HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica

Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica - Punto 1.4 8V e 1.6 16V
Aproveitando que recentemente foi publicado o procedimento para reset do aviso de manutenção e troca de óleo (viewtopic.php?f=17&t=22819), vou mostrar também como utilizar a mesma estrutura para fazer para verificar alguns parâmetros da injeção eletrônica, que podem ser úteis para um pré-diagnóstico. Mas eu recomendo que estas informações sejam utilizadas para troca de informações e para serem repassadas para um mecânico que seja responsável pelo diagnóstico final. Até porque, muitos problemas apontados pela injeção eletrônica podem ser decorrentes de problemas mecânicos no motor, e não necessariamente problemas de sensores ou atuadores da injeção.
No meu caso, utilizei os seguintes itens:
1- O carro: Punto motor e-torq 1.6 - injeção Magneti Marelli IAW 7GFHW400
2- Interface ELM 327 Bluetooth (ou USB, é até melhor)
3 - Computador com Windows XP (e uma interface Bluetooth caso necessário)
3- Software Multiecuscan 1.2R1 Registered
1 - Encaixar a sua interface ELM 327 (USB ou bluetooth) no conector OBD2 do carro
No meu caso, a minha interface é essa:

No Punto, o conector ODBII para conexão fica no painel de fusíveis na parte esquerda abaixo do voltante. A própria chave canivete pode ser utilizada para abrir a tampa.
2 - Conectar a interface ELM327 no computador
Ao realizar a instalação correta do dispositivo conforme indicado pelo fabricante, ele irá criar uma porta COM. Configure o software MultiScan para utilizar esta porta. Você pode utilizar o botão "Test" para verificar o correto funcionamento.

3 - Selecionar o seu modelo de Injeção
No meu caso eu selecionei o meu veículo - Punto Intern. 1.6 16V - e Engine para acessar os parâmetros do motor

Logo ao conectar, aparecem os dados relacionados a sua ECU.

4 - Visualizar Parâmetros
Na aba parâmetros, marque os dados que você quer visualizar.

Se você quiser visualizar estes diversos parâmetros que você marcou na forma de gráfico ou guardar estes dados em formato CSV (para visualização no excel por exemplo), vá a aba Graph, selecione o nome do arquivo desejado para guardar as informações e clique em Start.

Como foram selecionados muitos parâmetros, este gráfico está bem bagunçado, ficando até difícil visualizar. Mas posteriormente na visualização você pode habilitar/desabilitar individualmente cada um dos parâmetros. Você pode abrir o arquivo posteriormente para visualização através do botão "Import".
Além disso, na aba Errors você pode visualizar os erros apresentados pela sua central. Já na aba Adjustments, você pode realizar procedimentos de ajustes, tais como reset dos parâmetros adaptativos, forçar o aprendizado de um combustível específico, dentre outros.
Só realize estes ajustes se você tem conhecimento do que está fazendo, pois caso contrário você pode estar prejudicando o funcionamento do carro ou até mesmo dificultando o diagnóstico. Além disso, siga a risca os procedimentos indicados pelo MultiScan.
Aproveitando que recentemente foi publicado o procedimento para reset do aviso de manutenção e troca de óleo (viewtopic.php?f=17&t=22819), vou mostrar também como utilizar a mesma estrutura para fazer para verificar alguns parâmetros da injeção eletrônica, que podem ser úteis para um pré-diagnóstico. Mas eu recomendo que estas informações sejam utilizadas para troca de informações e para serem repassadas para um mecânico que seja responsável pelo diagnóstico final. Até porque, muitos problemas apontados pela injeção eletrônica podem ser decorrentes de problemas mecânicos no motor, e não necessariamente problemas de sensores ou atuadores da injeção.
No meu caso, utilizei os seguintes itens:
1- O carro: Punto motor e-torq 1.6 - injeção Magneti Marelli IAW 7GFHW400
2- Interface ELM 327 Bluetooth (ou USB, é até melhor)
3 - Computador com Windows XP (e uma interface Bluetooth caso necessário)
3- Software Multiecuscan 1.2R1 Registered
1 - Encaixar a sua interface ELM 327 (USB ou bluetooth) no conector OBD2 do carro
No meu caso, a minha interface é essa:

No Punto, o conector ODBII para conexão fica no painel de fusíveis na parte esquerda abaixo do voltante. A própria chave canivete pode ser utilizada para abrir a tampa.
2 - Conectar a interface ELM327 no computador
Ao realizar a instalação correta do dispositivo conforme indicado pelo fabricante, ele irá criar uma porta COM. Configure o software MultiScan para utilizar esta porta. Você pode utilizar o botão "Test" para verificar o correto funcionamento.

3 - Selecionar o seu modelo de Injeção
No meu caso eu selecionei o meu veículo - Punto Intern. 1.6 16V - e Engine para acessar os parâmetros do motor

Logo ao conectar, aparecem os dados relacionados a sua ECU.

4 - Visualizar Parâmetros
Na aba parâmetros, marque os dados que você quer visualizar.

Se você quiser visualizar estes diversos parâmetros que você marcou na forma de gráfico ou guardar estes dados em formato CSV (para visualização no excel por exemplo), vá a aba Graph, selecione o nome do arquivo desejado para guardar as informações e clique em Start.

Como foram selecionados muitos parâmetros, este gráfico está bem bagunçado, ficando até difícil visualizar. Mas posteriormente na visualização você pode habilitar/desabilitar individualmente cada um dos parâmetros. Você pode abrir o arquivo posteriormente para visualização através do botão "Import".
Além disso, na aba Errors você pode visualizar os erros apresentados pela sua central. Já na aba Adjustments, você pode realizar procedimentos de ajustes, tais como reset dos parâmetros adaptativos, forçar o aprendizado de um combustível específico, dentre outros.
Só realize estes ajustes se você tem conhecimento do que está fazendo, pois caso contrário você pode estar prejudicando o funcionamento do carro ou até mesmo dificultando o diagnóstico. Além disso, siga a risca os procedimentos indicados pelo MultiScan.