HOW TO: Reset do aviso de manutenção e troca de óleo.

Reset e reprogramação do aviso de manutenção e troca de óleo.
Se você acha que o procedimento pode ser muito complicado, tem desinteresse ou só sabe criticar negativamente; sugiro que pare de ler aqui e aguarde 1000 quilômetros que os avisos de manutenção desaparecem. Já se quer que os avisos continuem funcionais, ou seja, avisem quando é necessária a troca de óleo e manutenção continue lendo.
Procedimento para reset e reprogramação para avisar a próxima manutenção e troca de óleo do Punto e Línea (todos os modelos)
Vou exemplificar com o Punto e-torq 1.6; se o seu veículo for outra versão procure o modelo do seu Fiat na lista do Multiecuscan.
os painéis (service) dos Puntos (Línea, Idea, Palio e toda linha Fiat OBD-2) são basicamente iguais então deve funcionar para todos os anos / modelos.
Este tópico é exclusivamente para o Multiecuscan for Windows para aplicativos Android post sua dúvida no tópico do link a seguir: viewtopic.php?f=10&t=26223&hilit
Nota: O ELM327 USB Vehicle OBD-2 + Multiecuscan além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS, airbag, CAN Setup, proxi alignment, código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.
Aviso típico de manutenção e ou troca de óleo.
Punto 2007 -> 2012

Punto 2013 ->

O que você vai precisar:
1- ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool (OBD - On Board Diagnosis)
2- Um computador com o Windows (preferencialmente notebook)
3- Software Multiecuscan 1.3 ou superior (deve ser registered)
1- O ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool pode ser facilmente comprado na DealExtreme.
SKU: 28528: http://dx.com/p/elm327-usb-vehicle-obd- ... tool-28528
(click na imagem para ampliar)

Se o Multiecuscan não reconhecer todos os dispositivos (connection failed) será necessário remover o resistor R04 de 120 Ohms (foto 2).
Se o seu ELM327 não for exatamente igual ao da foto 2 consulte o link abaixo para maiores informações.
Faulty ELM 327 interfaces de-mystified: http://forum.multiecuscan.net/viewtopic.php?f=5&t=1493
Foto 1
(click na imagem para ampliar)

Foto 2
(click na imagem para ampliar)

A interface ELM327 deve ser conectada na porta OBD-2 que no Punto fica na caixa de fusíveis abaixo do volante. (ver foto abaixo)
(click na imagem para ampliar)

2- Computador com o Windows (preferencialmente notebook com o XP)
Drivers USB do ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool para o Windows XP, Vista, 7 e 8.
Drivers Windows XP: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... tified.zip
Drivers Vista, 7, 8 e 10: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... 64_x86.zip
3- Software Multiecuscan (deve ser registered): http://www.multiecuscan.net
Ajuste da interface do Multiecuscan para o ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool
Utilize o [Scan For Interfaces]

-------------------------
Reset do aviso de troca de óleo e manutenção do Punto e-torq 1.6.
(click na imagem para ampliar)

Reset do aviso de troca de óleo.
(click na imagem para ampliar)

Reset do aviso de manutenção.
(click na imagem para ampliar)

Não receber mais avisos de manutenção e ou troca de óleo
Para não receber mais os avisos de manutenção e ou troca de óleo basta “zerar” o “Number of services” e o “Oil change service number”
Entretanto perderá o aviso de troca / revisão nas quilometragens recomendadas.
(click na imagem para ampliar)

EXTRA 01: Para quem se sente incomodado com o beep do cinto de segurança da para desabilita-lo mantendo somente a informação visual no painel.
(click na imagem para ampliar)

EXTRA 02: Para quem tem o Punto equipado com câmbio Dualogic o Multiecuscan Versão 2.2, ou mais recente, conecta ao sistema Dualogic
e tem a função despressurizar o sistema alem de muitas outras funções de ajustes e testes.
(click na imagem para ampliar)

(click na imagem para ampliar)

Notas:
01- A versão Multiecuscan 1.3 ou superior contempla a injeção Magneti Marelli IAW7GF que é utilizada pela maioria dos Fiat e-torq; além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS (requer alteração no soquete do ELM327), airbag, CAN Setup, proxi alignment (cuidado ao fazer proxi alignment com scanner xingling), código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.
02- Simulei um código de erro retirando o rele da bomba de combustível e consegui apaga-lo sem problemas com Multiecuscan 1.3, além do reset do aviso de manutenção e troca de óleo.
03- Se ao conectar um módulo aparecer ISO inválido isso é provocado por algum tipo de equipamento que seu Punto tem, como por exemplo, um rádio sem sistema CAN enquanto o Multiecuscan espera encontrar um radio com o sistema CAN. Ao pressionar F11 "Scan" no Multiecuscan deve aparecer uma lista de unidades de controle e os seus respectivos códigos ISOs, observe o código ISO correspondente quando você receber o erro "invalid ISO code". No geral esse aviso pode ser ignorado.
Importante: Se você não tem conhecimento básico como funciona uma ECU automotiva e ou não lê inglês não fique mexendo no que não sabe pois pode, por exemplo, alterar a quilometragem do seu veiculo para um valor maior que o real e não conseguir mais voltar a quilometragem ou ainda “travar” o funcionamento de algum dispositivo como ABS, airbag, Sistema CAN, injeção, etc. e por consequência seu veiculo irá requer reparos especializados, ou seja, se não sabe o que esta fazendo não faça. Se fizer saiba que esta fazendo por sua conta e risco.
Important: Attempt all work at your own risk. The author bears no responsibility for improper or unsafe repairs, injury, or damages to property that may result from your work by this how-to. If you do not know (or understand) what you are doing, don't do it.
.
Se você acha que o procedimento pode ser muito complicado, tem desinteresse ou só sabe criticar negativamente; sugiro que pare de ler aqui e aguarde 1000 quilômetros que os avisos de manutenção desaparecem. Já se quer que os avisos continuem funcionais, ou seja, avisem quando é necessária a troca de óleo e manutenção continue lendo.
Procedimento para reset e reprogramação para avisar a próxima manutenção e troca de óleo do Punto e Línea (todos os modelos)
Vou exemplificar com o Punto e-torq 1.6; se o seu veículo for outra versão procure o modelo do seu Fiat na lista do Multiecuscan.
os painéis (service) dos Puntos (Línea, Idea, Palio e toda linha Fiat OBD-2) são basicamente iguais então deve funcionar para todos os anos / modelos.
Este tópico é exclusivamente para o Multiecuscan for Windows para aplicativos Android post sua dúvida no tópico do link a seguir: viewtopic.php?f=10&t=26223&hilit
Nota: O ELM327 USB Vehicle OBD-2 + Multiecuscan além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS, airbag, CAN Setup, proxi alignment, código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.
Aviso típico de manutenção e ou troca de óleo.
Punto 2007 -> 2012

Punto 2013 ->

O que você vai precisar:
1- ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool (OBD - On Board Diagnosis)
2- Um computador com o Windows (preferencialmente notebook)
3- Software Multiecuscan 1.3 ou superior (deve ser registered)
1- O ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool pode ser facilmente comprado na DealExtreme.
SKU: 28528: http://dx.com/p/elm327-usb-vehicle-obd- ... tool-28528
(click na imagem para ampliar)

Se o Multiecuscan não reconhecer todos os dispositivos (connection failed) será necessário remover o resistor R04 de 120 Ohms (foto 2).
Se o seu ELM327 não for exatamente igual ao da foto 2 consulte o link abaixo para maiores informações.
Faulty ELM 327 interfaces de-mystified: http://forum.multiecuscan.net/viewtopic.php?f=5&t=1493
Foto 1
(click na imagem para ampliar)

Foto 2
(click na imagem para ampliar)

A interface ELM327 deve ser conectada na porta OBD-2 que no Punto fica na caixa de fusíveis abaixo do volante. (ver foto abaixo)
(click na imagem para ampliar)

2- Computador com o Windows (preferencialmente notebook com o XP)
Drivers USB do ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool para o Windows XP, Vista, 7 e 8.
Drivers Windows XP: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... tified.zip
Drivers Vista, 7, 8 e 10: http://www.totalcardiagnostics.com/file ... 64_x86.zip
3- Software Multiecuscan (deve ser registered): http://www.multiecuscan.net
Ajuste da interface do Multiecuscan para o ELM327 USB Vehicle OBD-2 Scanner Tool
Utilize o [Scan For Interfaces]

-------------------------
Reset do aviso de troca de óleo e manutenção do Punto e-torq 1.6.
(click na imagem para ampliar)


(click na imagem para ampliar)


(click na imagem para ampliar)


Para não receber mais os avisos de manutenção e ou troca de óleo basta “zerar” o “Number of services” e o “Oil change service number”
Entretanto perderá o aviso de troca / revisão nas quilometragens recomendadas.
(click na imagem para ampliar)


(click na imagem para ampliar)


e tem a função despressurizar o sistema alem de muitas outras funções de ajustes e testes.
(click na imagem para ampliar)

(click na imagem para ampliar)

Notas:
01- A versão Multiecuscan 1.3 ou superior contempla a injeção Magneti Marelli IAW7GF que é utilizada pela maioria dos Fiat e-torq; além de zerar o contador de manutenção e troca de óleo, acessa o painel e blue&me, computador de bordo, ABS (requer alteração no soquete do ELM327), airbag, CAN Setup, proxi alignment (cuidado ao fazer proxi alignment com scanner xingling), código de erros gerais do veículo, sensor de estacionamento original Fiat, reset do sistema de injeção, alteração da quilometragem, visualização de parâmetros da injeção, service internal reset, etc.
02- Simulei um código de erro retirando o rele da bomba de combustível e consegui apaga-lo sem problemas com Multiecuscan 1.3, além do reset do aviso de manutenção e troca de óleo.
03- Se ao conectar um módulo aparecer ISO inválido isso é provocado por algum tipo de equipamento que seu Punto tem, como por exemplo, um rádio sem sistema CAN enquanto o Multiecuscan espera encontrar um radio com o sistema CAN. Ao pressionar F11 "Scan" no Multiecuscan deve aparecer uma lista de unidades de controle e os seus respectivos códigos ISOs, observe o código ISO correspondente quando você receber o erro "invalid ISO code". No geral esse aviso pode ser ignorado.
Importante: Se você não tem conhecimento básico como funciona uma ECU automotiva e ou não lê inglês não fique mexendo no que não sabe pois pode, por exemplo, alterar a quilometragem do seu veiculo para um valor maior que o real e não conseguir mais voltar a quilometragem ou ainda “travar” o funcionamento de algum dispositivo como ABS, airbag, Sistema CAN, injeção, etc. e por consequência seu veiculo irá requer reparos especializados, ou seja, se não sabe o que esta fazendo não faça. Se fizer saiba que esta fazendo por sua conta e risco.
Important: Attempt all work at your own risk. The author bears no responsibility for improper or unsafe repairs, injury, or damages to property that may result from your work by this how-to. If you do not know (or understand) what you are doing, don't do it.
.