How-to Instalando Filtro de Ar esportivo no 1.4 [Editado]

Boa noite galera do PuntoClube, fiz esse topico para mostrar a forma mais simples e mais barata de colocar o filtro esportivo no 1.4,eu mesmo instalei o filtro esportivo no meu 1.4, gosto de fazer esses serviços em casa e botei a mão na massa,1º compre o filtro esportivo,somente com ele na mão vc vai poder saber tudo que vc vai usar no projeto.Os materiais podem variar de filtro pra filtro, mais a maioria tem os mesmos encaixes de magueiras 2 e 1/2'' e 3''.
Materias necessarios:
Mangueira de passagem de ar(vai da sua preferencia, eu acho otimo utilizar PVC, por aguentar o calor e ser muito mais facil de achar)
Usei um tubo de 3'', não irão te vender menos de 1m, mais se usa uns 1/2 metro.
O corpo de borboleta tem 2'', então vc vai precisar de adptador, uma luva redução 75x50mm
1 cotovelo 90º de 2''
Vc também vai precisar de mangotes de silicone(isso é utilizado para fazer as imendas, 1 do filtro pra mangueira, outra da mangeira para a luva essas em 3'', e vc também vai precisar de mangotes de 2" um para luva e cotovelo e outra do cotovelo proi corpo de borboleta.(isso em silicone não achei e deve ser bem caro eu utilizei pedaços de um sealflex,isso é uma mangueira de borracha é só cortar alguns pedaços para fazer a imenda) essa mangueira era a velha que eu estava utilizando, vc vão ver como ela é nas fotos.
Pra quem não sabe oq são os mangotes, são essas borrachas azuis.

A mangueira é quase igual a essa, só que sem esse aço por dentro, também pode ser essa é so tirar o espiral de aço.

8 abraçadeiras de 3''
isso no meu é somente temporario, vc pode montar outra configuração como achar melhor, isso so dá uma ideia de como fazer do jeito mais simples possivel, o grande problema do 1.4 é que tem que retirar a tampa do motor, aonde fica o filtro de ar original.
Para soltar a caixa tem que puchar a tampa em sua direção assim a tampa sai ela é somente encaixada.
2 parafuso de cima
2 de baixo, na verdade 1 visivel hehehe.
Depois disso é só montar a tubulação do filtro, fiz uma bem reta, mais, mais se tiver tempo, e uma loja de materiais de consutrução perto hehehe, pode fazer o CAI contornando o motor, só que usa bem mais tubos e curvas, vou fazer isso mais pra frente.
Melhor lugar pra colocar o filtro, logico que ai não pode ser um muito grande(obs,essa é uma boa mangueira para fazer os mangotes para imendar os tubos)
osoEspero ter ajudado todos aqueles que querem colocar mais estão na duvida, da pra fazer isso de boa, é muito facil, somente trabalh. varios materiais eu já tinha, como os mangueiras de borracha que são mais dificeis de achar, só vai achar em lojas de conexões ou alguma mangueira parecida em lojas que vendem equipamentos para Arcondicionado, só tive que comprar as abraçadeiras, cotovelo e a luva de PVC 75x50(essa luva não aparece, por que esta na outra tubulação que fiz com pvc). Você não gasta muito, acredito que não gastei mais de R$100,00 o filtro foi R$70,00, acho que pra comprar tudo isso de deve gastar uns R$30,00 no maximo, o mais caro vai ser o sealflex.
Antes de colocar a mão na massa, pense como vai fazer, e com o filtro na mão veja aonde ele vai se encaixar melhor, fazendo igual eu fiz reto, sem curvas,é melhor para o fluxo de ar, mais como passa por cima do motor, pode aquecer a tubulação,e ar quente não é nada legal, o melhor é fazer contornando o motor, fazendo uma saida para o lado, igual ao do 1.8, só que alongando até a grade para pegar mais ar frio.
O resuldado achei bom, com o filtro na ''cara do gol'' pega um ar frio, e com o filtro original se tem um bom lugar para a captação de ar frio.O barulho mudou pouca coisa, só se nota com o capo aberto e quando coloca o menino pra andar
, nas com esticadas o barulho é bem legal, andando normalmente nem se percebe o barulho.
Mais uma vez espero ter ajudado, qualquer duvidas,sujestões, dicas,criticas é só falar. Abraço a todos
.
DEIXANDO DE SER MANCO
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Materias necessarios:
Mangueira de passagem de ar(vai da sua preferencia, eu acho otimo utilizar PVC, por aguentar o calor e ser muito mais facil de achar)
Usei um tubo de 3'', não irão te vender menos de 1m, mais se usa uns 1/2 metro.
O corpo de borboleta tem 2'', então vc vai precisar de adptador, uma luva redução 75x50mm
1 cotovelo 90º de 2''
Vc também vai precisar de mangotes de silicone(isso é utilizado para fazer as imendas, 1 do filtro pra mangueira, outra da mangeira para a luva essas em 3'', e vc também vai precisar de mangotes de 2" um para luva e cotovelo e outra do cotovelo proi corpo de borboleta.(isso em silicone não achei e deve ser bem caro eu utilizei pedaços de um sealflex,isso é uma mangueira de borracha é só cortar alguns pedaços para fazer a imenda) essa mangueira era a velha que eu estava utilizando, vc vão ver como ela é nas fotos.
Pra quem não sabe oq são os mangotes, são essas borrachas azuis.

