Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

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Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por shadowcps » Seg Nov 26, 2012 3:13 pm

Fiat Marea Turbo
O mais potente nacional de sua época combinava a fúria de um motor turbo com a classe de um sedã italiano

Por Felipe Bitu | Fotos: Christian Castanho


Primeira cartada da Fiat no segmento dos sedãs médios, o Tempra tornou-se a referência nacional em desempenho nos anos 90, com as opções de motor multiválvulas e turbo. Aclamadas pela crítica e pelo mercado, suas versões de alto desempenho mudaram a imagem da casa de Turim e foram sucedidas em 1999 por outro ícone ítalo-brasileiro: o Marea Turbo.

Ítalo-brasileiro porque a adição do turbo era exclusividade da filial de Betim. Disponível nas duas configurações de carroceria (sedã e a perua Weekend), a versão esportiva acrescentava um sopro de selvageria ao ótimo motor de cinco cilindros em linha e 20 válvulas, célebre pela suavidade de funcionamento e pelo ronco encorpado e singular.

Pacato em baixas rotações, o assobio da turbina Garrett T28 mostrava-se presente já a 2 000 rpm, soprando vigorosamente a partir de 3 000 rpm. Em linha reta, nenhum automóvel nacional era capaz de superar o MareaTurbo em aceleração e velocidade final. No teste da edição de março de 2000, chegou aos 100 km/h em apenas 8,12 segundos e alcançou os 219 km/h de velocidade máxima.

Além do turbo, o motor recebia coletor de admissão próprio, bielas e pistões redimensionados e válvulas de escape refrigeradas a sódio. Havia também radiador de óleo e intercooler, este último de suma importância para os altos números de torque e potência: 27 mkgf a 2750 rpm e 182 cv a 6000 rpm.

Sem controle de tração e estabilidade, era preciso habilidade para conter tanto desempenho: a suspensão mais firme apresentava equilíbrio acima da média, resultado de uma revisão na carga de molas e amortecedores. De eletrônica, só ABS com distribuição de frenagem entre os eixos, atuando em freios a disco nas quatro rodas, também redimensionados.

Externamente, o Marea Turbo era sóbrio e discreto: apenas grade, logotipos, saídas de ar no capo e rodas de desenho exclusivo (meia polegada mais largas) denunciavam a versão. Até os pneus 195/60 R15 eram os mesmos dos Marea comuns, mas com código W, capazes de alcançar 270 km/h com segurança. Em 2002, a traseira do sedã foi reestilizada, com forte inspiração no Lancia Lybra.

Seu desempenho não deixava a desejar em relação aos importados. Só dois nacionais rivalizavam com ele: os primos VW Golf GTI e Audi A3, ambos turbo. Os três viraram os queridinhos das oficinas de preparação, que buscavam extrair sempre o máximo de seus motores sobrealimentados. No caso do Marea, isso ficava ainda mais fácil: na configuração original, o motor turbo de cinco cilindros rendia 220 cv, pois havia sido idealizado para o Fiat Coupé italiano. A engenharia amansou o motor para evitar alterações ainda mais profundas na suspensão e nos freios, que fatalmente comprometeriam sua proposta familiar. Mas muitos proprietários buscavam apenas o desempenho puro e simples, motivo pelo qual é muito difícil encontrar um Marea Turbo em seu estado original nos dias de hoje.

Não é o caso do carro das fotos, que pertence ao delegado André Luiz Tewfiq. Adquirido novo em 2002, rodou só 70000 km desde então. "Passei a usar mais o Marea depois que precisei realizar viagens constantes: é nas estradas que ele encontra seu habitat natural", diz. "A reserva de potência do motor garante ultrapassagens sempre seguras, fora o prazer que proporciona a quem gosta de dirigir."

Mais potente veículo de sua época, o Marea Turbo não deixou sucessor: a proposta do recém-finado Linea T-JET é a do downsizing e não da esportividade, já que o desempenho de seu motor turbo corresponde ao de um bom motor 2.0 aspirado. Ao todo, apenas 2 690 unidades foram comercializadas: 1 643 sedãs e 1 047 peruas até janeiro de 2007, para tristeza dos fãs da Fiat e dos turbinados de alto desempenho.

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 6169.shtml
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por FREGLA » Seg Nov 26, 2012 3:38 pm

"...para tristeza dos fãs da Fiat e dos turbinados de alto desempenho."Boas épocas em que curtiamos nacionais tensos! Até a Volks tirou o pé e se "preocupou" apenas em vender 1.0.
É o lucro Brasil ... Vamos vender 1.0 por 40 K ou mais.
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por Ca91 » Seg Nov 26, 2012 4:10 pm

Bons tempos quando todas nacionais realmente faziam algo de produtivo e inovador....

Hoje em dia pra mim nao tem uma nacional das 4 grandes, gm, fiat,ford, e volks que se salvem em inovação...
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por tiagocaria » Seg Nov 26, 2012 5:04 pm

OOOOOOOO SAUDADE!!

Lá em casa tem uma Marea 2.4 Manual (160cv).

Que carro! Anda demais! Anda mais que o meu Lancer!

Fico só imaginando o tanto que anda uma MT!


Acho que por isso que já vi a seguinte frase:

O fim de semana deveria passar como Veloster e nao como Marea Turbo.
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por sauloaguiar » Seg Nov 26, 2012 8:50 pm

Demais mesmo esse carro. Meu primo teve um sedan, alem de lindo, o ronco arrepiava.
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por VLA » Ter Nov 27, 2012 7:10 am

saudade mesmo dessa época... hoje em dia as montadoras se preocupam somente com visual esportivo, e não com preparação.

ainda sonho em um dia existirem kits de preparação homologados pela montadora para nossos carros, que possam ser intalados e mantidos em concessionaria sem tirar a garantia e seguro do carro... sonho distante :roll:
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por shadowcps » Ter Nov 27, 2012 7:36 am

inveja gélida, cortante e mortal de ti, tiago ! (~X() (~X() (~X()
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por tiagocaria » Ter Nov 27, 2012 7:55 am

Depois eu coloco umas fotinhas e quem sabe um videozinho...
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por shadowcps » Ter Nov 27, 2012 9:37 am

isso, mata mesmo o velho, mata...
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Re: Bons tempos aqueles, quando a FIAT inovava e ousava

por marrones » Ter Nov 27, 2012 10:11 am

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