Página 1 de 5

HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2013 6:33 pm
por Scorpio
Material necessário:

1- Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro (ver foto abaixo)
2- 4,3 litros de óleo 5W30 API (SL ou superior) - 100% sintético.
3- Recipiente para recolher o óleo usado.
4- Refil do filtro (ver foto abaixo)
5- Torquímetro com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)

(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Chave especial para remover a capa do filtro e chave estrela 13 mm para retirar o bujão.



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Torquímetro de estalo com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: O filtro fica na parte de trás do motor (seta vermelha).



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Refil do filtro de óleo (anel de vedação e filtro)



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Solte o filtro de gasolina do sistema de partida à frio para que a carcaça do filtro de óleo possa ser retirada por cima ou...


(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Outra maneira é removendo a caixa do filtro de ar, dessa forma fica mais fácil soltar, remover e retirar carcaça do filtro de óleo.



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: O filtro fica inclinado de forma que praticamente todo o óleo usado é esgotado mesmo sem a retirada do filtro, bastando soltá-lo para abrir a válvula.



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Troque o anel de vedação e aplique uma pequena quantidade de óleo, em toda volta, antes da instalação.
Importante: O filtro deve ser encaixado na carcaça até o final ou a capa não irá pegar a rosca quando for recolocada no motor.



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Posição que o refil do filtro de óleo deve ser encaixado.



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: O bujão requer atenção especial na remoção, pois o anel de borracha marrom pode ficar grudado no carter ou cair no recipiente de coleta do óleo usado.
Aperte o bujão de óleo com torque de 27 N.m (2,7 Kgf.m)



(click na imagem para ampliar)
Imagem

:arrow: Se não tiver um funil adequado da para improvisar facilmente com parte de uma garrafa pet de refrigerante de 2 litros.


:arrow: Importante:

#1: Antes de iniciar a troca do lubrificante deixe o motor atingir a temperatura normal de funcionamento até o eletroventilador (ventoinha) ser acionado duas vezes ou mais, então desligue o motor e remova o bujão de saída de óleo do carter. Abra o capô para acelerar o resfriamento e permitir a remoção do filtro.

#2: Após completar a troca do óleo ligue o motor e verifique se há vazamentos no filtro ou no bujão.

#3: Para reset do aviso de troca do óleo: viewtopic.php?f=17&t=22819

#4: Leve o lubrificante usado em um posto de troca de óleo para o descarte, eles recebem sem problema já que esse óleo usado é vendido para empresas especializadas em reciclagem de lubrificantes. Não descarte no esgoto ou no meio ambiente.

#5: É recomendado o uso do filtro de óleo original Fiat ou as marcas Mann ou Fram.

#6: Se não se sentir seguro em fazer a troca do óleo não o faça; dirija-se a uma concessionária Fiat para o procedimento.

.

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Ter Fev 12, 2013 9:35 pm
por deteco
Show Scorpio....
Só falta coragem pra fazer isso um dia...kkkk

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qui Fev 14, 2013 6:47 pm
por VLA
show de bola! excelente tutorial!!!! (=D>)

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qua Fev 27, 2013 10:38 am
por DarkPrince
Muito bom tutorial!
Agora que vi como esse motor pega muito óleo, o fire é a metade disso ai.

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2013 9:15 am
por VLA
DarkPrince escreveu:Agora que vi como esse motor pega muito óleo, o fire é a metade disso ai.


pior é que não vendem quantidade fracionada, ou seja, vc compra o 5º litro pra usar só 300ml.

na ultima troca fiz eles me devolverem os 700ml que sobrou heheh

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qui Fev 28, 2013 9:32 am
por DarkPrince
VLA escreveu:pior é que não vendem quantidade fracionada, ou seja, vc compra o 5º litro pra usar só 300ml.
na ultima troca fiz eles me devolverem os 700ml que sobrou heheh


O fire eu comprava 3l e ainda sobrava, alguém sabe pq o e-torq precisa de tanto óleo? Visto que é um motor até compacto.

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 10:45 am
por mtbelao
Precisei trocar o óleo esta semana e não fiz em casa por que não tenho a chave estriada 36mm e nem um recipiente que possa receber tanto óleo. Mas pensei que fosse fácil fazer isso em oficinas aqui de Manaus. Comprei o óleo e o filtro e fui em diversos lugares, e nenhum deles tinha a bendita chave para remoção do filtro. Na que eu fiz a troca eles removeram com uma chave 36mm gigante, então deu muito trabalho de conseguir trabalhar naquele pequeno espaço atrás do motor..

E se for ver, é um motor que está no mercado a mais de 2 anos e que as oficinas já deveriam estar preparadas com as ferramentas adequadas. Afinal de contas, uma troca de óleo paga o preço da ferramenta já.

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 10:56 am
por DarkPrince
É como eu falo, mecânico aqui não se atualiza nunca, ainda tão no tempo do gol quadrado. Ai qualquer motor diferente que aparece já dizem que não presta. (~X()

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Sáb Mar 30, 2013 12:12 pm
por Scorpio
mtbelao escreveu:Comprei o óleo e o filtro e fui em diversos lugares, e nenhum deles tinha a bendita chave para remoção do filtro...

Encontra fácil no ML ou em lojas de ferramentas para mecânicos: http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... da-de-36mm

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8

MensagemEnviado: Seg Fev 10, 2014 7:49 pm
por bOiv8
Relembrando esse tópico, faltou informação sobre a chave pra abrir o bujão de óleo do carter.

(:D)