A mangueira é quase igual a essa, só que sem esse aço por dentro, também pode ser essa é so tirar o espiral de aço.

8 abraçadeiras de 3''
isso no meu é somente temporario, vc pode montar outra configuração como achar melhor, isso so dá uma ideia de como fazer do jeito mais simples possivel, o grande problema do 1.4 é que tem que retirar a tampa do motor, aonde fica o filtro de ar original.
Para soltar a caixa tem que puchar a tampa em sua direção assim a tampa sai ela é somente encaixada.
2 parafuso de cima

2 de baixo, na verdade 1 visivel hehehe.

Depois disso é só montar a tubulação do filtro, fiz uma bem reta, mais, mais se tiver tempo, e uma loja de materiais de consutrução perto hehehe, pode fazer o CAI contornando o motor, só que usa bem mais tubos e curvas, vou fazer isso mais pra frente.
Melhor lugar pra colocar o filtro, logico que ai não pode ser um muito grande(obs,essa é uma boa mangueira para fazer os mangotes para imendar os tubos)


osoEspero ter ajudado todos aqueles que querem colocar mais estão na duvida, da pra fazer isso de boa, é muito facil, somente trabalh. varios materiais eu já tinha, como os mangueiras de borracha que são mais dificeis de achar, só vai achar em lojas de conexões ou alguma mangueira parecida em lojas que vendem equipamentos para Arcondicionado, só tive que comprar as abraçadeiras, cotovelo e a luva de PVC 75x50(essa luva não aparece, por que esta na outra tubulação que fiz com pvc). Você não gasta muito, acredito que não gastei mais de R$100,00 o filtro foi R$70,00, acho que pra comprar tudo isso de deve gastar uns R$30,00 no maximo, o mais caro vai ser o sealflex.
Antes de colocar a mão na massa, pense como vai fazer, e com o filtro na mão veja aonde ele vai se encaixar melhor, fazendo igual eu fiz reto, sem curvas,é melhor para o fluxo de ar, mais como passa por cima do motor, pode aquecer a tubulação,e ar quente não é nada legal, o melhor é fazer contornando o motor, fazendo uma saida para o lado, igual ao do 1.8, só que alongando até a grade para pegar mais ar frio.
O resuldado achei bom, com o filtro na ''cara do gol'' pega um ar frio, e com o filtro original se tem um bom lugar para a captação de ar frio.O barulho mudou pouca coisa, só se nota com o capo aberto e quando coloca o menino pra andar

Mais uma vez espero ter ajudado, qualquer duvidas,sujestões, dicas,criticas é só falar. Abraço a todos

DEIXANDO DE SER MANCO
