[How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível

Bem galera, estava eu aqui em casa fazendo NADA quando lembrei que o marcador de combustivel do meu carro estava marcando sempre vazio e nao, nao era falta de vergonha de encher o tanque!
O Sensor de Nível ou o sensor da Boia do tanque foi pro espaço!
Resolvi trocar e fazer um tutorial para meus companheiros de forum verem que nao é tao dificil e também pq achei um absurdo a concessionaria me cobrar cerca de 350 reais para fazer o reparo sem nem olhar meu carro e no orçamento constava a boia e um chicote novo
Entao, sem mais delongas, aí vai o tutorial!
Primeiramente, duas dicas:
Primeira, abra o bocal do tanque para reduzir a pressao do vapor do combustivel:

Depois, para facilitar o acesso ao local, remova o encosto de cabeca central pq assim o banco trava propriamente atras do dianteiro uma vez rebatido:

O sintoma:

Remova os pinos trava (desenrosque como um parafuso, da pra ir com a mao mesmo) que ficam proximos a porta do veiculo. Isso garante que o carpete se dobre por sobre o banco e de 100% de acesso ao local desejado.

Voce verá uma tampa redonda preta. ali fica a bomba de combustivel e a boia. Remova a tampa preta com ajuda de uma chave de fenda. é um encaixe por pressao. Basta enfiar a chave e forçar para cima como a tampa de uma lata de tinta.


Voce verá a bomba cheia de sujeira. Desconecte os tubos de combustivel e o conector. (haverá retorno de combustivel mas isso é normal! sai um pouco e para depois.)


Voce deve remover os 12 parafusos (7mm) presentes na tampa (que podem ser vistos sobre a tampa preta na imagem anterior) para acessar a bomba de combustivel. Por vezes as peça ficam agarradas tanto pela presença do anel de borracha vedando como pela sujeira presente. basta algumas pancadinhas e alavancadas com a chave de fenda que sai tranquilo.

Remova o conector que está ligado a parte preta e use a chave de fenda para empurrar a parte preta para cima. (a parte preta é o sensor de nivel que ta com pau!)

Remova também as borrachas de vedaçao que estao no conector e coloque as novas que acompanham o produto. Voce vera que elas entra com mais dificuldade que as outras sairam. Recoloque o sensor no conjunto da bomba e religue o conector.


Agora está pronto, basta voltar a bomba pro lugar, recolocar a tampa, prender os 12 parafusos, conectar os tubos e o chicote e ver seu marcador funcionando!
O Sensor de Nível ou o sensor da Boia do tanque foi pro espaço!
Resolvi trocar e fazer um tutorial para meus companheiros de forum verem que nao é tao dificil e também pq achei um absurdo a concessionaria me cobrar cerca de 350 reais para fazer o reparo sem nem olhar meu carro e no orçamento constava a boia e um chicote novo
Entao, sem mais delongas, aí vai o tutorial!
Primeiramente, duas dicas:
Primeira, abra o bocal do tanque para reduzir a pressao do vapor do combustivel:

Depois, para facilitar o acesso ao local, remova o encosto de cabeca central pq assim o banco trava propriamente atras do dianteiro uma vez rebatido:

O sintoma:

Remova os pinos trava (desenrosque como um parafuso, da pra ir com a mao mesmo) que ficam proximos a porta do veiculo. Isso garante que o carpete se dobre por sobre o banco e de 100% de acesso ao local desejado.

Voce verá uma tampa redonda preta. ali fica a bomba de combustivel e a boia. Remova a tampa preta com ajuda de uma chave de fenda. é um encaixe por pressao. Basta enfiar a chave e forçar para cima como a tampa de uma lata de tinta.


Voce verá a bomba cheia de sujeira. Desconecte os tubos de combustivel e o conector. (haverá retorno de combustivel mas isso é normal! sai um pouco e para depois.)


Voce deve remover os 12 parafusos (7mm) presentes na tampa (que podem ser vistos sobre a tampa preta na imagem anterior) para acessar a bomba de combustivel. Por vezes as peça ficam agarradas tanto pela presença do anel de borracha vedando como pela sujeira presente. basta algumas pancadinhas e alavancadas com a chave de fenda que sai tranquilo.

Remova o conector que está ligado a parte preta e use a chave de fenda para empurrar a parte preta para cima. (a parte preta é o sensor de nivel que ta com pau!)

Remova também as borrachas de vedaçao que estao no conector e coloque as novas que acompanham o produto. Voce vera que elas entra com mais dificuldade que as outras sairam. Recoloque o sensor no conjunto da bomba e religue o conector.


Agora está pronto, basta voltar a bomba pro lugar, recolocar a tampa, prender os 12 parafusos, conectar os tubos e o chicote e ver seu marcador funcionando!