A falta que uma montadora brasileira faz

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

A falta que uma montadora brasileira faz

por danielcingano » Sex Nov 30, 2012 3:51 pm

O Brasil é o quinto maior produtor de veículos no mundo: mais de 4 milhões de unidades ao ano. Tem um grande mercado interno, quase toda essa produção é vendida aqui.

E são grandes as possibilidades de crescimento desse mercado, com a ascensão social e as facilidades de crediário existentes. Há cerca de 20 montadoras instaladas no país, além de mais de 500 fornecedores na cadeia produtiva. Outras estão vindo.

No entanto, nenhuma dessas montadoras é brasileira. Os grandes fornecedores e fabricantes de autopeças instalados aqui também são estrangeiros. Dos dez maiores fabricantes de veículos no mundo, o Brasil é o único que não tem montadora própria (excetuando o México, cujo setor automotivo é uma espécie de "extensão" do americano) --o único Bric sem uma.

Formamos técnicos e engenheiros de nível mundial, que vão trabalhar nessas empresas. Muitos fazem carreira internacional. É como ver uma Copa do Mundo sem uma seleção brasileira, com todos os nossos craques jogando com camisas estrangeiras. Frustrante.

Não tenho nada contra as multinacionais. Elas têm contribuído muito para o Brasil, gerando empregos, recolhendo impostos e produzindo riqueza. Todas fazem pesquisa e desenvolvimento, inovam, mas fazem isso nos seus países de origem. Essas atividades são estratégicas, arriscadas e caras, por isso ficam sob supervisão direta das suas matrizes.

O governo brasileiro está agora tentando modificar esta situação. Aumenta impostos sobre os veículos, especialmente os importados, mas dá descontos para aquelas empresas que investirem aqui em "inovação", sem dizer claramente o que seria isso, entre outras exigências.

A meu ver, isso dificilmente vai dar certo. O que vamos ter, de fato, é um esforço das empresas para convencer o governo de que o que elas já vêm fazendo atende às novas regras. No máximo, teremos carros com motores algo mais econômicos (uma das únicas exigências objetivas do programa).

Esse novo regime automotivo tem aspectos positivos, mas é uma forma de protecionismo comercial. Acentua as distorções do mercado brasileiro, não toca no grande problema: o preço dos carros brasileiros ser o triplo do preço em outros países. Além disso, provavelmente terá pouco resultado em termos de inovação e desenvolvimento de tecnologia automotiva brasileiras.

Se tivéssemos uma montadora brasileira, não precisaríamos de nenhum "regime automotivo" nem de nenhum programa de inovação. Uma montadora brasileira faria pesquisa e inovação naturalmente no Brasil, como já fazem Embraer, Vale, Petrobras e Embrapa.

Pode ser difícil agora criar uma nova montadora brasileira competitiva em nível global, mas não é impossível. Há alguns nichos que poderiam ser explorados. O Brasil tem algum conhecimento em carros "verdes", por conta do álcool e dos biocombustíveis --os motores flex, aliás, são prova de que temos capacidade de fazer pesquisa de ponta.

Poderíamos tentar produzir carros com foco ambiental não apenas no combustível, mas em todos os materiais, processos de fabricação, manutenção e posterior reciclagem. As montadoras atuais usam o meio ambiente como fator de marketing, não há tecnologia real em seus produtos.

Tal empresa não poderia ser estatal, que aqui tende a se tornar apenas um cabide de empregos totalmente ineficiente, mas precisaria ter apoio do governo em sua fase inicial. Apoio limitado e por prazo determinado --se a empresa não conseguir andar sozinha depois disso, melhor deixar fechar.

Essa frustração tem de acabar --como podemos ter todos os recursos humanos e um mercado à disposição e não termos uma montadora competitiva e vencedora?

RONALDO DE BREYNE SALVAGNI, 59, é professor titular e coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP


http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/1188593-tendenciasdebates-a-falta-que-uma-montadora-brasileira-faz.shtml
Imagem
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1245
Registrado em: Sáb Set 15, 2012 2:02 pm
Localização: Americana

Re: A falta que uma montadora brasileira faz

por kadu.carneiro » Sáb Dez 01, 2012 1:23 am

A idéia é ótima....
Falta alguém com coragem para encabeçar isso!!!

"revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande país"
Ta ai o bigode danado!....
viewtopic.php?f=56&t=22513
Avatar do usuário
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 5:44 pm
Localização: São Paulo

Re: A falta que uma montadora brasileira faz

por danielcingano » Sáb Dez 01, 2012 8:39 am

CAOA pode lançar marca nacional de automóveis

Hoje representante da Hyundai, grupo brasileiro CAOA teria convidado ex-presidente da Ford Antonio Maciel Neto para tocar projeto com a ajuda do BNDES
29 de novembro de 2012 15:10 Ricardo Meier Bastidores, Governo

Antonio Maciel Neto, ex-Ford, é cotado para tocar o negócio da marca nacional de veículos do grupo CAOA
Uma montadora genuinamente brasileira e preparada para produzir veículos em grande volume. Seria este o plano da CAOA, o controvertido grupo brasileiro que hoje representa a marca Hyundai nos modelos importados. Segundo a colunista do Estadão Sonia Racy, a empresa estaria negociando com o governo brasileiro um plano de investimento na sua fábrica de Anapólis, em Goiás, para fabricar um compacto popular.

A ideia é criar uma empresa nacional apoiada pelo governo, nos moldes do que existe hoje em outros setores como petrolífero e mineração, para citar dois apenas. A diferença é que o suposto veículo teria origem na China e seria adaptado ao padrão brasileiro.

Veja também: CAOA produzirá novo Hyundai Santa Fe em Anápolis

Para preparar o plano, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da CAOA, teria contratado Antonio Maciel Neto, conhecido pelo período em que foi presidente da Ford na América do Sul, quando reergueu a marca após a fase ruim vivida no casamento com a Volkswagen na Autolatina. Maciel já está de saída do grupo Suzano, onde está desde 2006, quando saiu da Ford. O executivo é conhecido por gostar de desafios.

Inovar Auto

O novo regime automotivo praticamente obrigou as fabricantes a abrirem linhas de montagem no Brasil devido à exigência de conteúdo local. Até a BMW decidiu abrir uma unidade aqui e deve ser seguida por outras marcas de luxo. Para a CAOA, vender os carros da Hyundai com alíquotas imensa de impostos torna o negócio inviável. Também se comenta há bastante tempo sobre o fim da parceria com a Hyundai, que deve assumir a operação total da marca num futuro breve.

Recentemente, a CAOA tentou trazer uma marca chinesa para o país, nos moldes da Hyundai, porém, nada foi fechado com Great Wall e BYD, as duas montadoras consultadas. Ao menos até onde se sabe.

O exemplo da JAC ilustra bem a viabilidade da ideia da CAOA. Sergio Habib praticamente fez nascer uma marca do zero no país. Ele preferiu bancar o nome original e contar com o apoio dos chineses, mas sua intervenção nos rumos da marca aqui é tão forte que teria bastado a ele licenciar os carros chineses e lançar uma marca nova que o resultado teria sido parecido – ou até melhor.

De fato, é uma distorção um mercado com o tamanho do Brasil não ter uma marca local. É um caso único no mundo. Até mercados bem mais modestos ou sem um décimo de experiência do nosso possuem fabricantes próprios – vide a Índia, por exemplo. Pelo jeito, essa situação pode estar com os dias contados.

http://www.blogauto.com.br/caoa-pode-lancar-marca-nacional-de-automoveis/
Imagem
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1245
Registrado em: Sáb Set 15, 2012 2:02 pm
Localização: Americana

Re: A falta que uma montadora brasileira faz

por shadowcps » Sáb Dez 01, 2012 11:14 am

meu Deus: fábrica nacional para produzir carros projetados lá fora e que em breve, sairão de linha ? melhor deixar como está...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: A falta que uma montadora brasileira faz

por danielcingano » Sáb Dez 01, 2012 11:18 am

E o pior, CAOA na dianteira.
Imagem
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1245
Registrado em: Sáb Set 15, 2012 2:02 pm
Localização: Americana


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes