HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica

por mtbelao » Ter Jan 15, 2013 11:09 am

Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica - Punto 1.4 8V e 1.6 16V

Aproveitando que recentemente foi publicado o procedimento para reset do aviso de manutenção e troca de óleo (viewtopic.php?f=17&t=22819), vou mostrar também como utilizar a mesma estrutura para fazer para verificar alguns parâmetros da injeção eletrônica, que podem ser úteis para um pré-diagnóstico. Mas eu recomendo que estas informações sejam utilizadas para troca de informações e para serem repassadas para um mecânico que seja responsável pelo diagnóstico final. Até porque, muitos problemas apontados pela injeção eletrônica podem ser decorrentes de problemas mecânicos no motor, e não necessariamente problemas de sensores ou atuadores da injeção.

No meu caso, utilizei os seguintes itens:

1- O carro: Punto motor e-torq 1.6 - injeção Magneti Marelli IAW 7GFHW400
2- Interface ELM 327 Bluetooth (ou USB, é até melhor)
3 - Computador com Windows XP (e uma interface Bluetooth caso necessário)
3- Software Multiecuscan 1.2R1 Registered

1 - Encaixar a sua interface ELM 327 (USB ou bluetooth) no conector OBD2 do carro
No meu caso, a minha interface é essa:

Imagem

No Punto, o conector ODBII para conexão fica no painel de fusíveis na parte esquerda abaixo do voltante. A própria chave canivete pode ser utilizada para abrir a tampa.

2 - Conectar a interface ELM327 no computador
Ao realizar a instalação correta do dispositivo conforme indicado pelo fabricante, ele irá criar uma porta COM. Configure o software MultiScan para utilizar esta porta. Você pode utilizar o botão "Test" para verificar o correto funcionamento.

Imagem

3 - Selecionar o seu modelo de Injeção

No meu caso eu selecionei o meu veículo - Punto Intern. 1.6 16V - e Engine para acessar os parâmetros do motor

Imagem

Logo ao conectar, aparecem os dados relacionados a sua ECU.

Imagem

4 - Visualizar Parâmetros

Na aba parâmetros, marque os dados que você quer visualizar.

Imagem

Se você quiser visualizar estes diversos parâmetros que você marcou na forma de gráfico ou guardar estes dados em formato CSV (para visualização no excel por exemplo), vá a aba Graph, selecione o nome do arquivo desejado para guardar as informações e clique em Start.

Imagem

Como foram selecionados muitos parâmetros, este gráfico está bem bagunçado, ficando até difícil visualizar. Mas posteriormente na visualização você pode habilitar/desabilitar individualmente cada um dos parâmetros. Você pode abrir o arquivo posteriormente para visualização através do botão "Import".

Além disso, na aba Errors você pode visualizar os erros apresentados pela sua central. Já na aba Adjustments, você pode realizar procedimentos de ajustes, tais como reset dos parâmetros adaptativos, forçar o aprendizado de um combustível específico, dentre outros.
Só realize estes ajustes se você tem conhecimento do que está fazendo, pois caso contrário você pode estar prejudicando o funcionamento do carro ou até mesmo dificultando o diagnóstico. Além disso, siga a risca os procedimentos indicados pelo MultiScan.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: HOW-TO: Visualização de parâmetros da Injeção Eletrônica

por mtbelao » Ter Jan 15, 2013 12:21 pm

Aproveitando o mesmo tópico, gostaria de pudessemos trocar algumas informações sobre os valores obtidos em nossos carros. Isto porque, apesar do MultiScan fornecer os parâmetros tais como tempo de injeção, avanço de ignição, pressão no coletor, temperaturas diversas, sinais da sonda lambda, dentre outras, ele não informa qual é o valor padrão ou os limites aceitáveis de funcionamento para estes parâmetros.
Por exemplo, no meu caso estou tentando realizar um pré-diagnóstico do meu carro, que é um Punto 1.6 16V 2011/2012. Ele está com consumo excessivo e com uma irregularidade durante as acelerações.

Os dados da minha injeção são os seguintes:

Imagem

O meu carro, tem apresentado os seguintes dados em funcionamento (Lenta, sem A/C, temperatura de operação atingida)

Tempo de injeção em marcha lenta: 3.8ms
Avanço de Ignição em marcha lenta: variando de -10,7 a -14,88
Pressão no coletor na lenta: 460mBar
Abertura da Borboleta: 4,3%
Sonda Lambda: variando entre 0.9 e 0.1

O seguinte gráfico foi tirado durante a lenta:

Imagem

Alguém tem um carro semelhante ao meu, e que possa passar os seus parâmetros para comparação?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Ter Jan 15, 2013 12:41 pm

Quanto seu comentário (por MP) que o seu carro esta engasgando; lendo seu post verifica-se que a versão do software da sua injeção é de 30/08/2011 neste caso leve seu veículo em uma autorizada e peça que seja feito o telecarregamento da injeção. Ver tópico: viewtopic.php?f=2&t=21969

Outra coisa: Você teve que remover o resistor R04 (ou outra alteração) para o seu ELM 327 Bluetooth conecta-se ou não houve necessidade de alteração.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por mtbelao » Ter Jan 15, 2013 12:52 pm

Scorpio escreveu:Quanto seu comentário (por MP) que o seu carro esta engasgando; lendo seu post verifica-se que a versão do software da sua injeção é de 30/08/2011 neste caso leve seu veículo em uma autorizada e peça que seja feito o telecarregamento da injeção. Ver tópico: viewtopic.php?f=2&t=21969

Eu já tinha visto este post e tinha levado para realizar a atualização. Ficaram 3 dias com o meu carro e me informaram que haviam feito. Mas pelos dados do Scanner realmente não foi realizado.
Estas coisas que me decepcionam com concessionária...

Scorpio escreveu: Outra coisa: Você teve que remover o resistor R04 (ou outra alteração) para o seu ELM 327 Bluetooth conecta-se ou não houve necessidade de alteração.

Não precisei realizar nenhuma alteração. Conectou tanto com o software MultiScan quanto com outros Softwares (Torque para Android por exemplo)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Ter Jan 15, 2013 12:58 pm

mtbelao escreveu:Eu já tinha visto este post e tinha levado para realizar a atualização. Ficaram 3 dias com o meu carro e me informaram que haviam feito. Mas pelos dados do Scanner realmente não foi realizado.
Estas coisas que me decepcionam com concessionária...

Agendei e levei o carro para atualizar...
Cheguei na concessionária no horário agendado e logo plugaram o carro em um computador; o procedimento de atualização levou cerca de 50 minutos.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Scorpio » Ter Jan 15, 2013 10:52 pm

mtbelao escreveu:Alguém tem um carro semelhante ao meu, e que possa passar os seus parâmetros para comparação?

Punto 1.6 - Injeção Magneti Marelli IAW 7GFHW400
Combustível: Gasolina

1251 x 795 = http://i.imgur.com/vraP2.jpg

(click na imagem para ampliar)
Imagem
Moderador
Moderador

por mtbelao » Qua Jan 16, 2013 10:41 am

Bom, já vi que o meu carro está com os parâmetros completamente diferentes do seu, principalmente o tempo de injeção e a pressão no coletor.
Claro que isso não significa que esteja incorreto, já que o seu está trabalhando com a borboleta mais fechada e com uma pressão no coletor maior, o que acarreta um tempo de injeção menor.. Pode ser inclusive mudanças trazidas pela atualização.
Um dos problemas que identifiquei no meu carro é que ele está com dificuldade no aprendizado de combustível. Sempre quando eu conecto o scanner ele está em modo de aprendizado. Só para de aprender quando eu forço um combustível.
De qualquer maneira, já agendei um diagnóstico na concessionária e vou repassar estes dados para eles.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mtbelao » Qua Jan 16, 2013 12:24 pm

Revisando os parâmetros, achei um relacionado a consumo que não depende do carro andar (quilometragem)... é o fuel consumption, que mede o consumo de combustível por hora. No caso de funcionamento em marcha lenta, dá para comparar dois carros.
No meu caso, o gráfico é o seguinte (1.6 16V marcha lenta, sem A/C, temperatura de operação atingida):

Imagem

O parâmetro varia bastante, mas na média está em 1.6L/h. Pelo que vi na internet tá muito alto. E o de vocês?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qua Jan 16, 2013 3:23 pm

O meu Punto, no teste, estava com média de: 0,8536l/h

Em relação aos parâmetros: Além do meu estar com software diferente do seu Punto o filtro de ar do meu é o original e o seu esportivo que tem uma menor restrição à passagem do ar.
Moderador
Moderador

por mtbelao » Qua Jan 16, 2013 4:45 pm

Scorpio escreveu:O meu Punto, no teste, estava com média de: 0,8536l/h

Em relação aos parâmetros: Além do meu estar com software diferente do seu Punto o filtro de ar do meu é o original e o seu esportivo que tem uma menor restrição à passagem do ar.

Eu também estou usando o filtro original. Na época comprei o Inflow como alternativa para melhorar o problema de engasgo na faixa de 2k em 4a marcha... esse problema até que melhorou, mas começou a apresentar outros problemas..o.. daí voltei para o original temporariamente...
Agora tenho mais um parâmetro para informar para a concessionária... valeu!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo