HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
- Barbeiro de Auto Escola
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Ola galera,
Eu tenho um ponto Essence 2011/2012 e acho estranho que nas minhas trocas de óleo o carro fica no nível com somente 4l. No manual marca 4.3, mas quando eu coloco os 4 j fica um pouquinho (cerca de 1mm) acima do nível de máx (marca hachurada).
Sempre observo o nível e o oleo praticamene nao baixa de uma troca para outra.
Fico com receio em colocar mais e passar. Gostaria de saber se isso acontece no carro de vocês?
Por questão de preço só uso o Selenia Perform 5w30, o Pure Energy é bem mais caro, e não creio que o problema da classificação cause qualquer problema, pois o oleo tem a viscosidade correta, é 100% sintético, e a classificação SM, como o colega disse, só inclui alguns aditivos para melhorar as emissões.
Eu tenho um ponto Essence 2011/2012 e acho estranho que nas minhas trocas de óleo o carro fica no nível com somente 4l. No manual marca 4.3, mas quando eu coloco os 4 j fica um pouquinho (cerca de 1mm) acima do nível de máx (marca hachurada).
Fico com receio em colocar mais e passar. Gostaria de saber se isso acontece no carro de vocês?
Por questão de preço só uso o Selenia Perform 5w30, o Pure Energy é bem mais caro, e não creio que o problema da classificação cause qualquer problema, pois o oleo tem a viscosidade correta, é 100% sintético, e a classificação SM, como o colega disse, só inclui alguns aditivos para melhorar as emissões.
- Piloto de Atari
bacurau escreveu:Eu tenho um ponto Essence 2011/2012 e acho estranho que nas minhas trocas de óleo o carro fica no nível com somente 4l. No manual marca 4.3, mas quando eu coloco os 4 j fica um pouquinho (cerca de 1mm) acima do nível de máx (marca hachurada).
Nos motores e-torq as varetas medidoras de nível de óleo possuem desenhos diferentes de acordo com cada modelo.
No Punto a empunhadura da vareta, em plastico amarelo alaranjado, deve obrigatoriamente ter uma pinta de tinta na cor verde. (ver imagem abaixo)
Veja se não trocaram a vareta do seu Punto.
(click na imagem para ampliar)

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
AVISO: Muitos postos de troca de óleo estão usando o refil do filtro de óleo do Peugeot 206 nos motores E-torq.
O filtro encaixa só que por ter a altura menor e diâmetro interno inferior maior a válvula da base não fecha fazendo com que a luz de pressão do óleo acenda no painel.
Confira se realmente o refil do filtro se aplica ao motor Fiat E-torq. (ver imagens abaixo)

O filtro encaixa só que por ter a altura menor e diâmetro interno inferior maior a válvula da base não fecha fazendo com que a luz de pressão do óleo acenda no painel.
Confira se realmente o refil do filtro se aplica ao motor Fiat E-torq. (ver imagens abaixo)

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
- Barbeiro de Auto Escola
Olha o link que achei.... será que presta? To pensando em comprar e meter ficha em casa... Essa "MOPAR" é realmente original?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -etorq-_JM
- Piloto de Atari
dittrichdimitri escreveu:Olha o link que achei.... será que presta? To pensando em comprar e meter ficha em casa... Essa "MOPAR" é realmente original?
Com frete para Sampa esse do ML sai por R$ 288,00, muito caro; bem mais barato na Altese que com frete pra Sampa fica em R$ 214,75
Se trocar o óleo pelo Selênia Perform 5W30 100% Sintético API SN na Altese tudo fica por R$ 151,15 já com frete para Sampa.
click na foto para ampliar a imagem

click na foto para ampliar a imagem

Fala, amigo.
Obrigado pelas dicas.
Mas me tire uma dúvida.... eu já li todos os tópicos possíveis sobre óleo, mas ainda não ficou claro para mim uma coisa:
- Afinal de contas, eu posso ou não posso usar api SN no punto com motorização e.torq?
Abs,
/Dimitri
Obrigado pelas dicas.
Mas me tire uma dúvida.... eu já li todos os tópicos possíveis sobre óleo, mas ainda não ficou claro para mim uma coisa:
- Afinal de contas, eu posso ou não posso usar api SN no punto com motorização e.torq?
Abs,
/Dimitri
Scorpio escreveu:Com frete para Sampa esse do ML sai por R$ 288,00, muito caro; bem mais barato na Altese que com frete pra Sampa fica em R$ 214,75
Se trocar o óleo pelo Selênia Perform 5W30 100% Sintético API SN na Altese tudo fica por R$ 151,15 já com frete para Sampa.
- Piloto de Atari
dittrichdimitri escreveu:- Afinal de contas, eu posso ou não posso usar api SN no punto com motorização e.torq?
Nos motores e-torq pode usar qualquer marca de óleo 5W30 100% Sintético API SL, SM ou SN
Quanto maior a letra mais aditivação ou seja SL é inferior ao SM que é inferior ao SN.
Ótimo!
Muito obrigado!
Muito obrigado!

Scorpio escreveu:dittrichdimitri escreveu:- Afinal de contas, eu posso ou não posso usar api SN no punto com motorização e.torq?
Nos motores e-torq pode usar qualquer marca de óleo 5W30 100% Sintético API SL, SM ou SN
Quanto maior a letra mais aditivação ou seja SL é inferior ao SM que é inferior ao SN.
- Piloto de Atari