Página 1 de 1

Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Sex Mar 15, 2013 1:03 pm
por shadowcps
CLÁSSICO DO DIA: TEMPRA TURBO

por JULIO CABRAL

13/03/2013 07h00


O Fiat Tempra teve uma partida a frio no Brasil. Não que não tenha vendido bem em 1992, quando estreou e amealhou 18 mil proprietários. Mas o carro deslanchou mesmo nos anos seguintes com as primeiras novidades, a começar pela versão 2.0 16V de 127 cv. Era rápido, mas não chegava perto do mais caro Chevrolet Omega 3.0 de 165 cv nem do Chevrolet Vectra GSi 2.0 16V de 150 cv. O Fiat só ficaria tão forte quanto esses rivais em 1994. Na época, a marca italiana já havia lançado o Uno Turbo 1.4, que extraia 115 cv e deixava outros foguetes de bolso para trás. Quando aplicou a mesma receita ao 2.0 8V do Tempra, chegou a 165 cv e 26,5 kgfm de torque. Segundo a marca, era o suficiente para ir aos 100 km/h em 8,2 segundos e chegar a 220 km/h. Chegava rápido e sem chamar tanta atenção. A carroceria duas portas não era diferente da convencional, dispensava os borrachões laterais e adotava apenas saias laterais, aerofólio e inscrições Turbo. A discrição ficou ainda maior em 1996, quando surgiu a versão Turbo Stile. Era basicamente o Turbo com quatro portas e sem aerofólio. Durou pouco e saiu de linha sem receber a última reestilização da linha 1998. A tradição de sedãs médios sobrealimentados sobreviveu, contudo, e logo foi bem representada pelo Marea Turbo 2.0 20V de 182 cv.


http://revistaautoesporte.globo.com/Cla ... turbo.html
Bons tempos aqueles... (=D>) (=D>) (=D>)

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Sáb Mar 16, 2013 5:58 pm
por Marquinhos_rj
Cheguei a dirigir um. Para época na minha opinião, um belo de um carango.

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Seg Mar 18, 2013 9:46 am
por VLA
bons tempos que (acho que) nao voltam mais...

a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Seg Mar 18, 2013 10:03 am
por danielcingano
VLA escreveu:bons tempos que (acho que) nao voltam mais...

a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe


wow... pior que é verdade.
O 1.4 tjet do punto acho um ótimo custo-benefício, porém no Bravo apesar do câmbio,creio que mereceria um motor maior.

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Seg Mar 18, 2013 10:34 am
por shadowcps
E o Palio "Sporting" ?

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Seg Mar 18, 2013 10:52 am
por danielcingano
Ainda que agora o fiat meio que nivelou os motores dos sportings...
Pior era o palio 1.8R com o mesmo motor do punto sporting.

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv

MensagemEnviado: Seg Mar 18, 2013 11:19 am
por Marquinhos_rj
VLA escreveu:bons tempos que (acho que) nao voltam mais...

a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe

Disse bem caro amigo !