Módulo Easy Park: Inclina o espelho direito ao engatar a ré
Módulo Easy Park: Inclina o espelho direito ao engatar a ré
Módulo para facilitar manobras de baliza: ao acionar a marcha a ré inclina o espelho retrovisor direito, facilitando a visão em torno da roda traseira
Carro: Punto TJet 2013 (em outras versões do Punto as cores do cabos podem mudar)
Ferramentas:
Alicate de bico
Alicate de corte
Estilete
Multímetro
Ferro de Solda
Chave Philips
Materiais:
Módulo FEP03 (Flextron Easy Park 03)
3 metros de cabo elétrico 3mm
Cabo termoretratil, vulgo espaguete (ou fita isolante...eca...)
Fio de solda
Primeiro passo:
Retirar acabamentos das portas, dos dois lados. Serão 4 parafusos do lado direito (passageiro) e 2 do lado do motorista.
Desparafuse e desencaixe os acabamentos. Você perceberá que a fixação mesmo é feita por "grampos-pinados". Preste atenção na parte da coluna central do veículo. Lá o encaixe é feito com o plástico do próprio acabamento.

Segundo passo:
Rebater os bancos e remover o carpete "porta-malas/interior". Ele é fixado por 3 pinos. Retirei com o alicate de bico. Colocava a ponta do bico entre o carpete e a cabeça do pino, aplicando força para tirar e ao mesmo tempo para o lado.
Os 3 saíram sem quebrar. Mas deve ser de R$0,25 a R$1,00 cada um desses. Após remover os pinos, dobrar para dentro do porta malas, expondo a lataria interna do carro.

Terceiro passo:
Encontrar os fios do retrovisor.
CABOS DO ESPELHO DIREITO ( PASSAGEIRO )
LOCAL: Atrás do acabamento em "L" no pé do passageiro
CORES: CINZA/BRANCO , CINZA/AMARELO e CINZA

Encontrar fio Positivo
CABO NO MESMO CHICOTE DOS CABOS DO RETROVISOR
LOCAL: LOCAL: Atrás do acabamento em "L" no pé do passageiro
CORES: VERMELHO/CINZA

Encontrar fio positivo da luz de ré.
CABO + DA LUZ DE RÉ
LOCAL: Atrás do banco do motorista, na canaleta do chicote traseiro
CORES: CINZA/PRETO

Testar todos esses cabos com o multímetro.
Colocar o negativo em um ponto de aterramento, descascar um pedaço dos cabos e encostar o positivo do multímetro ali.
Espelhos: Geralmente são dois movimentos por cabo...por exemplo...o CINZA/AMARELO faz o movimento para cima e para direita e o CINZA/BRANCO faz o movimento para baixo e esquerda e o CINZA é um cabo comum aos dois espelhos, logo se você
movimentar o espelho do lado esquerdo e testar o cabo CINZA com o multímetro do lado direito, você conseguirá a leitura.
A Leitura vai dar picos de 12volts mas é gradativo...não da 12volts se você só der um clique no direcional do espelho...
Ré: Não tem segredo...ligue só a parte elétrica da do carro...engata e ré e veja se o multímetro sai de 0 para 11.xx ou 12volts.
TESTE!!! SE NÃO VOCÊ PODE INSTALAR TUDO ERRADO...
Quarto passo:
Passar o cabo elétrico 3mm que vem do positivo da ré até a parte dianteira direita. Por isso que você desmontou o carpete...gênio.

Para passar por dentro das canaletas, só ir com o alicate de bico e afastar o granpinho de plástico que segura a canaleta, são 3 por tampinhas.
Cortar os cabos do retrovisor e já colocar o chicote do FEP03, lembrando que os cabos COR/BRANCO (azul/branco, cinza/branco e amarelo/branco) do chicote do módulo tem que estar sentindo espelho.
Ligar o cabo do positivo da ré no cabo rosa do FEP03.
Logo ali do lado do pé do passageiro existe um ponto de aterramento, onde você pode prender o cabo preto do FEP03.

E o cabo de cor vermelha do FEP03 pode ser ligado no positivo que você já separou ali na preparação.

Quinto passo:
Verificar todos os contatos que foram feitos, testar o espelho com o FEP03 conectado e ver se todos os movimentos estão presentes.
Engatar a ré e ver se o espelho se move VERTICALMENTE!!!
Fiquem espertos aqui...tive problema nesta parte!!!
O manual da FLEXITRON fala que você pode conectar os cabos do espelho sem nenhuma ordem, mas isso não é verdade. Você vai ter que encontrar a ordem dos cabos do seu carro para o módulo FEP03.
A foto abaixo demonstra a ordem dos cabos para o PUNTO TJET 2013...não se se funciona igual para outros carros da linha FIAT.

Azul => Cinza/Amarelo
Amarelo => Cinxa/Branco
Cinza => Cinza
Repetir a ordem para os cabos que VÃO ATÉ O ESPELHO.
Azul/Branco => Cinza/Amarelo
Amarelo/Branco => Cinxa/Branco
Cinza/Branco => Cinza
Depois de testar, ver que quando a ré é engatada o espelho desce e ao desengatar sobe...só ir para o sexto passo.
Sexto passo:
Estanhar todas as pontas de cabos, cortar os termoretrateis do tamanho necessário (quem não tiver pode usar fita isolante...tosco) vestir no cabo e começar a brincar de solda.
Depois de soldar, colocar os termoretrateis em cima da emenda e esquentar até ver ele ficar justo.
Pegue o módulo e cole-o com fita dupla face dentro do assoalho do carro, pois quando você recolocar os acabamentos você não conseguirá ver!

Depois é só configurar o módulo conforme o manual do mesmo...
Vale lembrar que o movimento que ele proporciona é somente de DESCIDA E SUBINDA | ...nada de TRANSVERSAL / ...
Abraços e até a próxima oportunidade!
Carro: Punto TJet 2013 (em outras versões do Punto as cores do cabos podem mudar)
Ferramentas:
Alicate de bico
Alicate de corte
Estilete
Multímetro
Ferro de Solda
Chave Philips
Materiais:
Módulo FEP03 (Flextron Easy Park 03)
3 metros de cabo elétrico 3mm
Cabo termoretratil, vulgo espaguete (ou fita isolante...eca...)
Fio de solda
Primeiro passo:
Retirar acabamentos das portas, dos dois lados. Serão 4 parafusos do lado direito (passageiro) e 2 do lado do motorista.
Desparafuse e desencaixe os acabamentos. Você perceberá que a fixação mesmo é feita por "grampos-pinados". Preste atenção na parte da coluna central do veículo. Lá o encaixe é feito com o plástico do próprio acabamento.

Segundo passo:
Rebater os bancos e remover o carpete "porta-malas/interior". Ele é fixado por 3 pinos. Retirei com o alicate de bico. Colocava a ponta do bico entre o carpete e a cabeça do pino, aplicando força para tirar e ao mesmo tempo para o lado.
Os 3 saíram sem quebrar. Mas deve ser de R$0,25 a R$1,00 cada um desses. Após remover os pinos, dobrar para dentro do porta malas, expondo a lataria interna do carro.

Terceiro passo:
Encontrar os fios do retrovisor.
CABOS DO ESPELHO DIREITO ( PASSAGEIRO )
LOCAL: Atrás do acabamento em "L" no pé do passageiro
CORES: CINZA/BRANCO , CINZA/AMARELO e CINZA

Encontrar fio Positivo
CABO NO MESMO CHICOTE DOS CABOS DO RETROVISOR
LOCAL: LOCAL: Atrás do acabamento em "L" no pé do passageiro
CORES: VERMELHO/CINZA

Encontrar fio positivo da luz de ré.
CABO + DA LUZ DE RÉ
LOCAL: Atrás do banco do motorista, na canaleta do chicote traseiro
CORES: CINZA/PRETO

Testar todos esses cabos com o multímetro.
Colocar o negativo em um ponto de aterramento, descascar um pedaço dos cabos e encostar o positivo do multímetro ali.
Espelhos: Geralmente são dois movimentos por cabo...por exemplo...o CINZA/AMARELO faz o movimento para cima e para direita e o CINZA/BRANCO faz o movimento para baixo e esquerda e o CINZA é um cabo comum aos dois espelhos, logo se você
movimentar o espelho do lado esquerdo e testar o cabo CINZA com o multímetro do lado direito, você conseguirá a leitura.
A Leitura vai dar picos de 12volts mas é gradativo...não da 12volts se você só der um clique no direcional do espelho...
Ré: Não tem segredo...ligue só a parte elétrica da do carro...engata e ré e veja se o multímetro sai de 0 para 11.xx ou 12volts.
TESTE!!! SE NÃO VOCÊ PODE INSTALAR TUDO ERRADO...
Quarto passo:
Passar o cabo elétrico 3mm que vem do positivo da ré até a parte dianteira direita. Por isso que você desmontou o carpete...gênio.

