HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

Material necessário:
1- Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro (ver foto abaixo)
2- 4,3 litros de óleo 5W30 API (SL ou superior) - 100% sintético.
3- Recipiente para recolher o óleo usado.
4- Refil do filtro (ver foto abaixo)
5- Torquímetro com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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Chave especial para remover a capa do filtro e chave estrela 13 mm para retirar o bujão.
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Torquímetro de estalo com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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O filtro fica na parte de trás do motor (seta vermelha).
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Refil do filtro de óleo (anel de vedação e filtro)
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Solte o filtro de gasolina do sistema de partida à frio para que a carcaça do filtro de óleo possa ser retirada por cima ou...
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Outra maneira é removendo a caixa do filtro de ar, dessa forma fica mais fácil soltar, remover e retirar carcaça do filtro de óleo.
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O filtro fica inclinado de forma que praticamente todo o óleo usado é esgotado mesmo sem a retirada do filtro, bastando soltá-lo para abrir a válvula.
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Troque o anel de vedação e aplique uma pequena quantidade de óleo, em toda volta, antes da instalação.
Importante: O filtro deve ser encaixado na carcaça até o final ou a capa não irá pegar a rosca quando for recolocada no motor.
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Posição que o refil do filtro de óleo deve ser encaixado.
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O bujão requer atenção especial na remoção, pois o anel de borracha marrom pode ficar grudado no carter ou cair no recipiente de coleta do óleo usado.
Aperte o bujão de óleo com torque de 27 N.m (2,7 Kgf.m)
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Se não tiver um funil adequado da para improvisar facilmente com parte de uma garrafa pet de refrigerante de 2 litros.
Importante:
#1: Antes de iniciar a troca do lubrificante deixe o motor atingir a temperatura normal de funcionamento até o eletroventilador (ventoinha) ser acionado duas vezes ou mais, então desligue o motor e remova o bujão de saída de óleo do carter. Abra o capô para acelerar o resfriamento e permitir a remoção do filtro.
#2: Após completar a troca do óleo ligue o motor e verifique se há vazamentos no filtro ou no bujão.
#3: Para reset do aviso de troca do óleo: viewtopic.php?f=17&t=22819
#4: Leve o lubrificante usado em um posto de troca de óleo para o descarte, eles recebem sem problema já que esse óleo usado é vendido para empresas especializadas em reciclagem de lubrificantes. Não descarte no esgoto ou no meio ambiente.
#5: É recomendado o uso do filtro de óleo original Fiat ou as marcas Mann ou Fram.
#6: Se não se sentir seguro em fazer a troca do óleo não o faça; dirija-se a uma concessionária Fiat para o procedimento.
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1- Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro (ver foto abaixo)
2- 4,3 litros de óleo 5W30 API (SL ou superior) - 100% sintético.
3- Recipiente para recolher o óleo usado.
4- Refil do filtro (ver foto abaixo)
5- Torquímetro com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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Importante: O filtro deve ser encaixado na carcaça até o final ou a capa não irá pegar a rosca quando for recolocada no motor.
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Aperte o bujão de óleo com torque de 27 N.m (2,7 Kgf.m)
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#1: Antes de iniciar a troca do lubrificante deixe o motor atingir a temperatura normal de funcionamento até o eletroventilador (ventoinha) ser acionado duas vezes ou mais, então desligue o motor e remova o bujão de saída de óleo do carter. Abra o capô para acelerar o resfriamento e permitir a remoção do filtro.
#2: Após completar a troca do óleo ligue o motor e verifique se há vazamentos no filtro ou no bujão.
#3: Para reset do aviso de troca do óleo: viewtopic.php?f=17&t=22819
#4: Leve o lubrificante usado em um posto de troca de óleo para o descarte, eles recebem sem problema já que esse óleo usado é vendido para empresas especializadas em reciclagem de lubrificantes. Não descarte no esgoto ou no meio ambiente.
#5: É recomendado o uso do filtro de óleo original Fiat ou as marcas Mann ou Fram.
#6: Se não se sentir seguro em fazer a troca do óleo não o faça; dirija-se a uma concessionária Fiat para o procedimento.
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