pela frente do carro, mas em dais de chuva, acho que o mesmo pode molhar, abraços
Acho que essa é uma das melhores alternativas que já vi, se colocar uma chapa de metal pra proteger acho que dá pra contornar bem a situação da chuva.
Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk 4
E o consumo? mudou? conta ae o que vc percebeu de diferença! melhor resposta ao acelerar... essas coisas! Abraços!
- Piloto de Atari
Já que o RobertoFonceca não se pronunciou, mas o filtro cônico irá perder força em baixa rpm e só ganhar em alta rpm não é isso?
Se confirmar, prefiro colocar um filtro esportivo inbox, ficaria mais limpo o visual, mantendo o original.
Abraço.
Se confirmar, prefiro colocar um filtro esportivo inbox, ficaria mais limpo o visual, mantendo o original.
Abraço.
- Piloto de Autorama
Re: Filtro de Ar Esportivo no Punto Sporting 2013
RobertoFonseca escreveu:Olá Pessoal,
Desenterrando o tópico.
A ideia é boa mas não terá o funcionamento que se espera, o ideal seria mesmo um tubo, mais longo, os gases ganham aceleração no tubo, usando a caixa original, apesar de menos restritiva vc perde esse efeito, os gases ganham aceleração no tubo, qndo se tira o pé do acelerador a borboleta fecha, como o comprimento do cano o ar que estava vindo "no embalo" gera pressão em cima do ar que ficou parado na borboleta, ao acelerar de novo a borboleta se abre retornando os gases ainda com pressão, claro para ter efeito significativo precisaria de um tubo meio grande para o cofre do motor.
Outra duvida seria, a tampa do filtro com a borralha do filtro original isolam a tampa contra poeira, ao retirar o filtro original e acoplar um universal na entrada de ar, a pequena greta que fica entre a tampa do filtro original e a caixa de ar pode ser o suficiente para puxar poeira.
Ganho de potencia nem perda deve acontecer, se der algo pode ocorrer no consumo, ele deve melhorar so mantiver a mesma tocada de sempre e evitar de subir o giro para escutar o ronco, maior duvida seria o qnto de melhoria no consumo, no meu antigo marea 2.4 obtive 0,5km/l utilizando um filtro cônico KN, mais 1km/l ao retirar o catalizador e intermediário, porem, sem catalizador o barulho estralado é chato e no caso do e-torq o gasto para tirar o catalizador não compensa os ganhos. (novo coletor)
Tenho minhas duvidas até mesmo na economia com filtro menos restritivo nesse motor, pode se notar que o filtro original dele é gigante se compararmos com outros carros, talvez pelo tempo de vida e acumulo de poeira, já que o filtro de papel deve ficar entupido de poeira antes dos filtros de algodão ou espuma.
Pra quem vai se aventurar no cônico um material barato e fácil de manusear para fazer o tubo seria as mangueiras de APA (alumínio- papel kraft - alumínio)
Já viram elas em isolamento do AC do carro ou os kits CAI, ela tem e bitolas mais largas, 2,5" e 3" que servem tanto para o duto do filtro de ar como se quiserem fazer um CAI caseiro.
http://www.pltubos.com.br/tubos-flexiveis_pl-apa.php
Aqui utilizada no meu antigo marea, ali foi usado a mangueira APA de 2,5" (média de 50R$ o metro) mangueira anti-vibração simota (40R$) e redutor de 3" para 2,5" simota. (10R$)
Sugestão "barata" claro, tubo de inox ou alumínio fica melhor, mas requer custo alto para fabricar e mão de obra que nem todo local vc vai encontrar alguém que dobre canos de 2,5" ou solde alumínio para comprar as curvas e montar vc mesmo. Essa mangueira mantem a forma, então pode se também, levar em alguém que trabalhe com fibra de vidro e revestir a mesma, vc terá o tubo no formato que quer e custara uma fração do tudo em inox.

Este tubo em inox custa 600R$
- Piloto de Atari