HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.
Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime
vou tentar testar em outros carros pra comparar.
em breve quero comprar o refratômetro ou o termodensímetro, aí faço o teste do percentual.
valeu, abraço!
em breve quero comprar o refratômetro ou o termodensímetro, aí faço o teste do percentual.
valeu, abraço!
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Testei num Corolla.
A Toyota no manual recomenda a troca com 160 mil km sem limite de tempo. Esse carro em questão está com 45 mil km em 7 anos de uso, portando rodou pouco mais de 1/4 da km recomendada para troca.... Nessa média vai trocar aditivo depois dos 20 anos de idade, já que a Toyota não cita limite de tempo para troca do aditivo.
Feitas 3 medições com resultados sempre entre 0,23v e 0,27v, sendo esse vídeo o que atingiu valor de pico maior. O valor aferido cai no mesmo rítimo do teste no Punto.
https://www.youtube.com/watch?v=UjbzfPawLgs
Video:
A Toyota no manual recomenda a troca com 160 mil km sem limite de tempo. Esse carro em questão está com 45 mil km em 7 anos de uso, portando rodou pouco mais de 1/4 da km recomendada para troca.... Nessa média vai trocar aditivo depois dos 20 anos de idade, já que a Toyota não cita limite de tempo para troca do aditivo.
Feitas 3 medições com resultados sempre entre 0,23v e 0,27v, sendo esse vídeo o que atingiu valor de pico maior. O valor aferido cai no mesmo rítimo do teste no Punto.
https://www.youtube.com/watch?v=UjbzfPawLgs
Video:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu:A Toyota no manual recomenda a troca com 160 mil km sem limite de tempo. Esse carro em questão está com 45 mil km em 7 anos de uso, portando rodou pouco mais de 1/4 da km recomendada para troca.... Nessa média vai trocar aditivo depois dos 20 anos de idade, já que a Toyota não cita limite de tempo para troca do aditivo.
Esta na hora de limpar o sistema de arrefecimento do Toyota e colocar o aditivo recomendado pelo fabricante na proporção correta, evitando a ação da corrosão galvânica.
A velocidade de queda do valor medido esta intrinsecamente ligado as características do multímetro.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
no punto a medição é feita no reservatório de expansão (plástico), enquanto no corolla a medição é feita no próprio radiador (alumínio)... será que a maior proximidade da ponta do multímetro com o alumínio influencia na condutibilidade elétrica?
só por curiosidade, o aditivo homologado para o corolla custa 80 reais o litro já diluído, e pra trocar todo o aditivo gasta-se mais de 400 reais só em aditivo
só por curiosidade, o aditivo homologado para o corolla custa 80 reais o litro já diluído, e pra trocar todo o aditivo gasta-se mais de 400 reais só em aditivo

Scorpio escreveu:No lab do curso de engenharia e nas empresas que trabalhei nunca vi um multímetro digital sem essa proteção (só falei que a maioria pois é impossível conhecer todos***).
Por certo o Minipa digital tem essa proteção, acho que só não tem essa proteção os piores xing-ling que existem pois até té o xing-ling de R$ 19,90 (deve custar US$ 1 no atacado na China) que o VLA citou tem!
Portanto preocupação totalmente desnecessária!
*** Sempre tem um chato que vem dizer: O meu não tem!
Scorpio, desculpa se sou chato ou não aprendi no isso curso de engenharia, mas humildemente quero mostrar para os demais que no manual da minipa consta a advertência (Nota) conforme a imagem, abs.

felipebm86 escreveu:Scorpio, desculpa se sou chato ou não aprendi no isso curso de engenharia, mas humildemente quero mostrar para os demais que no manual da minipa consta a advertência
Leia o que você disse e eu contestei: viewtopic.php?f=17&t=28191&start=10#p494509
O texto da imagem que você postou somente confirma o que eu afirmei.
O que o manual diz: Se não conhece a amplitude da tensão comece pela escala mais alta (para ver algum valor e não 1.), depois diminua para aumentar a precisão. Se a escala do aparelho for menor que a tensão lida o display mostrará 1. (conforme informei a alguns posts atrás), mas não irá danificar o multímetro, que foi o que eu comentei. Acho que isso encerra o caso.

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
VLA escreveu:no punto a medição é feita no reservatório de expansão (plástico), enquanto no corolla a medição é feita no próprio radiador (alumínio)... será que a maior proximidade da ponta do multímetro com o alumínio influencia na condutibilidade elétrica?
Química nunca foi o meu forte; pela lógica como a ponta de prova positiva esta na referencia zero (negativo da bateria) quanto mais próxima a ponta de prova negativa estiver da referência zero, ou seja qualquer parte metálica do veiculo, os valores tendem a serem menores já que ao encostar a ponta de prova negativa na parte metálica do radiador (se o radiador estiver ligado eletricamente a estrutura do veiculo - não isolado) o multímetro indicará zero volt. Isso é uma conjectura já que como disse meu forte não é química.
Se o radiador for isolado eletricamente da carroceria os valores encontrados ao encostar a ponta de prova negativa na parte metálica do radiador devem ser maiores que os valores medidos no reservatório de compensação de um mesmo sistema.
Ainda não tinha medido o Linea mas hoje resolvi fazer o teste e deu 0,30 V já ao mergulhar a ponta de prova no líquido de arrefecimento (fiz o teste sem nenhum consumidor de energia ligado). Logo depois vai caindo até 0,24 V quando eu interrompi a medição. Para um fluido que eu nunca troquei, apenas completei com o Paraflu UP e ele ainda tem bom aspecto, inclusive tem a coloração meio rosa, até que está bom.
Em dezembro troco o fluido pois já dá para ver no fundo do reservatório um depósito de sujeira sólida, parecido com areia.
Em dezembro troco o fluido pois já dá para ver no fundo do reservatório um depósito de sujeira sólida, parecido com areia.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Olá pessoal, fiz todo procedimento de troca do aditivo.
porem coloquei aditivo concentrado puro sem agua.
Pois visualmente ele ja estava bem líquido.
Fica a pergunta: tem problema ou devo colocar um pouco de agua sem minerais?
Acompanhei pelo multiecuscam e acionou em 98 graus.
Punto essence 2013
--------------------------------------------------------------------
Nota da Moderação
Duas outras mensagens idênticas a essa em outros tópicos foram apagadas, não poste mensagens idênticas, as repetições são desagradáveis inúteis e serão sumariamente excluídas.
.
porem coloquei aditivo concentrado puro sem agua.
Fica a pergunta: tem problema ou devo colocar um pouco de agua sem minerais?
Acompanhei pelo multiecuscam e acionou em 98 graus.
Punto essence 2013
--------------------------------------------------------------------
Nota da Moderação
Duas outras mensagens idênticas a essa em outros tópicos foram apagadas, não poste mensagens idênticas, as repetições são desagradáveis inúteis e serão sumariamente excluídas.
.
- Piloto de Atari
lucianogoias escreveu:....... coloquei aditivo concentrado puro sem agua.
Fica a pergunta: tem problema ou devo colocar um pouco de água sem minerais?
O fabricante indica 50% aditivo e 50% água desmineralizada por por várias razões.
Se a proporção de aditivo for muito menor que a recomendada a proteção contra corrosão, cavitação, congelamento, corrosão galvânica, etc. será deficitária.
Já se a proporção de aditivo for maior que 50% a troca térmica será prejudicada.
Siga sempre a recomendação da Fiat em relação a proporção e ao tipo de aditivo correto para o seu veículo.
lucianogoias escreveu:....visualmente ele ja estava bem líquido.
Uma análise empírica é inconclusiva, use um Termodensímetro ou se desejar uma maior precisão um Refratômetro.
.