Servicos desnecessarios

Serviços inúteis
10/09/2008 - Eduardo Hiroshi
Fonte: iCarros
A cena é comum. Você vai a uma concessionária ou a uma oficina e é obrigado a ouvir: 'Tem de fazer a limpeza dos bicos injetores, a gasolina brasileira é muito ruim e estraga o motor'. Se não é limpeza de bicos, é descarbonização do motor. 'Vai um flushing aí? Vamos higienizar o ar-condicionado? Podemos pulverizar o chassi com óleo de mamona?'. E por aí vai.
Você, inocentemente, aceita, pensando nos benefícios para o carro, e acaba deixando a conta mais salgada. Pena: você jogou dinheiro fora. Nenhum destes serviços é recomendado pelas fábricas de automóveis a título de manutenção preventiva. Podem ser, no máximo, opções para corrigir um problema já detectado. Nunca para evitar.
Esta moda da 'empurroterapia' começou com a modernização dos automóveis depois da década de 90. Pode parecer estranho, mas os carros de hoje são mais resistentes que os do passado. Duvida? Então, por que antigamente os motores precisavam de regulagem a cada 5.000 quilômetros? E por que havia empresas especializadas em produtos antiferrugem? Os motoristas mais novos não devem saber o que é condensador e platinado, nem que as bombas de combustível travavam por superaquecimento...
Os carros passaram a exigir menos manutenção – e, quando precisam, a mão de obra tem de ser, necessariamente, muito qualificada. Resultado: o número de oficinas caiu drasticamente. Sobreviveram as que se especializaram, compraram equipamentos de ponta e máquinas de diagnóstico. Mas, ainda assim, o faturamento de hoje do setor é menor que no passado.
Veio daí a idéia de oferecer uma série de serviços, sempre em nome da manutenção preventiva, para aumentar os lucros. Experimente consultar o manual do proprietário e veja quais destes serviços é recomendado pela fábrica (que, ressalte-se, é parte interessada em fazer com que o carro dure mais, para evitar prejuízos à sua imagem no mercado).
Os bicos injetores são autolimpantes; a descarbonização exige a desmontagem do motor para ser bem feita; o flushing, nome pomposo da remoção da borra no cárter, pode causar desgaste prematuro de algumas peças se for malfeito; e nenhum carro de passeio atual (com exceção da Chevrolet Blazer) exige lubrificação de chassi ou de carroceria.
Da próxima vez que você for a uma oficina, não se deixe enganar pelas falsas promessas. Parece discurso de candidato, mas quem sai ganhando é você.
10/09/2008 - Eduardo Hiroshi
Fonte: iCarros
A cena é comum. Você vai a uma concessionária ou a uma oficina e é obrigado a ouvir: 'Tem de fazer a limpeza dos bicos injetores, a gasolina brasileira é muito ruim e estraga o motor'. Se não é limpeza de bicos, é descarbonização do motor. 'Vai um flushing aí? Vamos higienizar o ar-condicionado? Podemos pulverizar o chassi com óleo de mamona?'. E por aí vai.
Você, inocentemente, aceita, pensando nos benefícios para o carro, e acaba deixando a conta mais salgada. Pena: você jogou dinheiro fora. Nenhum destes serviços é recomendado pelas fábricas de automóveis a título de manutenção preventiva. Podem ser, no máximo, opções para corrigir um problema já detectado. Nunca para evitar.
Esta moda da 'empurroterapia' começou com a modernização dos automóveis depois da década de 90. Pode parecer estranho, mas os carros de hoje são mais resistentes que os do passado. Duvida? Então, por que antigamente os motores precisavam de regulagem a cada 5.000 quilômetros? E por que havia empresas especializadas em produtos antiferrugem? Os motoristas mais novos não devem saber o que é condensador e platinado, nem que as bombas de combustível travavam por superaquecimento...
Os carros passaram a exigir menos manutenção – e, quando precisam, a mão de obra tem de ser, necessariamente, muito qualificada. Resultado: o número de oficinas caiu drasticamente. Sobreviveram as que se especializaram, compraram equipamentos de ponta e máquinas de diagnóstico. Mas, ainda assim, o faturamento de hoje do setor é menor que no passado.
Veio daí a idéia de oferecer uma série de serviços, sempre em nome da manutenção preventiva, para aumentar os lucros. Experimente consultar o manual do proprietário e veja quais destes serviços é recomendado pela fábrica (que, ressalte-se, é parte interessada em fazer com que o carro dure mais, para evitar prejuízos à sua imagem no mercado).
Os bicos injetores são autolimpantes; a descarbonização exige a desmontagem do motor para ser bem feita; o flushing, nome pomposo da remoção da borra no cárter, pode causar desgaste prematuro de algumas peças se for malfeito; e nenhum carro de passeio atual (com exceção da Chevrolet Blazer) exige lubrificação de chassi ou de carroceria.
Da próxima vez que você for a uma oficina, não se deixe enganar pelas falsas promessas. Parece discurso de candidato, mas quem sai ganhando é você.