Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
Hyundai e Toyota são as marcas que mais crescem em 2013
Volkswagen e Fiat perdem mercado - PEDRO KUTNEY, AB
Hyundai e Toyota foram as marcas que mais cresceram e ganharam participação de mercado no Brasil em 2013. As duas contribuíram para a tendência de desconcentração da parte de cima do ranking, onde as quatro maiores fabricantes de veículos leves do País continuaram a ceder espaço para quem vem de baixo. Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford (nesta ordem), que já dominaram quase 80% das vendas, pela primeira vez na história recente fecharam o ano com menos de 70% do mercado. Elas venderam 67,44% dos carros e comerciais leves comprados, índice 3,35 pontos porcentuais abaixo do registrado em 2012.
Sem lançamentos expressivos no ano passado, Fiat e Volkswagen conseguiram manter a liderança e vice, mas estiveram entre as marcas que mais perderam terreno em 2013. Na primeira posição, as vendas da Fiat recuaram quase 9% e a participação de mercado desceu 1,75 ponto porcentual, para 21,3%. Já a vice-líder Volkswagen foi a campeã de perda de mercado em 2013: os emplacamentos da marca declinaram 13,2% e o market share ficou em 18,6%, pela primeira vez abaixo dos 20% e 2,5 pontos menor do que no ano anterior.
Entre as quatro grandes, General Motors e Ford conseguiram fechar o ano no campo positivo. Após a renovação de todo seu portfólio em 2011 e 2012, a GM colheu os frutos de sua estratégia com crescimento modesto de 1,1%, mas ainda acima da queda média de 1,5% do mercado de veículos leves em 2013. Assim a marca Chevrolet recuperou quase meio ponto porcentual do market share perdido nos anos anteriores, ficando com 18,1% das vendas nacionais. A Ford, graças ao sucesso das novas gerações do EcoSport e New Fiesta, também recuperou terreno em 2013, com participação 0,45 ponto maior, de 9,3%, e expansão dos emplacamentos de 3,5%.
ASCENSÃO
A Hyundai com sua bem-sucedida linha HB20 foi a marca que mais cresceu e ganhou mercado em 2013. A expansão das vendas foi de vistosos 96,5%, fazendo o market share avançar quase três pontos de um ano para outro, terminando o ano muito perto de 6%, subindo da oitava para sexta posição no ranking.
Com o primeiro ano cheio de vendas do Etios, a Toyota aproveitou pela primeira vez a condição de participar do segmento de maior volume do mercado brasileiro. Por isso foi a segunda marca que mais cresceu em 2013, quase 55%, e mais ganhou participação: 1,8 ponto porcentual, para perto de 5% das vendas nacionais. Mas não mudou de lugar, permanecendo na sétima posição do ranking.
A Renault conseguiu contornar bem a paralisação de dois meses da produção para obras de ampliação em São José dos Pinhais (PR), que fez suas vendas caírem 2% pela primeira vez em anos recentes. Com preços competitivos, a marca segurou a quinta colocação no mercado de leves quase sem perder participação. Os 6,6% de share em 2013 representaram estabilidade em relação a 2012, mostrando que a Renault cumpriu sua meta de fazer em 10 meses o que faria em 12.
Desempenho surpreendente teve a Honda, que mesmo sem lançamentos e preços relativamente caros em relação à concorrência obteve crescimento das vendas de 3,2% em 2013, com participação de quase 4%. Contudo, a marca caiu de um ano para outro da sexta para a oitava posição do ranking. A Nissan, também sem novidades e com limitações de importações do México, anotou em 2013 o segundo maior tombo das vendas entre as marcas mais comercializadas no País. O recuo foi de 25,7% em relação a 2012, fazendo a participação de mercado recuar 0,7 ponto porcentual, para 2,2%.
A Citroën fecha o ranking das 10 marcas de veículos leves mais vendidas no Brasil, com expressiva queda nas vendas de 11,3% e pequena perda de 0,2 ponto de participação de mercado, que fechou o ano em 1,8%. O bem-sucedido novo compacto C3, lançado em 2012, sozinho não conseguiu sustentar os negócios da marca em alta. E o novo C4 Lounge só chegou para ajudar no segundo semestre.
Fora do ranking das 10, pior sorte teve a marca irmã da Citroën, a Peugeot, que terminou 2013 com declínio de 20,1% nas vendas. Apesar do lançamento do 208 no início do ano, a marca continuou a perder mercado: caiu 0,38 ponto, para 1,61% de participação, caindo assim da 11ª para 12ª colocação do ranking. Assim ficou atrás até da sempre discreta Mitsubishi, que subiu uma posição mesmo com recuo de 4% nos emplacamentos, ficando com 1,62% de market share.
Todas as outras marcas de veículos leves vendidas no Brasil têm participação de mercado inferior a 1%. As 10 mais comercializadas dominaram no ano passado 85,7% das vendas, porcentual ligeiramente abaixo dos 86,2% registrados em 2012.
Ranking

http://www.automotivebusiness.com.br/no ... em-em-2013
Volkswagen e Fiat perdem mercado - PEDRO KUTNEY, AB
Hyundai e Toyota foram as marcas que mais cresceram e ganharam participação de mercado no Brasil em 2013. As duas contribuíram para a tendência de desconcentração da parte de cima do ranking, onde as quatro maiores fabricantes de veículos leves do País continuaram a ceder espaço para quem vem de baixo. Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford (nesta ordem), que já dominaram quase 80% das vendas, pela primeira vez na história recente fecharam o ano com menos de 70% do mercado. Elas venderam 67,44% dos carros e comerciais leves comprados, índice 3,35 pontos porcentuais abaixo do registrado em 2012.
Sem lançamentos expressivos no ano passado, Fiat e Volkswagen conseguiram manter a liderança e vice, mas estiveram entre as marcas que mais perderam terreno em 2013. Na primeira posição, as vendas da Fiat recuaram quase 9% e a participação de mercado desceu 1,75 ponto porcentual, para 21,3%. Já a vice-líder Volkswagen foi a campeã de perda de mercado em 2013: os emplacamentos da marca declinaram 13,2% e o market share ficou em 18,6%, pela primeira vez abaixo dos 20% e 2,5 pontos menor do que no ano anterior.
Entre as quatro grandes, General Motors e Ford conseguiram fechar o ano no campo positivo. Após a renovação de todo seu portfólio em 2011 e 2012, a GM colheu os frutos de sua estratégia com crescimento modesto de 1,1%, mas ainda acima da queda média de 1,5% do mercado de veículos leves em 2013. Assim a marca Chevrolet recuperou quase meio ponto porcentual do market share perdido nos anos anteriores, ficando com 18,1% das vendas nacionais. A Ford, graças ao sucesso das novas gerações do EcoSport e New Fiesta, também recuperou terreno em 2013, com participação 0,45 ponto maior, de 9,3%, e expansão dos emplacamentos de 3,5%.
ASCENSÃO
A Hyundai com sua bem-sucedida linha HB20 foi a marca que mais cresceu e ganhou mercado em 2013. A expansão das vendas foi de vistosos 96,5%, fazendo o market share avançar quase três pontos de um ano para outro, terminando o ano muito perto de 6%, subindo da oitava para sexta posição no ranking.
Com o primeiro ano cheio de vendas do Etios, a Toyota aproveitou pela primeira vez a condição de participar do segmento de maior volume do mercado brasileiro. Por isso foi a segunda marca que mais cresceu em 2013, quase 55%, e mais ganhou participação: 1,8 ponto porcentual, para perto de 5% das vendas nacionais. Mas não mudou de lugar, permanecendo na sétima posição do ranking.
A Renault conseguiu contornar bem a paralisação de dois meses da produção para obras de ampliação em São José dos Pinhais (PR), que fez suas vendas caírem 2% pela primeira vez em anos recentes. Com preços competitivos, a marca segurou a quinta colocação no mercado de leves quase sem perder participação. Os 6,6% de share em 2013 representaram estabilidade em relação a 2012, mostrando que a Renault cumpriu sua meta de fazer em 10 meses o que faria em 12.
Desempenho surpreendente teve a Honda, que mesmo sem lançamentos e preços relativamente caros em relação à concorrência obteve crescimento das vendas de 3,2% em 2013, com participação de quase 4%. Contudo, a marca caiu de um ano para outro da sexta para a oitava posição do ranking. A Nissan, também sem novidades e com limitações de importações do México, anotou em 2013 o segundo maior tombo das vendas entre as marcas mais comercializadas no País. O recuo foi de 25,7% em relação a 2012, fazendo a participação de mercado recuar 0,7 ponto porcentual, para 2,2%.
A Citroën fecha o ranking das 10 marcas de veículos leves mais vendidas no Brasil, com expressiva queda nas vendas de 11,3% e pequena perda de 0,2 ponto de participação de mercado, que fechou o ano em 1,8%. O bem-sucedido novo compacto C3, lançado em 2012, sozinho não conseguiu sustentar os negócios da marca em alta. E o novo C4 Lounge só chegou para ajudar no segundo semestre.
Fora do ranking das 10, pior sorte teve a marca irmã da Citroën, a Peugeot, que terminou 2013 com declínio de 20,1% nas vendas. Apesar do lançamento do 208 no início do ano, a marca continuou a perder mercado: caiu 0,38 ponto, para 1,61% de participação, caindo assim da 11ª para 12ª colocação do ranking. Assim ficou atrás até da sempre discreta Mitsubishi, que subiu uma posição mesmo com recuo de 4% nos emplacamentos, ficando com 1,62% de market share.
Todas as outras marcas de veículos leves vendidas no Brasil têm participação de mercado inferior a 1%. As 10 mais comercializadas dominaram no ano passado 85,7% das vendas, porcentual ligeiramente abaixo dos 86,2% registrados em 2012.
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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
A que mais perdeu foi a VWAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH só que o título passa a impressão errada. Quanto será que o repórter recebeu para redigir assim ?











