Servicos desnecessarios
Servicos desnecessarios
Serviços inúteis
10/09/2008 - Eduardo Hiroshi
Fonte: iCarros
A cena é comum. Você vai a uma concessionária ou a uma oficina e é obrigado a ouvir: 'Tem de fazer a limpeza dos bicos injetores, a gasolina brasileira é muito ruim e estraga o motor'. Se não é limpeza de bicos, é descarbonização do motor. 'Vai um flushing aí? Vamos higienizar o ar-condicionado? Podemos pulverizar o chassi com óleo de mamona?'. E por aí vai.
Você, inocentemente, aceita, pensando nos benefícios para o carro, e acaba deixando a conta mais salgada. Pena: você jogou dinheiro fora. Nenhum destes serviços é recomendado pelas fábricas de automóveis a título de manutenção preventiva. Podem ser, no máximo, opções para corrigir um problema já detectado. Nunca para evitar.
Esta moda da 'empurroterapia' começou com a modernização dos automóveis depois da década de 90. Pode parecer estranho, mas os carros de hoje são mais resistentes que os do passado. Duvida? Então, por que antigamente os motores precisavam de regulagem a cada 5.000 quilômetros? E por que havia empresas especializadas em produtos antiferrugem? Os motoristas mais novos não devem saber o que é condensador e platinado, nem que as bombas de combustível travavam por superaquecimento...
Os carros passaram a exigir menos manutenção – e, quando precisam, a mão de obra tem de ser, necessariamente, muito qualificada. Resultado: o número de oficinas caiu drasticamente. Sobreviveram as que se especializaram, compraram equipamentos de ponta e máquinas de diagnóstico. Mas, ainda assim, o faturamento de hoje do setor é menor que no passado.
Veio daí a idéia de oferecer uma série de serviços, sempre em nome da manutenção preventiva, para aumentar os lucros. Experimente consultar o manual do proprietário e veja quais destes serviços é recomendado pela fábrica (que, ressalte-se, é parte interessada em fazer com que o carro dure mais, para evitar prejuízos à sua imagem no mercado).
Os bicos injetores são autolimpantes; a descarbonização exige a desmontagem do motor para ser bem feita; o flushing, nome pomposo da remoção da borra no cárter, pode causar desgaste prematuro de algumas peças se for malfeito; e nenhum carro de passeio atual (com exceção da Chevrolet Blazer) exige lubrificação de chassi ou de carroceria.
Da próxima vez que você for a uma oficina, não se deixe enganar pelas falsas promessas. Parece discurso de candidato, mas quem sai ganhando é você.
10/09/2008 - Eduardo Hiroshi
Fonte: iCarros
A cena é comum. Você vai a uma concessionária ou a uma oficina e é obrigado a ouvir: 'Tem de fazer a limpeza dos bicos injetores, a gasolina brasileira é muito ruim e estraga o motor'. Se não é limpeza de bicos, é descarbonização do motor. 'Vai um flushing aí? Vamos higienizar o ar-condicionado? Podemos pulverizar o chassi com óleo de mamona?'. E por aí vai.
Você, inocentemente, aceita, pensando nos benefícios para o carro, e acaba deixando a conta mais salgada. Pena: você jogou dinheiro fora. Nenhum destes serviços é recomendado pelas fábricas de automóveis a título de manutenção preventiva. Podem ser, no máximo, opções para corrigir um problema já detectado. Nunca para evitar.
Esta moda da 'empurroterapia' começou com a modernização dos automóveis depois da década de 90. Pode parecer estranho, mas os carros de hoje são mais resistentes que os do passado. Duvida? Então, por que antigamente os motores precisavam de regulagem a cada 5.000 quilômetros? E por que havia empresas especializadas em produtos antiferrugem? Os motoristas mais novos não devem saber o que é condensador e platinado, nem que as bombas de combustível travavam por superaquecimento...
Os carros passaram a exigir menos manutenção – e, quando precisam, a mão de obra tem de ser, necessariamente, muito qualificada. Resultado: o número de oficinas caiu drasticamente. Sobreviveram as que se especializaram, compraram equipamentos de ponta e máquinas de diagnóstico. Mas, ainda assim, o faturamento de hoje do setor é menor que no passado.
Veio daí a idéia de oferecer uma série de serviços, sempre em nome da manutenção preventiva, para aumentar os lucros. Experimente consultar o manual do proprietário e veja quais destes serviços é recomendado pela fábrica (que, ressalte-se, é parte interessada em fazer com que o carro dure mais, para evitar prejuízos à sua imagem no mercado).
Os bicos injetores são autolimpantes; a descarbonização exige a desmontagem do motor para ser bem feita; o flushing, nome pomposo da remoção da borra no cárter, pode causar desgaste prematuro de algumas peças se for malfeito; e nenhum carro de passeio atual (com exceção da Chevrolet Blazer) exige lubrificação de chassi ou de carroceria.
Da próxima vez que você for a uma oficina, não se deixe enganar pelas falsas promessas. Parece discurso de candidato, mas quem sai ganhando é você.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Re: Servicos desnecessarios
Uma vez postei em outro forum sobre a limpeza de bico que é desnecessária... (no manual da ford diz isso) e o pessoal não acreditou muito!
Pelo que to vendo o pessoal que entende continua dizendo que é desnecessário!
Eu é que não vou gastar meu dinheiro com a maldita limpeza...
Pelo que to vendo o pessoal que entende continua dizendo que é desnecessário!
Eu é que não vou gastar meu dinheiro com a maldita limpeza...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Re: Servicos desnecessarios
Vi uma matéria uma vez, ach oque no Auto Esporte, onde diziam que isso só precisa ser feito a cada 100.000 km, e só pra quem usa gasolina comum... Não tenho bme certeza dos nº e do tipo da gasolina, mas era algo assim... 

- Coordenador Regional
- Mensagens: 3309
- Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:11 am
- Localização: Caxias do Sul / Florianópolis
Re: Servicos desnecessarios
Senti na pele com o meu antigo ELX, só de lembrar as besteiras que me falaram naquela concessionária, me estraga o dia.
Limpeza de bico por ultra som ou por flushing é besteira...OFERECEM ISSO DIRETO!!
Essa dos 100.000 km é apenas no caso de um dos bicos possuir menos vazão que o normal...o que é bem difícil.
Como o mkk escreveu...limpeza de bico pode até funcionar, mas para problemas reconhecidos, mas nunca para prevenção.
No Brasil, infelizmente criou-se um estereótipo de um brasileiro desinformado e conformado.
(Para não dizer burro e otário)
Primeiro porque aceita o que lhe for dito e depois porque não reclama do resultado (no caso de dar problema ou mesmo ter sido mal-feito).
Acontece tanto nas fábricas, pela péssima mão-de-obra (pagam mal e não dão treinamento adequado e ainda querem que o resultado seja bom
) e se estende até o consumidor final pelas malditas concessionárias....
A prova é esse ar de desprezo das concessionárias, que prestam atendimento como se estivessem fazendo um favor ao pobreotário, desculpem, ao proprietário do veículo.
E é com esse mesmo desprezo, que criaram as famosas frases prontas:
- Isso é característica do carro;
- Está nos limites aceitáveis, conforme especificações de fábrica;
- O EDI não está acusando nada (ADORO ESSA FRASE!!!!);
- Está tudo ok, não achamos o problema (detalhe...carro estacionado no mesmo lugar onde você deixou, COM A MESMA QUILOMETRAGEM!!
)
- E demais pérolas....
Me enoja chegar em concessionária e observar que a maioria das pessoas são enganadas muito facilmente, exatamente pela imposição dos "consultores" técnicos.
Depois do treinamento do Linea que acompanhei em uma concessionária daqui, perdi totalmente a confiança nas "autorizadas".
Me dá raiva o simples fato de pensar que terei de retornar por qualquer hipótese que seja.
Voltando ao EDI para finalizar o meu desabafo....
Tem um filme chamado alta fidelidade, em que o personagem, em um momento de fúria, arranca um ar condicionado da parede e dá na cabeça de um infeliz.
Minha vontade era arancar aquela @#%$^&! de EDI da parede e dar na cabeça do "consultor" quando ele me disse que "O EDI não acusou nada",.... e o carro lá se esguelando todo...
[]´s
Limpeza de bico por ultra som ou por flushing é besteira...OFERECEM ISSO DIRETO!!
Essa dos 100.000 km é apenas no caso de um dos bicos possuir menos vazão que o normal...o que é bem difícil.
Como o mkk escreveu...limpeza de bico pode até funcionar, mas para problemas reconhecidos, mas nunca para prevenção.
No Brasil, infelizmente criou-se um estereótipo de um brasileiro desinformado e conformado.
(Para não dizer burro e otário)
Primeiro porque aceita o que lhe for dito e depois porque não reclama do resultado (no caso de dar problema ou mesmo ter sido mal-feito).
Acontece tanto nas fábricas, pela péssima mão-de-obra (pagam mal e não dão treinamento adequado e ainda querem que o resultado seja bom

A prova é esse ar de desprezo das concessionárias, que prestam atendimento como se estivessem fazendo um favor ao pobreotário, desculpem, ao proprietário do veículo.
E é com esse mesmo desprezo, que criaram as famosas frases prontas:
- Isso é característica do carro;
- Está nos limites aceitáveis, conforme especificações de fábrica;
- O EDI não está acusando nada (ADORO ESSA FRASE!!!!);
- Está tudo ok, não achamos o problema (detalhe...carro estacionado no mesmo lugar onde você deixou, COM A MESMA QUILOMETRAGEM!!



- E demais pérolas....
Me enoja chegar em concessionária e observar que a maioria das pessoas são enganadas muito facilmente, exatamente pela imposição dos "consultores" técnicos.
Depois do treinamento do Linea que acompanhei em uma concessionária daqui, perdi totalmente a confiança nas "autorizadas".
Me dá raiva o simples fato de pensar que terei de retornar por qualquer hipótese que seja.
Voltando ao EDI para finalizar o meu desabafo....
Tem um filme chamado alta fidelidade, em que o personagem, em um momento de fúria, arranca um ar condicionado da parede e dá na cabeça de um infeliz.
Minha vontade era arancar aquela @#%$^&! de EDI da parede e dar na cabeça do "consultor" quando ele me disse que "O EDI não acusou nada",.... e o carro lá se esguelando todo...
[]´s
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1158
- Registrado em: Qua Jul 02, 2008 9:00 pm
- Localização: Curitiba-PR
Re: Servicos desnecessarios
Eu nunca caí nessas aí!
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: Servicos desnecessarios
No Vrum ja passou isso...
Uma vez mandei fazer reparos em uma oficina e o cara ia me "presentear"com uma limpeza de bicos daí falei com ele pra me dar outra coisa e a resposta foi negativa...mother fucker, nunca mais voltei la!!
Esse tal EDI que conheço é o Electronic Data Interchange...
Uma vez mandei fazer reparos em uma oficina e o cara ia me "presentear"com uma limpeza de bicos daí falei com ele pra me dar outra coisa e a resposta foi negativa...mother fucker, nunca mais voltei la!!
Esse tal EDI que conheço é o Electronic Data Interchange...


- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Servicos desnecessarios
entao vamos ao q interessa.
o q É importante fazer na revisao??? hehehe
to levando meu elx amanha pra fazer a revisao dos 15000
o q É importante fazer na revisao??? hehehe
to levando meu elx amanha pra fazer a revisao dos 15000
- Piloto de Atari
- Mensagens: 23
- Registrado em: Ter Jul 08, 2008 10:50 am
- Localização: CPS
Re: Servicos desnecessarios
sosh escreveu:entao vamos ao q interessa.
o q É importante fazer na revisao??? hehehe
to levando meu elx amanha pra fazer a revisao dos 15000
O q estiver estipulado no manual.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Re: Servicos desnecessarios
Os bicos injetores novos, em sua maioria, são auto-limpantes. Podem pesquisar.
Só para fazer farra...
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 186
- Registrado em: Qua Set 03, 2008 1:17 pm
- Localização: Curitiba-PR
Re: Servicos desnecessarios
Não entendo uma coisa, no manual do carro manda fazer lipeza dos bicos, no manualzinho ( um daqueles inumeros que te dão quando compra o carro) manda fazer a limpeza dos bicos tbm.... pq isso então?
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 248
- Registrado em: Seg Jul 07, 2008 9:10 pm
- Localização: Salvador-BA
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes