Em meio à crise que assola o mercado automobilístimo mundial, reduzindo a oferta de crédito e o número de vendas e de lançamentos, Fiat faz um anúncio controverso na Europa. A montadora italiana confirmou nesta terça-feira (25) três grandes lançamentos em 2009 para o velho continente: 500 Cabrio, nova geração do multiuso Doblò e uma reestilização profunda no best-seller Grande Punto. O plano não parece arriscado, já que a marca investe no segmento de maior procura em meio ao atual cenário financeiro: o de veículos compactos.
O primeiro da lista a ser lançado é a versão descapotável do compacto Cinquecento. Denominada Cabrio, ela será apresentada no Salão de Genebra e chega às primeiras concessionárias em meados do mês de abril. Não se sabe ao certo o preço da nova versão, mas a Fiat pretende lançá-la por menos de 16 mil euros. A estimativa é que se venda entre 5 e 6 mil unidades anuais do carrinho pela Europa. A segunda novidade é o Grande Punto reestilizado, em substituição ao atual compacto que mantém o mesmo visual desde seu lançamento em 2006. Em setembro passado o modelo ganhou pequenos retoques visuais, como o novo logotipo da marca e faróis de neblina redesenhados, mas nada tão profundo quanto o modelo a ser apresentado em Frankfurt, na metade do ano que vem. As vendas se iniciam em outubro.


O último grande lançamento para o ano de 2009 é a segunda geração da multivan Doblò. Há algum tempo o modelo ganhou uma reestilização que lhe caiu muito bem: houve uma melhora imediata e significativa das vendas com a chegada do novo visual. No fim do ano que vem o multiuso chega com visual totalmente remodelado e um padrão de acabamento elevado. Sob o capô, modernos propulsores Multijet são presenças garantidas, bem como as versões com sete lugares e chassi alongado. Paralelo ao lançamento da segunda geração do Doblò por lá, a Fiat apresenta no Brasil o modelo remodelado.
Por Fillipe Vivas