partida do motor (manual x usuarios)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

partida do motor (manual x usuarios)

por rappers » Qui Set 09, 2010 8:59 pm

ao ler alguns topicos (fora e dentro do forum) .. percebi que alguns pessoas falam e outras nao falam que é bom ligar o carro com o pé na embreagem...

por exemplo..
Imagem

a respeito da posição da fábrica, quando li no manual eles recomendam, alias não, ensinam como dar partida no motor..

Imagem

(1) só queria saber se todos concordam com isso...

(2) a respeito do motor quente, o que o manual diz ( de deixar a chave ligaga na bateria uns segundos) pra depois ligar o carro, isso melhor o motor???

essas duas operações fazem com que o desgaste do motor seja menor, proporcionando uma vida melhor???

abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: partida do motor (manual x usuarios)

por ferreirafp » Qui Set 09, 2010 10:03 pm

Sinceramente,

até hoje nunca vi ninguém se queixar que o motor, embreagem, caixa estragaram por não pisar na embreagem no momento de ligar. Acho que tem muitos outros pontos críticos de controle que podem danificar o motor e/ou auxiliares no momento da partida do que isso (ex. nível do óleo).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por carlos.morceli » Qui Set 09, 2010 11:14 pm

Eu sempre fiz e faz muito sentido pisar na embreagem, para aliviar o "peso" no motor. Eu acho q deve sim polpar o motor de arranque.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Ferranda » Qui Set 09, 2010 11:21 pm

Ao pisar na embreagem, vce desacopla a caixa de cambio, com isso fica mais leve do motor de arranque dar a partida, forçando menos todo o sistema eletrico do carro. :roll:
Quanto a deixar a chave em mar, é somente para a bomba de combustivel pressurizar o sistema antes da partida, fazendo que o leque de combustivel seja pleno já na primeira abertura do bico injetor, evitando-se com isso que o carro afogue (gotejamento do bico por baixa pressão) e que o combustivel fique parado no coletor.

Eh isso.
Espero ter ajudado

Abraços
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ziguratt » Sex Set 10, 2010 10:46 pm

Com o tempo, adquiri o seguinte hábito: coloco a chave em MAR e nesses 3 ou 4 segundos que o sistema faz a verificação ou preparação mencionada pelo Ferranda, eu coloco o cinto e blz. E sempre piso na embreagem pra ligar o carro. Pisar na embreagem realmente parece benéfico pro motor. E evita surpresas!

Tem uma explicação aqui nesse link que pode complementar o que já foi dito: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/partida.htm

Abraços!
Imagem
Meus Fiat´s:
(2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola