Consumo - Lápis e acelerador
Consumo - Lápis e acelerador
Economizar combustível depende de procedimentos simples, que não exigem muito do motorista e são eficientes. Alguns não se importam muito com os pneus, por exemplo, mas eles não sabem que o pneu murcho pode aumentar o consumo em até 2,5%. Leia como fazer para que os gastos com combustível não pesem tanto no orçamento.
Álcool ou gasolina?
Essa é a dúvida dos proprietários de carros flex no posto. De acordo com o engenheiro mecânico José Edison Parro, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a conta é relativamente simples: se o preço do álcool for de até 70% do da gasolina, compensa abastecer com o combustível derivado da cana. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e checar se o resultado é maior ou menor que o valor do álcool. Caso contrário, é melhor optar pelo derivado de petróleo. Tomando como exemplo os preços médios cobrados esta semana pelos postos de Belo Horizonte (de R$ 2,29 para o litro de gasolina, e de R$ 1,45 para o de álcool), multiplica-se 2,29 por 0,7 e se encontra 1,60. Nesse caso, compensa optar pelo combustível derivado da cana, vendido a R$ 1,45.
Ar-condicionado
Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.
Calibragem
Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. "Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo", exemplifica.
Alinhamento
O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.
Manutenção
Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. "Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%", alerta o presidente da AEA.
Carga inútil
Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.
Marcha econômica
Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas 'fortes', em trechos em que as mais 'leves' seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.
Não esquente
Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.
Não acelere
Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.
Fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_co ... cias.shtml
Álcool ou gasolina?
Essa é a dúvida dos proprietários de carros flex no posto. De acordo com o engenheiro mecânico José Edison Parro, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a conta é relativamente simples: se o preço do álcool for de até 70% do da gasolina, compensa abastecer com o combustível derivado da cana. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e checar se o resultado é maior ou menor que o valor do álcool. Caso contrário, é melhor optar pelo derivado de petróleo. Tomando como exemplo os preços médios cobrados esta semana pelos postos de Belo Horizonte (de R$ 2,29 para o litro de gasolina, e de R$ 1,45 para o de álcool), multiplica-se 2,29 por 0,7 e se encontra 1,60. Nesse caso, compensa optar pelo combustível derivado da cana, vendido a R$ 1,45.
Ar-condicionado
Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.
Calibragem
Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. "Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo", exemplifica.
Alinhamento
O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.
Manutenção
Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. "Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%", alerta o presidente da AEA.
Carga inútil
Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.
Marcha econômica
Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas 'fortes', em trechos em que as mais 'leves' seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.
Não esquente
Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.
Não acelere
Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.
Fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_co ... cias.shtml
Editado pela última vez por socket em Ter Mar 25, 2008 6:42 pm, em um total de 1 vez.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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Nãi sei se alguem já postou esta dica para economizar mais combustivel no punto aqui, mas vamos lá :
Esta semana, andei com meu colega de trabalho, no punto dele, e vi que o computador de bordo dele estava marcando o consumo médio de 11 KM/L, com alcool... Fiquei pasmo, pois para passar dos 8KM/l não é fácil aqui em SP... detalhe.. o carro dele estava com 1.500 KM rodados apenas.
Como o meu já está com 6.000 e minha média dificilmente passa os 8.5KM/l, perguntei para ele como ele conseguiu aquela marca, pois tanto eu como ele dirigimos no infernal transito de SP.
Ele me informou que achava que estava gastando muito e resolveu ler o manual para ver se ele achava alguma coisa sobre a melhor relação para troca de marcha ou outra dica... ele encontrou a tabela informando a melhor velocidade de troca de marcha e começou a aplicar.
Sabemos que todos nós temos vícios de direção, pois cada veículo tem uma forma de troca e aceleração diferente do outro.
Procurei no manual do proprietário do punto, e realmente na parte que fala do cambio (troca das marchas), existe uma tabela que informa as velocidades recomandadas para troca de cada marcha :
da 1a para 2a -->> 25Km/h
da 2a para 3a. -->> 40Km/h
da 3a para 4a. -->> 65km/h
da 4a. para 5a. -->> 72km/k
Comecei aplicar à partir da quarta feira e realmente está fazendo diferença, alem de conseguir atingir a velocidade desejada mais rapidamente, percebi que a média melhorou até o momento em torno de 1km/l a mais.
