Falha no sistema de injeção do combustivel
Re: Falha no sistema de injeção do combustivel
Eu sempre ouvi dizer que o álcool mantém o motor limpo por ser um combustível mais puro, ao contrário da gasolina. Tem certeza que essa informação procede? Sempre usei álcool em meus carros e nunca precisei fazer limpeza de bico, etc.
- Piloto de Testes da FIAT
mdk escreveu:carlansil escreveu:mdk escreveu:Amigo isso parece um problema comun nos puntos :/ ja passei por isso tambem, é problema no corpo de borboleta, se tiver garantia leve na concessionaria. Bote um poco mais de gasolina aditivada, bota uns 20 reais da shell v power ou a Podium da br, e anda so com ela no tanque durante 15 mim, ve se vai melhora ?.
Que parece ser problema do potenciometro,parece(corpo da borboleta),nao entendi poque aconselhou experiementar outras gasolinas!Elas irao fazer milagre?Sinceramente nao entendi.Se o carro apresentou problema deve-se sanar o problema nenhum combustivel pode dar problema,a nao ser adulterado logico.
Olá amigo, aconselhei isso pq a gasolina aditivada ela limpa as injeçoes do carro. Pq so abastecer com alcool geralmente da nisso, os bicos ficam sujos o corpo de borboleta tambem. E tambem pq o mecanico da fiat me aconselhou quando estiver acontcendo alguns engasgos fazer isso.
Aconselho a levar logo na concessionaria.
AndreBsB escreveu:Eu sempre ouvi dizer que o álcool mantém o motor limpo por ser um combustível mais puro, ao contrário da gasolina. Tem certeza que essa informação procede? Sempre usei álcool em meus carros e nunca precisei fazer limpeza de bico, etc.
O alcool realmente mantém as linhas de combustível e bicos limpos... essa história de "limpeza de bicos" é conversa fiada, podem acreditar... O proprio bico injetor possui uma tela para proteger ele de sujeiras, caso elas consigam chegar até eles...
Apenas para ilustrar: como se limpa vidro? Fogão sujo com gordura? Com álcool! hehehe... Quem lê acha que sei cuidar da minha casa hehehe...
Mas é isso mesmo: o álcool é detergente de gorduras e sujeiras, e assim mantém as linhas de combustível limpas, e consequentemente o motor internamente... Quem já viu um motor que só rodou a gasolina aberto deve ter percebido que fica uma crosta de carbono nas válvulas e na câmara de combustão... E se já viu um motor que rodou somente a alcool percebeu que isso não ocorre, no máximo ele fica manchado com uma camada branca, que não deteriora o motor... o próprio escapamento do motor a gasolina fica com uma camada de carvão por dentro, e no motor que roda só a alcool a crosta é mínima ou não existe...
E uma outra coisa: quem sempre usou gasolina comum, e derepente resolve usar gasolina aditivada (que possui detergentes para gorduras e sujeiras) pode acabar aí sim entupindo todo o sistema de combustível... a nhaca que tava colada nas linhas de combustível solta e vai parar nos filtros ou em cantos das linhas de combustível, o que pode causar engasgamentos...
E o corpo da borboleta de aceleração não fica sujo com alcool, nem com gasolina, nem com nada hehehe... a injeção de combustível é feita próximo as válvulas de admissão, bem pra frente da borboleta... isso ocorria apenas nos primeiros motores injetados monopontos, ou ainda nos do tempo do carburador...
Espero ter esclarecido...
Vlw!
Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
Esclarecimentos muito bons! "Suspeitei desde o princípio!" 

- Piloto de Testes da FIAT
RABD escreveu:O alcool realmente mantém as linhas de combustível e bicos limpos... essa história de "limpeza de bicos" é conversa fiada, podem acreditar... O proprio bico injetor possui uma tela para proteger ele de sujeiras, caso elas consigam chegar até eles...
Apenas para ilustrar: como se limpa vidro? Fogão sujo com gordura? Com álcool! hehehe... Quem lê acha que sei cuidar da minha casa hehehe...
Mas é isso mesmo: o álcool é detergente de gorduras e sujeiras, e assim mantém as linhas de combustível limpas, e consequentemente o motor internamente... Quem já viu um motor que só rodou a gasolina aberto deve ter percebido que fica uma crosta de carbono nas válvulas e na câmara de combustão... E se já viu um motor que rodou somente a alcool percebeu que isso não ocorre, no máximo ele fica manchado com uma camada branca, que não deteriora o motor... o próprio escapamento do motor a gasolina fica com uma camada de carvão por dentro, e no motor que roda só a alcool a crosta é mínima ou não existe...
E uma outra coisa: quem sempre usou gasolina comum, e derepente resolve usar gasolina aditivada (que possui detergentes para gorduras e sujeiras) pode acabar aí sim entupindo todo o sistema de combustível... a nhaca que tava colada nas linhas de combustível solta e vai parar nos filtros ou em cantos das linhas de combustível, o que pode causar engasgamentos...
E o corpo da borboleta de aceleração não fica sujo com alcool, nem com gasolina, nem com nada hehehe... a injeção de combustível é feita próximo as válvulas de admissão, bem pra frente da borboleta... isso ocorria apenas nos primeiros motores injetados monopontos, ou ainda nos do tempo do carburador...
Espero ter esclarecido...
Vlw!
Ótimo esclarecimento RABD, o álcool realmente é isso que ocorre e não adianta STP, Bardahl e outros da vida que não resolve nada, frentista quando insiste vender essa jabiraca faça como Chuck Norris, ROUNDHOUSE KICK NO CARA !!!
Isso ocorreu com meu Fiesta quando uma especie de penera ficou toda a nhaca adulterada nela
O problema do álcool não é a sujeira igual a borra que a gasolina cria... eu concordo com isso... Gasolina suja mais pois cria borra...
O problema de só abastecer com álcool é a "gosma"/"goma"/"gel" (como quiser chamar) que ela forma e para limpar essa "gosma" somente com gasolina ou aditivo.
Essa gosma não forma da noite para dia... mas em uso constante do álcool ela é muito fácil de ocorrer. Por isso a cada X tanques de álcool, eu coloco 1/2 tanque de gasolina, para evitar este tipo de problema...
O problema de só abastecer com álcool é a "gosma"/"goma"/"gel" (como quiser chamar) que ela forma e para limpar essa "gosma" somente com gasolina ou aditivo.
Essa gosma não forma da noite para dia... mas em uso constante do álcool ela é muito fácil de ocorrer. Por isso a cada X tanques de álcool, eu coloco 1/2 tanque de gasolina, para evitar este tipo de problema...
- Administrador
Nestes motores flex, ou mesmo os um pouco mais antigos que já são preparados para trabalhar com o alcool, essa "gosma" não forma (ou não deveria) mais... A "gosma" que se formava antigamente é uma reação do alcool com alguns metais que havia na construção dos tanques de combustível ou nas linhas de combustível, como o Cobre... uma reação (não sou químico pra explicar exatamente a reação) era catalisada pelo Cobre no alcool, e acabava formando essa borra...
E mesmo que forme a borra, existe o filtro de combustível logo na saída do tanque de combustível para segurar ela...
Mas não há problema nenhum em colocar um pouco de gasolina volta e meia... não ajuda, mas não atrapalha tb hehehe
Valeu!
E mesmo que forme a borra, existe o filtro de combustível logo na saída do tanque de combustível para segurar ela...
Mas não há problema nenhum em colocar um pouco de gasolina volta e meia... não ajuda, mas não atrapalha tb hehehe
Valeu!
Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
ja vi uma foto dessa gosma nos bicos e tbi.... eca viu... parece que vai ter um infarto! gasta uns 80 conto de limpeza a cada 15 20 mil km.. acho que nao mto ne!?
- Piloto de Atari
E aí pessoal, blz!!
Não pude deixar de responder esse tópico. Tenho o 1.8 e tive esse problema que me encomodou um pouco. Achei que era o bico sujo, mas quando levei na assistência eles disseram na hora que era o corpo de borboleta. Tinham até um comunicado da FIAT falando de uma série de modelos mas todos com o motor 1.8. Troquei em janeiro/2009 o corpo e resolveu. Mas em junho começou novamente e constataram que era o potenciômetro da sistema de injeção. Foi trocado em agosto e até agora tudo normal. Espero não ter mais problemas pq já acabou a garantia mês passado. Abs e espero ter ajudado.
Não pude deixar de responder esse tópico. Tenho o 1.8 e tive esse problema que me encomodou um pouco. Achei que era o bico sujo, mas quando levei na assistência eles disseram na hora que era o corpo de borboleta. Tinham até um comunicado da FIAT falando de uma série de modelos mas todos com o motor 1.8. Troquei em janeiro/2009 o corpo e resolveu. Mas em junho começou novamente e constataram que era o potenciômetro da sistema de injeção. Foi trocado em agosto e até agora tudo normal. Espero não ter mais problemas pq já acabou a garantia mês passado. Abs e espero ter ajudado.
- Piloto de Atari
O meu Punto não completou 3 meses e já me deixou a pé!!!
Liguei o carro pela manhã 3X seguida e ele morreu na 4ª vez funcionou, esperei esquentar por uns 3 minutos e sai, andei cerca de 500 metros e ele morreu e não pegou mais, chamei a ConFiat, o mecânico veio, mexeu em tudo oq vcs possam imaginar no motor e na caixa de fusíveis e nada, depois de duas horas tentando o carro ligou normalmente.
O combustível é de boa procedência.
Depois disso levei o carro para a revisão o mecânico da concessionária disse que o problema foi que o veiculo não estava regulado para andar somente com álcool.
Tive um corsa classic 07/08 que rodou + de 15.000 km com álcool nunca coloquei uma gota de gasolina.
Liguei o carro pela manhã 3X seguida e ele morreu na 4ª vez funcionou, esperei esquentar por uns 3 minutos e sai, andei cerca de 500 metros e ele morreu e não pegou mais, chamei a ConFiat, o mecânico veio, mexeu em tudo oq vcs possam imaginar no motor e na caixa de fusíveis e nada, depois de duas horas tentando o carro ligou normalmente.
Depois disso levei o carro para a revisão o mecânico da concessionária disse que o problema foi que o veiculo não estava regulado para andar somente com álcool.
Tive um corsa classic 07/08 que rodou + de 15.000 km com álcool nunca coloquei uma gota de gasolina.
- Piloto de Atari
slaveofrock escreveu:O meu Punto não completou 3 meses e já me deixou a pé!!!
Que piada isso q o cara da concessionária falou hein? Haha
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola