Segundo o CESVI, marcas francesas tem menor custo no reparo

29/11/2012 - 21h41
"Francesas" têm reparação mais barata, indica Cesvi
da Redação
O novo Citroën C3 é o hatch compacto com melhor índice de reparabilidade do país. Entre os sedãs médios, o título fica com o Peugeot 408. No segmento dos utilitários esportivos, o título é do Renault Duster. Esse é o veredicto do CAR Group, elaborado pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), centro de pesquisas dedicado ao estudo da reparação automotiva.
É curioso o destaque das marcas de origem francesa, ainda hoje associadas a custos altos de manutenção. Foram avaliados veículos de 15 categorias, como hatches, sedãs, minivans, peruas, picapes e utilitários, que apresentaram o melhor tempo e custo de reparo. A lista com os vencedores pode ser conferida logo abaixo, ao final do texto. Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.
Além de receber o veículo mesmo antes do lançamento, o Cesvi realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a norma internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.
Como é calculado
Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, a cesta dos tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
Esse estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora de série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.
"Todos querem carros que não fiquem muito tempo na oficina, que possuam um custo acessível de manutenção e de peças, além de preço mais em conta na hora de fechar um contrato de seguro", diz Almir Fernandes, diretor-executivo do Cesvi. "Nosso índice fornece dados importantes ao consumidor para que ele realize uma escolha consciente."
http://carpress.uol.com.br/noticias/item45220.shl
"Francesas" têm reparação mais barata, indica Cesvi
da Redação
O novo Citroën C3 é o hatch compacto com melhor índice de reparabilidade do país. Entre os sedãs médios, o título fica com o Peugeot 408. No segmento dos utilitários esportivos, o título é do Renault Duster. Esse é o veredicto do CAR Group, elaborado pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), centro de pesquisas dedicado ao estudo da reparação automotiva.
É curioso o destaque das marcas de origem francesa, ainda hoje associadas a custos altos de manutenção. Foram avaliados veículos de 15 categorias, como hatches, sedãs, minivans, peruas, picapes e utilitários, que apresentaram o melhor tempo e custo de reparo. A lista com os vencedores pode ser conferida logo abaixo, ao final do texto. Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.
Além de receber o veículo mesmo antes do lançamento, o Cesvi realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a norma internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.
Como é calculado
Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, a cesta dos tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
Esse estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora de série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.
"Todos querem carros que não fiquem muito tempo na oficina, que possuam um custo acessível de manutenção e de peças, além de preço mais em conta na hora de fechar um contrato de seguro", diz Almir Fernandes, diretor-executivo do Cesvi. "Nosso índice fornece dados importantes ao consumidor para que ele realize uma escolha consciente."
http://carpress.uol.com.br/noticias/item45220.shl