HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Material necessário:
1- Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro (ver foto abaixo)
2- 4,3 litros de óleo 5W30 API (SL ou superior) - 100% sintético.
3- Recipiente para recolher o óleo usado.
4- Refil do filtro (ver foto abaixo)
5- Torquímetro com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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Chave especial para remover a capa do filtro e chave estrela 13 mm para retirar o bujão.
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Torquímetro de estalo com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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O filtro fica na parte de trás do motor (seta vermelha).
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Refil do filtro de óleo (anel de vedação e filtro)
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Solte o filtro de gasolina do sistema de partida à frio para que a carcaça do filtro de óleo possa ser retirada por cima ou...
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Outra maneira é removendo a caixa do filtro de ar, dessa forma fica mais fácil soltar, remover e retirar carcaça do filtro de óleo.
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O filtro fica inclinado de forma que praticamente todo o óleo usado é esgotado mesmo sem a retirada do filtro, bastando soltá-lo para abrir a válvula.
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Troque o anel de vedação e aplique uma pequena quantidade de óleo, em toda volta, antes da instalação.
Importante: O filtro deve ser encaixado na carcaça até o final ou a capa não irá pegar a rosca quando for recolocada no motor.
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Posição que o refil do filtro de óleo deve ser encaixado.
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O bujão requer atenção especial na remoção, pois o anel de borracha marrom pode ficar grudado no carter ou cair no recipiente de coleta do óleo usado.
Aperte o bujão de óleo com torque de 27 N.m (2,7 Kgf.m)
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Se não tiver um funil adequado da para improvisar facilmente com parte de uma garrafa pet de refrigerante de 2 litros.
Importante:
#1: Antes de iniciar a troca do lubrificante deixe o motor atingir a temperatura normal de funcionamento até o eletroventilador (ventoinha) ser acionado duas vezes ou mais, então desligue o motor e remova o bujão de saída de óleo do carter. Abra o capô para acelerar o resfriamento e permitir a remoção do filtro.
#2: Após completar a troca do óleo ligue o motor e verifique se há vazamentos no filtro ou no bujão.
#3: Para reset do aviso de troca do óleo: viewtopic.php?f=17&t=22819
#4: Leve o lubrificante usado em um posto de troca de óleo para o descarte, eles recebem sem problema já que esse óleo usado é vendido para empresas especializadas em reciclagem de lubrificantes. Não descarte no esgoto ou no meio ambiente.
#5: É recomendado o uso do filtro de óleo original Fiat ou as marcas Mann ou Fram.
#6: Se não se sentir seguro em fazer a troca do óleo não o faça; dirija-se a uma concessionária Fiat para o procedimento.
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1- Chave estrela 13 mm para retirar o bujão e chave especial para remover a capa do filtro (ver foto abaixo)
2- 4,3 litros de óleo 5W30 API (SL ou superior) - 100% sintético.
3- Recipiente para recolher o óleo usado.
4- Refil do filtro (ver foto abaixo)
5- Torquímetro com soquete de 13 mm e escala de torque para 2,7 kgf.m (não é essencial mas é desejável)
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Importante: O filtro deve ser encaixado na carcaça até o final ou a capa não irá pegar a rosca quando for recolocada no motor.
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Aperte o bujão de óleo com torque de 27 N.m (2,7 Kgf.m)
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#1: Antes de iniciar a troca do lubrificante deixe o motor atingir a temperatura normal de funcionamento até o eletroventilador (ventoinha) ser acionado duas vezes ou mais, então desligue o motor e remova o bujão de saída de óleo do carter. Abra o capô para acelerar o resfriamento e permitir a remoção do filtro.
#2: Após completar a troca do óleo ligue o motor e verifique se há vazamentos no filtro ou no bujão.
#3: Para reset do aviso de troca do óleo: viewtopic.php?f=17&t=22819
#4: Leve o lubrificante usado em um posto de troca de óleo para o descarte, eles recebem sem problema já que esse óleo usado é vendido para empresas especializadas em reciclagem de lubrificantes. Não descarte no esgoto ou no meio ambiente.
#5: É recomendado o uso do filtro de óleo original Fiat ou as marcas Mann ou Fram.
#6: Se não se sentir seguro em fazer a troca do óleo não o faça; dirija-se a uma concessionária Fiat para o procedimento.
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"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Show Scorpio....
Só falta coragem pra fazer isso um dia...kkkk
Só falta coragem pra fazer isso um dia...kkkk
Teco
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
show de bola! excelente tutorial!!!! 

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Muito bom tutorial!
Agora que vi como esse motor pega muito óleo, o fire é a metade disso ai.
Agora que vi como esse motor pega muito óleo, o fire é a metade disso ai.
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
DarkPrince escreveu:Agora que vi como esse motor pega muito óleo, o fire é a metade disso ai.
pior é que não vendem quantidade fracionada, ou seja, vc compra o 5º litro pra usar só 300ml.
na ultima troca fiz eles me devolverem os 700ml que sobrou heheh
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
VLA escreveu:pior é que não vendem quantidade fracionada, ou seja, vc compra o 5º litro pra usar só 300ml.
na ultima troca fiz eles me devolverem os 700ml que sobrou heheh
O fire eu comprava 3l e ainda sobrava, alguém sabe pq o e-torq precisa de tanto óleo? Visto que é um motor até compacto.
Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Precisei trocar o óleo esta semana e não fiz em casa por que não tenho a chave estriada 36mm e nem um recipiente que possa receber tanto óleo. Mas pensei que fosse fácil fazer isso em oficinas aqui de Manaus. Comprei o óleo e o filtro e fui em diversos lugares, e nenhum deles tinha a bendita chave para remoção do filtro. Na que eu fiz a troca eles removeram com uma chave 36mm gigante, então deu muito trabalho de conseguir trabalhar naquele pequeno espaço atrás do motor..
E se for ver, é um motor que está no mercado a mais de 2 anos e que as oficinas já deveriam estar preparadas com as ferramentas adequadas. Afinal de contas, uma troca de óleo paga o preço da ferramenta já.
E se for ver, é um motor que está no mercado a mais de 2 anos e que as oficinas já deveriam estar preparadas com as ferramentas adequadas. Afinal de contas, uma troca de óleo paga o preço da ferramenta já.
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Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
É como eu falo, mecânico aqui não se atualiza nunca, ainda tão no tempo do gol quadrado. Ai qualquer motor diferente que aparece já dizem que não presta. 

Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
mtbelao escreveu:Comprei o óleo e o filtro e fui em diversos lugares, e nenhum deles tinha a bendita chave para remoção do filtro...
Encontra fácil no ML ou em lojas de ferramentas para mecânicos: http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... da-de-36mm
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Re: HOW TO: Troca de óleo do motor E-torq 1.6 e 1.8
Relembrando esse tópico, faltou informação sobre a chave pra abrir o bujão de óleo do carter.


Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
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