Sporting 1.8 Powertrain perdendo potência

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Sporting 1.8 Powertrain perdendo potência

por alepaiga » Ter Nov 15, 2011 9:50 pm

Boa noite pessoal, tudo bem?

Gostaria de começar dizendo que quase com certeza o problema do meu carro não é no Corpo de Borboleta e/ou potënciometro ok??? rsrs

Seguinte, o meu carro ele sofre de um problema de falta de potencia em algumas situaçoes, principalmente quando abastecido com gasolina e/ou com o ar ligado e/ou quando a temperatura externa está muito alta.

Eu piso no acelerador, escuto o barulho da admissao do ar, porem ele nao sai do lugar... O suficiente para eu tomar varias buzinadas, pau de carro 1.0 etc...
Depois que ele começa a andar, ele vai como se estivesse amarrado, e lá pelas tantas, de vez em quando, ele "abre", como se fosse um segundo estágio.

Porque descarto o corpo de borboleta:
1- Ele já foi trocado quando o carro era quase 0km.
2- Meu carro não falha e a rotaçao não oscila.
3- Como eu disse, se eu enfio o pé eu escuto o barulho da admissáo do ar, bem alto até, o que na teoria diz que o ar está entrando, consequentemente a borboleta esta abrindo.

Já passei o carro na máquina na concessionária e a única coisa que acusou foi que em lenta, a borboleta estava um pouco mais aberta do que deveria, o padráo é de 3.5 até 5.5, e ela estava em 5.8, mas a rotaçao fica normal, a 800 e poucos RPM.

Algumas possibilidades que eu pensei, mas queria validar com voces experts:
1- Catalisador entupido(No controlar passou tranquilo)
2- A bomba de combustivel que está no carro foi trocada, será que colocaram uma que nao tem a pressao suficiente?
3- ???????????????

Alguém já passou por isso ou tem alguma outra idéia do que pode ser??

Outros fatos:
Filtro de ar novo(usei filtro esportivo uma época e o sintoma era igual)
Velas novas
Quando a temperatura externa está menor, cerca de 20graus, ele "até" que fica bom.
Ele faz 5.0KM/l no alcool e no máximo 7.5km/l na gasolina, sempre sem ar(só ando com o teto aberto, hehe) e ando distancias muito curtas(5KM).

Bom pessoal, desculpe pelo texto longo, mas já li muita coisa por aí e nao achei nada parecido...
Agradeço muito qualquer ajuda!

Abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Sporting 1.8 Powertrain perdendo potência

por M.Baigan » Qua Nov 16, 2011 9:56 am

pode ser a bomba de gasolina ou outra coisa que agora esqueci o nome kk :?
BATTLEFIELD 3 (PS3) LACRADO NA CAIXA R$140,00
Usuário Banido
Usuário Banido

por tiagocaria » Qua Nov 16, 2011 1:01 pm

pelas distancias serem curtas o consumo está aceitavel... nao da tempo de o motor entrar em regime "normal". suas condiçoes de uso sao consideradas severas...

trocaram a bomba por que? pode ser ela sim... leve para medir a pressao de trabalho e a de pico. tem que dar 3 a 3.5 de trabalho e 7 de pico. menos que isso ta com pau.

ele ainda esta com o filtro esportivo? se vc escuta o barulho do ar é pq tem alguma entrada falsa de ar o que pode levar a perda de potencia pq a central vai tentar corrigir pela leitura da sonda lambda e ai acaba de ferrar tudo.

vc falou que ele nao falha ou coisa semelhante e que as velas sao novas... e os cabos de vela? mande verificar a resistencia dos mesmos...

Do que vc falou o que mais me preocupa é o barulho da aspiraçao... com certeza tem entrada falsa de ar enganando o sensor e causando um loop de erros com a leitura do sensor de pressao e da sonda lambda.
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por ADRIANOVG » Qua Nov 23, 2011 1:06 pm

tiagocaria escreveu:pelas distancias serem curtas o consumo está aceitavel... nao da tempo de o motor entrar em regime "normal". suas condiçoes de uso sao consideradas severas...

trocaram a bomba por que? pode ser ela sim... leve para medir a pressao de trabalho e a de pico. tem que dar 3 a 3.5 de trabalho e 7 de pico. menos que isso ta com pau.

ele ainda esta com o filtro esportivo? se vc escuta o barulho do ar é pq tem alguma entrada falsa de ar o que pode levar a perda de potencia pq a central vai tentar corrigir pela leitura da sonda lambda e ai acaba de ferrar tudo.

vc falou que ele nao falha ou coisa semelhante e que as velas sao novas... e os cabos de vela? mande verificar a resistencia dos mesmos...

Do que vc falou o que mais me preocupa é o barulho da aspiraçao... com certeza tem entrada falsa de ar enganando o sensor e causando um loop de erros com a leitura do sensor de pressao e da sonda lambda.

Caramba...que coisa estranha....

Cara, não manjo muito da parte técnica em si, mas o que o Tiago colocou é vero...com relação ao barulho da admissão de Ar.

Se vc tem o filtro esportivo, ok.... mas caso contrário...não existe razão para ter esse barulho....

Talvez alguma mangueira tenha se soltado.... e o ar está entrando sem passar pelo filtro.... improvável, mas vai saber né?

Por ser o etorq 1.8, descartaria trocar velas e cabos agora (troquei as velas do meu na revisão dos 30k km)....

Será que poderia ser algum problema inerente à sonda lambda?

Por possobilidades, analisaria:

-Bomba combustivel
-Sonda lambda
-Filtros (vai saber...)
-Gasolina zoada?

Mas seria necessário tempo para acompanhar essas checagens na CC .... e saco também ...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por alepaiga » Dom Dez 11, 2011 10:30 pm

Boa noite galera tudo bem?

Problema resolvido! (:D) (=D>)

O carro estava fora de ponto. Quando trocaram a correia dentada deixaram a engrenagem do virebrequim solta(o parafuso saiu na mão), então pela força da correia ela girava um pouco, atrasando o carro.
Ao ligar o A/C, o problema se agravava pois com o compressor engatado essa engrenagem do vira girava mais ainda...
Engrenagem trocada(comeu um pedaço dela de andar assim um tempo), correia dentada nova por precaução e o carro ficou perfeito.

Agradeço a ajuda de todos e fica o aprendizado.

Abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Junior Luchi » Qui Dez 15, 2011 6:38 pm

Loucura hein!!! Que bom que resolveu
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola