HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
bOiv8 escreveu:Relembrando esse tópico, faltou informação sobre a chave pra abrir o bujão de óleo do carter.
Leu com atenção o início do tópico, tem até foto da chave!!!

"Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro."
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."

Passou batido auhauhauh
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola
Continuando o tópico...
Fui no MercadoCar. Paguei 145 reais em 5 litros de óleo mais o filtro. O cara colocou 4,5 litros e me disse que 4,3 e sem trocar o filtro. Como troquei junto o filtro sobraram 500 ml.
Pergunto: esses 200 ml a mais farão diferença? Pode encharcar as velas? O motor está funcionando normalmente. O nível parece estar ok, próximo do máximo, mas vou conferir mesmo a noite com o motor bem frio.
Valeu.
Fui no MercadoCar. Paguei 145 reais em 5 litros de óleo mais o filtro. O cara colocou 4,5 litros e me disse que 4,3 e sem trocar o filtro. Como troquei junto o filtro sobraram 500 ml.
Pergunto: esses 200 ml a mais farão diferença? Pode encharcar as velas? O motor está funcionando normalmente. O nível parece estar ok, próximo do máximo, mas vou conferir mesmo a noite com o motor bem frio.
Valeu.
- Barbeiro de Auto Escola
mauricar escreveu:Continuando o tópico...
Valeu.
Acabei colocando o 5w30 SL Selênia.
mauricar escreveu:Continuando o tópico...
Pergunto: esses 200 ml a mais farão diferença? Pode encharcar as velas? O motor está funcionando normalmente. O nível parece estar ok, próximo do máximo, mas vou conferir mesmo a noite com o motor bem frio. Valeu.
O manual indica 4,3 litros na troca se colocar mais pode sim subir e encharcar as velas.
O duro são esses "mecânicos" dizerem que quando troca o filtro tem que colocar mais óleo...
Pura bobagem já que o filtro de óleo dos e-torq são inclinados e praticamente não fica óleo algum dentro do filtro (soltando para abrir a válvula de retenção) quando o carter é drenado.
(click na imagem para ampliar)

Pelas minhas medições:
1- Com 4,30 litros (trocando o filtro) fica um pouco acima do nível MAX
2- Com 4,20 litros (trocando o filtro) fica na marca de nível MAX
3- Dentro do filtro fica uns 40 ml (0,04 litros) de óleo. (Quando não é trocado o filtro)
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Ccs me cobrou 220,00 troquei com 5k e esta perto dos 10k, pra fazer a primeira revisão, dps q sair da garantia vou trocar por fora
Enviado do meu GT-I9100
Enviado do meu GT-I9100
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Deixa o motor esfriar e veja como esta o nivel, se nao passou muito do max deixa assim mesmo
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
bondstrike escreveu:Deixa o motor esfriar e veja como esta o nivel, se nao passou muito do max deixa assim mesmo
Olhei agora a noite. O óleo ficou no limite do nível máximo, ou seja na marca de cima. Vou deixar assim. Engraçado que notei o motor mais esperto. Estou desconfiado que colocaram óleo errado da última vez que troquei.

Olhem como ficou o nivel. Da próxima vez, sei exatamente como fazer.
Obrigado a todos.
Enviado do meu Galaxy Note ll
Não fiquem inventado... leiam o manual e coloque a quantidade de óleo recomendada pelo fabricante que é quem conhece melhor o motor.
No caso do motor e-torq (1.6 ou 1,8) é 4,3 litros com a troca do filtro.
No caso do motor e-torq (1.6 ou 1,8) é 4,3 litros com a troca do filtro.