Façam os testes e postem os resultados...
ps... achei que o motor está respondendo muito melhor, até minha esposa que está aderindo esta dica achou que realmente fez diferença.
Um abraço.
Esta semana, andei com meu colega de trabalho, no punto dele, e vi que o computador de bordo dele estava marcando o consumo médio de 11 KM/L, com alcool... Fiquei pasmo, pois para passar dos 8KM/l não é fácil aqui em SP... detalhe.. o carro dele estava com 1.500 KM rodados apenas.
Como o meu já está com 6.000 e minha média dificilmente passa os 8.5KM/l, perguntei para ele como ele conseguiu aquela marca, pois tanto eu como ele dirigimos no infernal transito de SP.
Ele me informou que achava que estava gastando muito e resolveu ler o manual para ver se ele achava alguma coisa sobre a melhor relação para troca de marcha ou outra dica... ele encontrou a tabela informando a melhor velocidade de troca de marcha e começou a aplicar.
Sabemos que todos nós temos vícios de direção, pois cada veículo tem uma forma de troca e aceleração diferente do outro.
Procurei no manual do proprietário do punto, e realmente na parte que fala do cambio (troca das marchas), existe uma tabela que informa as velocidades recomandadas para troca de cada marcha :
da 1a para 2a -->> 25Km/h
da 2a para 3a. -->> 40Km/h
da 3a para 4a. -->> 65km/h
da 4a. para 5a. -->> 72km/k
Comecei aplicar à partir da quarta feira e realmente está fazendo diferença, alem de conseguir atingir a velocidade desejada mais rapidamente, percebi que a média melhorou até o momento em torno de 1km/l a mais.
Façam os testes e postem os resultados...
ps... achei que o motor está respondendo muito melhor, até minha esposa que está aderindo esta dica achou que realmente fez diferença.
Um abraço.
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economia de combustivel
Realmente vi essa tabela no manual e vou começar a usar. P/ quem está acostumado com motor de baixa rotaçao deve estranhar ter que "esguelar" o motor até 4000, 4500 giros p/ trocar de marcha.
Tentei fazer uma direção teoricamente economica, utilizando baixas velocidades e rotações no motor e para minha surpresa o computador de bordo acusou rídículos 6,6km/l. P/ chegar nesse valor, enchi o tanque e procurei andar no mesmo ritmo até acender a luz do combustivel. Agora enchi novamente e vou usar a tal tabela do manual.
Vamos ver no que vai dar....
Tentei fazer uma direção teoricamente economica, utilizando baixas velocidades e rotações no motor e para minha surpresa o computador de bordo acusou rídículos 6,6km/l. P/ chegar nesse valor, enchi o tanque e procurei andar no mesmo ritmo até acender a luz do combustivel. Agora enchi novamente e vou usar a tal tabela do manual.
Vamos ver no que vai dar....
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Re: Consumo - Lápis e acelerador
Parabéns ai pela colaboração.
Essa do ponto morto coma injeção eu não tinha ideia, se alguém souber detalhar seria interessante!
O meu 1.4 faz em torno de de 8.4 a 9km/l no painel, mas não sei se aquilo é confiável, ainda nao fiz a medição pelo velho método. Alguém sabe aquil é um chutometro ou se realmente da pra confiar?

Essa do ponto morto coma injeção eu não tinha ideia, se alguém souber detalhar seria interessante!
O meu 1.4 faz em torno de de 8.4 a 9km/l no painel, mas não sei se aquilo é confiável, ainda nao fiz a medição pelo velho método. Alguém sabe aquil é um chutometro ou se realmente da pra confiar?
- Piloto de Atari
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Re: Consumo - Lápis e acelerador
Eu faço acompanhamento pelo CB e no lápis, abastecendo sempre da mesma maneira, no mesmo posto.
Normalmente diferença de +- 0,3k até 0,4km/l pró-lápis.
Normalmente diferença de +- 0,3k até 0,4km/l pró-lápis.
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
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Re: Consumo - Lápis e acelerador
essa tabela é a velocidade MÁXIMA para cada marcha!! ta escrito no manual
60 em terceira o carro se esguela todo..
60 em terceira o carro se esguela todo..
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Re: Consumo - Lápis e acelerador
É eu achava que esgoelando o carro ia consumir mais, vou dar umas comparadas....
- Piloto de Atari
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