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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
Acho que essas análises de mercado, por quantidade de unidades, são interessantes, mas sinto falta de uma análise complementar por faturamento, como é muito comum em outros mercados. Na indústria automobilística os dados de faturamento são muito obscuros, escondidos, parece que as montadoras não querem que ninguém saiba o absurdo que elas faturam...
Um ranking de faturamento poderia mudar completamente o share de cada montadora, com marcas com ticket médio elevado (como Hyundai, Honda e Toyota) subindo, em detrimento de marcas com maior volume em carros mais baratos (como Fiat, General Monster e Renault). Há anos tenho essa curiosidade...
Abraços!

Um ranking de faturamento poderia mudar completamente o share de cada montadora, com marcas com ticket médio elevado (como Hyundai, Honda e Toyota) subindo, em detrimento de marcas com maior volume em carros mais baratos (como Fiat, General Monster e Renault). Há anos tenho essa curiosidade...

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Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
Eu curto Fiat mas tomara que perca ainda mais, pra começar a se mexer e evoluir a mecanica dos seus carros, e oferecer uma garantia decente de pelo menos 3 anos, como a VW.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013













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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
Tomara que perca a liderança. Precisa se movimentar.
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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
shadowcps escreveu:(=D>)![]()
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Leandro
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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
VLA escreveu:Eu curto Fiat mas tomara que perca ainda mais, pra começar a se mexer e evoluir a mecanica dos seus carros, e oferecer uma garantia decente de pelo menos 3 anos, como a VW.
VLA, a Fiat já começou a ser mexer....a garantia do Punto, Idea e outros modelos que não me lembro agora, passaram a ser de 2 anos à partir deste mês!
Editado pela última vez por Marcão_Abarth em Seg Jan 13, 2014 1:53 pm, em um total de 1 vez.

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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
rolou uma lágrima com tamanha mexida: motores mais modernos que é bom, NADA !











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Re: Fiat e VW marcas que mais perderam terreno em 2013
shadowcps escreveu:rolou umalágrima com tamanha mexida: motores mais modernos que é bom, NADA !![]()
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Falta muuuuuuuito mesmo para Fiat igualar a concorrência!

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