Para passar por dentro das canaletas, só ir com o alicate de bico e afastar o granpinho de plástico que segura a canaleta, são 3 por tampinhas.
Cortar os cabos do retrovisor e já colocar o chicote do FEP03, lembrando que os cabos COR/BRANCO (azul/branco, cinza/branco e amarelo/branco) do chicote do módulo tem que estar sentindo espelho.
Ligar o cabo do positivo da ré no cabo rosa do FEP03.
Logo ali do lado do pé do passageiro existe um ponto de aterramento, onde você pode prender o cabo preto do FEP03.

E o cabo de cor vermelha do FEP03 pode ser ligado no positivo que você já separou ali na preparação.

Quinto passo:
Verificar todos os contatos que foram feitos, testar o espelho com o FEP03 conectado e ver se todos os movimentos estão presentes.
Engatar a ré e ver se o espelho se move VERTICALMENTE!!!
Fiquem espertos aqui...tive problema nesta parte!!!
O manual da FLEXITRON fala que você pode conectar os cabos do espelho sem nenhuma ordem, mas isso não é verdade. Você vai ter que encontrar a ordem dos cabos do seu carro para o módulo FEP03.
A foto abaixo demonstra a ordem dos cabos para o PUNTO TJET 2013...não se se funciona igual para outros carros da linha FIAT.

Azul => Cinza/Amarelo
Amarelo => Cinxa/Branco
Cinza => Cinza
Repetir a ordem para os cabos que VÃO ATÉ O ESPELHO.
Azul/Branco => Cinza/Amarelo
Amarelo/Branco => Cinxa/Branco
Cinza/Branco => Cinza
Depois de testar, ver que quando a ré é engatada o espelho desce e ao desengatar sobe...só ir para o sexto passo.
Sexto passo:
Estanhar todas as pontas de cabos, cortar os termoretrateis do tamanho necessário (quem não tiver pode usar fita isolante...tosco) vestir no cabo e começar a brincar de solda.
Depois de soldar, colocar os termoretrateis em cima da emenda e esquentar até ver ele ficar justo.
Pegue o módulo e cole-o com fita dupla face dentro do assoalho do carro, pois quando você recolocar os acabamentos você não conseguirá ver!

Depois é só configurar o módulo conforme o manual do mesmo...
Vale lembrar que o movimento que ele proporciona é somente de DESCIDA E SUBINDA | ...nada de TRANSVERSAL / ...
Abraços e até a próxima oportunidade!
- Piloto de Autorama
Re: MÓDULO FEP03 - PUNTO TJET 2013
Excelente tutorial, parabéns!!!!!!
Nota: Editei seu tópico conforme sua solicitação.

Nota: Editei seu tópico conforme sua solicitação.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Módulo Easy Park: Inclina o espelho direito ao engatar a
Excelente tutorial
Valeu
Enviado do meu Samsung Galaxy S3
Valeu
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
Queria ver mais alguns usuários instalando esse acessório.
Eu ja estou com ele faz uma semana. Tempo suficiente para dizer que ele é uma mão na roda tanto para baliza quanto para estacionar de re dentro de uma vaga.
Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Eu ja estou com ele faz uma semana. Tempo suficiente para dizer que ele é uma mão na roda tanto para baliza quanto para estacionar de re dentro de uma vaga.
- Piloto de Autorama
Onde comprou o modulo?
bondstrike escreveu:Onde comprou o modulo?
Amigo, comprei no mercado-livre, mas o vendedor tem uma loja.
O link é: http://www.rxacessorios.com.br/Produto/ ... -Flexitron
Comprei na quinta-feira e chegou segunda-feira, via sedex.
- Piloto de Autorama
Valeu botelho... vamos ver se compro e faco o trampo
É isso ai.
Se precisar de ajuda, estamos aqui.
Se alguém de Brasília e região quiser instalar...só marcar um encontro.
Se precisar de ajuda, estamos aqui.
Se alguém de Brasília e região quiser instalar...só marcar um encontro.
- Piloto de Autorama
muito bacana mesmo esse sistema

Attractive 2013-Branco-Insulfilm Metal -Sony+SUB 12"+Bravox
Frigobar ELX 1.0 1995 - Fiasa - 1 bico injetor
Fotos: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=22130
Muito bacana parabéns pela iniciativa!