Filtro de ar no 1.8

Nesse tópico vou mostar como coloquei o filtro de ar Cônico Duplo Fluxo no meu carro. A principio parecia fácil, seria só remover a caixa original e colocar o filtro novo, mas quando fiz isso percebi que o filtro novo ficaria solto, sem qualquer tipo de fixação, inclusive batendo em uma mangueira próxima dele. Ficou claro que havia a necessidade de fazer um prolongamento do tubo original e fixar essa extensão em alguma parte do carro, e de preferência que não ficasse feio.
Outra dúvida que tinha era em relação ao desempenho do filtro novo, se ficaria melhor ou pior que o filtro original, pois havia informações de que no Marea havia perda na colocação do filtro cônico. Mas como vou mostrar em fotos ficou claro que o sistema de captação de ar original estava longe de ser o ideal, vejam:
As explicações estão nas próprias fotos:
Como viram acima têm suas falhas e por isso não tive dúvida em mudar para o filtro Cônico.
Agora as peças que fiz para a colocação do novo filtro:
Aqui o suporte completo instalado e esperando o tubo que liga o filtro novo ao duto do filtro original:
A vantagem do Coxim é que ele elimina qualquer vibração que possa ocorrer.
Aqui o tubo que usei. É um tubo de borracha que suporta temperaturas de até 70º C com diâmetro externo de 3" (76,20mm) e parede de uns 3mm:
Na foto existem dois tubos, um de PVC e o outro de borracha que estou usando. O que aconteceu foi que começei usando o de borracha, mas a tinta epoxi que foi aplicada externamente não resistiu a temperatura, por isso optei pelo de borracha que agüenta tranqüilamente.
Depois é só ligar o tubo ao duto original, o filtro novo na outra extremidade do tubo e prender com uma abraçadeira plástica pelos furos do suporte novo, dando a volta no tubo. Vejam nas fotos:
Agora o carro está mais esperto, mesmo andando na boa, pq o ar é admitido na hora, sem restrições exageradas como no original, mas ainda assim filtrando o ar.
Espero que ajude a todos que querem mudar o filtro para um sistema mais eficiente, e de quebra ter um ronco diferente no carro!
Outra dúvida que tinha era em relação ao desempenho do filtro novo, se ficaria melhor ou pior que o filtro original, pois havia informações de que no Marea havia perda na colocação do filtro cônico. Mas como vou mostrar em fotos ficou claro que o sistema de captação de ar original estava longe de ser o ideal, vejam:
As explicações estão nas próprias fotos:
Como viram acima têm suas falhas e por isso não tive dúvida em mudar para o filtro Cônico.
Agora as peças que fiz para a colocação do novo filtro:
Aqui o suporte completo instalado e esperando o tubo que liga o filtro novo ao duto do filtro original:
A vantagem do Coxim é que ele elimina qualquer vibração que possa ocorrer.
Aqui o tubo que usei. É um tubo de borracha que suporta temperaturas de até 70º C com diâmetro externo de 3" (76,20mm) e parede de uns 3mm:
Na foto existem dois tubos, um de PVC e o outro de borracha que estou usando. O que aconteceu foi que começei usando o de borracha, mas a tinta epoxi que foi aplicada externamente não resistiu a temperatura, por isso optei pelo de borracha que agüenta tranqüilamente.
Depois é só ligar o tubo ao duto original, o filtro novo na outra extremidade do tubo e prender com uma abraçadeira plástica pelos furos do suporte novo, dando a volta no tubo. Vejam nas fotos:
Agora o carro está mais esperto, mesmo andando na boa, pq o ar é admitido na hora, sem restrições exageradas como no original, mas ainda assim filtrando o ar.
Espero que ajude a todos que querem mudar o filtro para um sistema mais eficiente, e de quebra ter um ronco diferente no carro!