New Fit x Meriva x Punto ELX

O New Fit é o carro do momento no segmento dos hatches e minivans na faixa de 45.000 a 55.000 reais. Quem estava pensando em comprar algum outro modelo dessa faixa, como Meriva e Punto, ficou balançado pelo novo modelo da Honda. Mas será que ele é melhor que os concorrentes? É o que vamos ver agora.
O Honda Fit agrada aos que querem um hatch e agrada aos que querem uma pequena minivan, pois desde 2003 inaugurou um segmento antes inexistente em nosso mercado. E a versão mais em conta, LX, agora com a redução de IPI tem um preço razoável, de 49.580 reais.
Já o Punto ELX sai por 42.100 reais, enquanto a Meriva Maxx fica em 45.500. Uma diferença razoável contra o New Fit. Só que ele também tem o fato de ser lançamento, um modelo que vai ficar em linha por muito mais tempo. Vamos primeiro comparar o Fit com a Meriva e ver quem ganha.
Os compradores de Meriva são geralmente famílias. E essas mesmas famílias muitas vezes partem na direção do Fit por causa de seu espaço e praticidade. Os bancos traseiros do Fit agora rebatem sem ter que puxar os dianteiros para frente. Praticidade. Mas a Meriva tem espaço interno maior, e oferece mesinhas de avião para os ocupantes do banco traseiro.
Só que no acabamento a Meriva perde e feio. O Honda Fit emprega materiais melhores, tem painel mais moderno, dois porta-luvas, maior quantidade de porta-trecos, etc. O porta-malas, item importante nessa categoria, é maior no Fit, com 345 litros contra 339.
Já na performance, as coisas ficam equiparadas. O Fit tem motor 1.35 com 16v, chegando a 101 cavalos com álcool, mas a Meriva consegue extrair 105 cavalos de um motor 1.4 com apenas 8 válvulas. E o torque da Meriva é maior, de 13,4 kgfm contra 13, e ela consegue esse torque mais cedo, a apenas 2.800 rpm, entregando uma condução mais agradável ao brasileiro.
Na aceleração de 0-100 o Fit ganha, fazendo 12,5 segundos contra 13,8, já nas retomadas o Chevrolet vence. O peso do Fit é bem menor, 150 quilos a menos, mas na estrada a Meriva bebeu menos.
Se computarmos, porém, os pontos totais de cada carro, o Fit vence, como esperado. Mas se você estiver com um orçamento meio apertado, saiba que um Fit recheado de equipamentos pode sair a 4.000 reais a mais que uma Meriva no mesmo nível.
Vamos então ao lado jovial do Fit. Comparando ele ao Punto ELX 1.4. Será que o Fit pode tomar compradores dos hatches premium? Para que isso aconteça, ele tem de entregar um bom visual e um bom desempenho. Em termos de aparência, ele melhorou bastante, fazendo com que pessoas que não gostavam dele agora o achem bonito.
E neste sentido, o Punto se dá muito bem, pois sempre usou seu estilo como argumento de venda. Já no interior o Punto vence, por ter um quadro de instrumentos mais completo, e computador de bordo com mais funções. A posição de dirigir do Punto é melhor, mais baixa e mais esportiva, já o Fit tem mais visibilidade.
O motor de ambos, infelizmente, é bem acanhado. O ruído deles a velocidades altas chega a incomodar. Ambos giram a 3.600 rpm quando a 120 por hora na estrada. E a grande diferença na potência e torque fez com que o Fit vencesse em todas as medições. São 86 cavalos contra 101, e 12,6 kgfm contra 13. No consumo o Fit também vence.
Bom, já que ambos não são lá muito esportivos, eles também não decepcionam, e tem suas qualidades. O Honda Fit tem direção elétrica leve e câmbio bem preciso, além de suspensão firme com rodas aro 15. O Punto tem as mesmas rodas aro 15 mas com pneus mais largos, fazendo curvas melhor. A direção é mais pesada e mais confiável na estrada, e a suspensão é mais macia.
Mas entre os dois, você vai querer ficar com o Punto. A diferença de preço é muito grande, e com ela você enche o Punto de equipamentos interessantes, como teto solar, Blue&Me, airbags, ABS, etc.
[Fonte: Revista Auto Esporte/Noticias Automotivas]
O Honda Fit agrada aos que querem um hatch e agrada aos que querem uma pequena minivan, pois desde 2003 inaugurou um segmento antes inexistente em nosso mercado. E a versão mais em conta, LX, agora com a redução de IPI tem um preço razoável, de 49.580 reais.
Já o Punto ELX sai por 42.100 reais, enquanto a Meriva Maxx fica em 45.500. Uma diferença razoável contra o New Fit. Só que ele também tem o fato de ser lançamento, um modelo que vai ficar em linha por muito mais tempo. Vamos primeiro comparar o Fit com a Meriva e ver quem ganha.
Os compradores de Meriva são geralmente famílias. E essas mesmas famílias muitas vezes partem na direção do Fit por causa de seu espaço e praticidade. Os bancos traseiros do Fit agora rebatem sem ter que puxar os dianteiros para frente. Praticidade. Mas a Meriva tem espaço interno maior, e oferece mesinhas de avião para os ocupantes do banco traseiro.
Só que no acabamento a Meriva perde e feio. O Honda Fit emprega materiais melhores, tem painel mais moderno, dois porta-luvas, maior quantidade de porta-trecos, etc. O porta-malas, item importante nessa categoria, é maior no Fit, com 345 litros contra 339.
Já na performance, as coisas ficam equiparadas. O Fit tem motor 1.35 com 16v, chegando a 101 cavalos com álcool, mas a Meriva consegue extrair 105 cavalos de um motor 1.4 com apenas 8 válvulas. E o torque da Meriva é maior, de 13,4 kgfm contra 13, e ela consegue esse torque mais cedo, a apenas 2.800 rpm, entregando uma condução mais agradável ao brasileiro.
Na aceleração de 0-100 o Fit ganha, fazendo 12,5 segundos contra 13,8, já nas retomadas o Chevrolet vence. O peso do Fit é bem menor, 150 quilos a menos, mas na estrada a Meriva bebeu menos.
Se computarmos, porém, os pontos totais de cada carro, o Fit vence, como esperado. Mas se você estiver com um orçamento meio apertado, saiba que um Fit recheado de equipamentos pode sair a 4.000 reais a mais que uma Meriva no mesmo nível.
Vamos então ao lado jovial do Fit. Comparando ele ao Punto ELX 1.4. Será que o Fit pode tomar compradores dos hatches premium? Para que isso aconteça, ele tem de entregar um bom visual e um bom desempenho. Em termos de aparência, ele melhorou bastante, fazendo com que pessoas que não gostavam dele agora o achem bonito.
E neste sentido, o Punto se dá muito bem, pois sempre usou seu estilo como argumento de venda. Já no interior o Punto vence, por ter um quadro de instrumentos mais completo, e computador de bordo com mais funções. A posição de dirigir do Punto é melhor, mais baixa e mais esportiva, já o Fit tem mais visibilidade.
O motor de ambos, infelizmente, é bem acanhado. O ruído deles a velocidades altas chega a incomodar. Ambos giram a 3.600 rpm quando a 120 por hora na estrada. E a grande diferença na potência e torque fez com que o Fit vencesse em todas as medições. São 86 cavalos contra 101, e 12,6 kgfm contra 13. No consumo o Fit também vence.
Bom, já que ambos não são lá muito esportivos, eles também não decepcionam, e tem suas qualidades. O Honda Fit tem direção elétrica leve e câmbio bem preciso, além de suspensão firme com rodas aro 15. O Punto tem as mesmas rodas aro 15 mas com pneus mais largos, fazendo curvas melhor. A direção é mais pesada e mais confiável na estrada, e a suspensão é mais macia.
Mas entre os dois, você vai querer ficar com o Punto. A diferença de preço é muito grande, e com ela você enche o Punto de equipamentos interessantes, como teto solar, Blue&Me, airbags, ABS, etc.
[Fonte: Revista Auto Esporte/Noticias Automotivas]