How-to - Troca de Filtro de Ar Condicionado
Da outra vez tinha trocado na concessionária pois lá disseram que tinha que desmontar parte do painel.
Procedimento fácil e rápido!
Punto sem Blue&Me
Para facilitar ainda mais para o pessoal, agora com desenhos (sem B&M):

Dois parafusos prendendo o "porta manual". Eu usei uma chave torx 25, que era a que eu tinha em mãos, mas o parafuso parece ser 27 ou 30. Mas dá para tirar com phillips também.

A peça tem duas travas atrás. É só puxar para frente com jeitinho.

Retirar com uma chave phillips o parafuso da tampa do filtro.

A tampa do filtro tem uma travinha do lado esquerdo, na lateral logo abaixo do parafuso da tampa. É só achar a aba e puxar para fora, depois deslocar a tampa para o lado esquerdo para soltar a aba que prende do lado direito.

Agora é só trocar o filtro, tomando cuidado para não amassar o filtro novo, deixando o fluxo de ar para baixo e não deixar cair nada dento do condensador enquanto estiver sem o filtro.
O filtro do ar condicionado também serve como filtro de cabine. Então mesmo sem usar o ar condicionado com frequência, é bom checar o filtro.
Achei o filtro original entre R$ 80,00 e R$ 90,00.
Filtros pararelos achei em torno de R$ 35,00, das marcas Mil e Vox.
Costumo trocar o filtro a cada 6 meses (em São Paulo sai muito sujo), e higienizar uma vez por ano.
Procedimento fácil e rápido!
Punto sem Blue&Me
Para facilitar ainda mais para o pessoal, agora com desenhos (sem B&M):

Dois parafusos prendendo o "porta manual". Eu usei uma chave torx 25, que era a que eu tinha em mãos, mas o parafuso parece ser 27 ou 30. Mas dá para tirar com phillips também.

A peça tem duas travas atrás. É só puxar para frente com jeitinho.

Retirar com uma chave phillips o parafuso da tampa do filtro.

A tampa do filtro tem uma travinha do lado esquerdo, na lateral logo abaixo do parafuso da tampa. É só achar a aba e puxar para fora, depois deslocar a tampa para o lado esquerdo para soltar a aba que prende do lado direito.

Agora é só trocar o filtro, tomando cuidado para não amassar o filtro novo, deixando o fluxo de ar para baixo e não deixar cair nada dento do condensador enquanto estiver sem o filtro.
O filtro do ar condicionado também serve como filtro de cabine. Então mesmo sem usar o ar condicionado com frequência, é bom checar o filtro.
Achei o filtro original entre R$ 80,00 e R$ 90,00.
Filtros pararelos achei em torno de R$ 35,00, das marcas Mil e Vox.
Costumo trocar o filtro a cada 6 meses (em São Paulo sai muito sujo), e higienizar uma vez por ano.

- Instrutor de Auto Escola
Troca de Filtro de Ar Condicionado
Punto com Blue&Me
Troquei o meu ontem, com B&Me. Modelo GG.
Bem fácil de fazer, apesar de ser meio chatinho. O espaço para trabalho é MUITO pequeno.
A chave TX25 para tirar o Blue&Me é essencial.
No final das contas ficou R$39 fazendo o serviço eu mesmo X R$147 cotado na DPaschoal. Troca de filtro + Higienização.

Troquei o meu ontem, com B&Me. Modelo GG.
Bem fácil de fazer, apesar de ser meio chatinho. O espaço para trabalho é MUITO pequeno.
A chave TX25 para tirar o Blue&Me é essencial.
No final das contas ficou R$39 fazendo o serviço eu mesmo X R$147 cotado na DPaschoal. Troca de filtro + Higienização.

Segue imagens do passo a passo do Punto modelo 2013 / 2014:
Comprei uma chave allen torx T25 para soltar os parafusos
Para ter acesso a esses 2 parafusos de baixo, precisa retirar a bandeja interna, somente forçar as duas travas para trás que ela sai facilmente

Aqui mais 3 parafusos

Pra não precisa soltar todos os cabos, escorei o painel com o proprio suporte que retirei de dentro

Existe 1 parafuso tipo philips para ser retirado antes do acesso ao filtro, depois somente soltar a trava q fica abaixo do parafuso, sem muita dificuldade

aqui a situação do meu filtro após uma "batidinha" nele

aqui o modelo do meu filtro

aqui a caixa sem o filtro

OBS: Na ultima foto este adesivo amarelo é do airbag do passageiro... muito cuidado ao mexer ai, pois este é o modulo
Comprei uma chave allen torx T25 para soltar os parafusos
Para ter acesso a esses 2 parafusos de baixo, precisa retirar a bandeja interna, somente forçar as duas travas para trás que ela sai facilmente

Aqui mais 3 parafusos

Pra não precisa soltar todos os cabos, escorei o painel com o proprio suporte que retirei de dentro

Existe 1 parafuso tipo philips para ser retirado antes do acesso ao filtro, depois somente soltar a trava q fica abaixo do parafuso, sem muita dificuldade

aqui a situação do meu filtro após uma "batidinha" nele

aqui o modelo do meu filtro

aqui a caixa sem o filtro

OBS: Na ultima foto este adesivo amarelo é do airbag do passageiro... muito cuidado ao mexer ai, pois este é o modulo
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
Re: Troca de Filtro de Ar Condicionado
Legal bondstrike...não seria melhor criar um topico de How-to pra nao ficar perdido seu post??
Vai ser muito util
Vai ser muito util

Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola
Re: Troca de Filtro de Ar Condicionado
bOiv8 escreveu:Legal bondstrike...não seria melhor criar um topico de How-to pra nao ficar perdido seu post??
Vai ser muito util
Feito!

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: How-to - Troca de Filtro de Ar Condicionado
Muito bacana.
Mandei trocar o meu junto com uma higienização na concessionária, mas pelo preço cobrado e ausencia do item na nota fiscal, suspeito que nao trocaram o filtro, embora garantam que trocaram. Qualquer dia vou abrir pra dar uma olhada no meu, seguindo esse otimo tutorial.
Mandei trocar o meu junto com uma higienização na concessionária, mas pelo preço cobrado e ausencia do item na nota fiscal, suspeito que nao trocaram o filtro, embora garantam que trocaram. Qualquer dia vou abrir pra dar uma olhada no meu, seguindo esse otimo tutorial.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Maravilhaa, ai simm
Se alguem tiver alguma duvida do procedimento q eu fiz, estou a disposicao =)
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
bondstrike escreveu:Maravilhaa, ai simm
bondstrike onde fica essas 2 travas da bandeja? Na primeira foto não ficou claro e também não achei....

Grato
- Piloto de Atari
fteiji escreveu:bondstrike escreveu:Maravilhaa, ai simm
bondstrike onde fica essas 2 travas da bandeja? Na primeira foto não ficou claro e também não achei....![]()
Grato
Logo acima dos parafusos, aquelas "mao francesa" invertidas, tipo um nariz huauauauuauha
Saco !
Cheguei até aquele parafuso e desisti achando que era um rebite ...
Tem a aparência de um ...
Desconfiei que estava pelo caminho errado e desisti ...
Montei tudo de novo ...
Vou ter que criar animo para desmontar essa joça toda de novo ...
Valeu !
O do 2013 é assim mesmo ...
Cheguei até aquele parafuso e desisti achando que era um rebite ...
Tem a aparência de um ...
Desconfiei que estava pelo caminho errado e desisti ...
Montei tudo de novo ...
Vou ter que criar animo para desmontar essa joça toda de novo ...
Valeu !
O do 2013 é assim mesmo ...
- Piloto de Atari