Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

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Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por rodrigodk » Qua Out 17, 2012 10:48 pm

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A Ford apresentou nesta terça-feira (16), à imprensa brasileira, em Los Angeles (EUA), o novo Fusion, na versão top de linha Titanium. O modelo completa, ao lado dos já lançados novos EcoSport e Ranger, um trio de modelos que passaram por profundas transformações mecânicas e estéticas. Tal versão, chamada de Titanium AWD 2.0, sairá por R$ 112.990.

Só o preço dessa versão, que possui tração integral, foi divulgado. "O objetivo do Fusion no Brasil é disputar uma vaga na garagem de quem tem R$ 100 mil [para gastar com um carro]", explica Antonio Baltar, gerente de marketing do produto. Segundo a Ford, o novo Fusion, nos Estados Unidos, onde foi lançado neste mês, sai por cerca de US$ 36 mil (R$ 73.357 na cotação desta terça).

Flex em 2013
A AWD será a primeira a chegar, em fevereiro. Haverá outras três versões do novo Fusion no Brasil: Titanium 2.0 FWD (com tração apenas frontal), Duratec 2.5 flex (a primeira bicombustível do Fusion) e Titanium 2.0 Hybrid (esta última com um motor a combustão e outro elétrico). Todas chegarão no ano que vem. Segundo a Ford , a FWD seguirá a linha de equipamentos topo de linha, apenas com o teto solar como opcional.

A versão AWD terá pré-venda a partir de novembro, limitada a 400 carros que serão entregues até dezembro, diz a Ford. A FWD começa a ser vendida em março, quando chega também o Fusion pela primeira vez com motor flex. Em abril, virá o híbrido.

O Fusion "antigo", com preços sugeridos no site da montadora de R$ 84,5 mil (2.5 SEL), R$ 94,3 mil (3.0 V6 SEL) e R$ 133,9 mil (Hybrid), continuará a ser vendido até novembro.

Esqueça o Fusion que já conhece, com detalhes cromados que roubam a atenção, cara de "tiozão", motor só a gasolina...

O novo Fusion é o resultado de um projeto de 4 anos que "juntou" as plataformas do já conhecido sedã que leva esse nome e do Mondeo europeu, com a missão de agradar a consumidores de 160 países onde o novo Fusion/Mondeo será vendido, além de atender às necessidades de tempos de crise e preocupação ambiental, como menor consumo de combustível e de emissões de poluentes. Ele ainda terá de ser adaptar a variações de carroceria, como a perua já pensada para a Europa, que só receberá o carro no ano que vem.

A "briga" entre engenharia e design deve ter sido boa. De um lado, havia a necessidade de fazer um carro seguro sem ser pesadão, silencioso para os ocupantes acostumados a carros "top" e com solução aerodinâmica que também o fizesse "beber" menos. De outro, havia a intenção de criar um design moderno e marcante, além de prezar o conforto típico do segmento. "É um carro praticamente esculpido em túnel de vento", resume o engenheiro brasileiro Alexandre Henriques, que participou do projeto nos Estados Unidos, referindo-se ao local onde as montadoras simulam as condições em que um carro roda sem que ele saia do lugar. O Fusion passou 450 horas ali, diz a Ford.

O que muda no carro para o Brasil
Como carro "global", a Ford pretende lançá-lo praticamente igual nesses mais de cem mercados. Para o Brasil, a única diferença para as unidades à venda nos EUA é que elas possuem um opcional de roda de aro 19, usado na avaliação do G1, enquanto aqui só haverá a de 18.

Para chegar ao carro "de todos", houve palpites de mercados diversos. O brasileiro, diz a Ford, apontava para questões de conforto - a descida do vidro elétrico com um só toque no botão (one touch), por exemplo - e para a preocupação de que o carro tivesse "uma tecnologia que o [consumidor] pudesse pagar", acrescenta Henriques. E, finalmente, o carro terá a opção de motor flex. O Duratec 2.5, o mesmo que equipa a nova Ranger, será o propulsor da versão "de entrada", que chega em março que vem.

Outro trunfo da versão mais cara é o pacote recheadíssimo, incluindo itens de série que, no mercado brasileiro, só apareciam em carros mais luxuosos. Daí a Ford ousar a apontar como concorrentes, além de Volkswagen Passat e Hyundai Azera, também modelos bem mais caros como Toyota Camry e Volvo S60.

Com a vantagem de, vindo do México, "escapar" da taxa de importação, o Fusion topo de linha fica na média dos rivais mais diretos, com preço sugerido de R$ 112.990. É com ele que irá para a pré-venda de 400 unidades, em novembro. Os valores das demais versões, incluindo a flex, ainda não foram divulgados.


Impressões
O G1 experimentou essa versão mais cara por cerca de 150 km divididos entre 4 motoristas, em trajeto basicamente urbano, com velocidade máxima permitida de 55 km/h na maior parte do tempo. Antes do teste, a Ford bateu bastante na tecla da esportividade, tanto se referindo ao design quanto ao desempenho do novo Fusion. O vice-presidente da Ford, Rogelio Goldfarb, chegou a dizer que se trata de "um carro para Autobahn", como se chamam as estradas da Alemanha sem limite de velocidadade. Mas, nas condições descritas acima, o sedã pouco pôde mostrar do seu lado mais "rebelde"...

Restou ter uma breve experiência de como é usar o carro na cidade. E ali ele esbanjou qualidades ao volante: direção elétrica bem ajustada, banco confortável, com ajuste elétrico (e fácil) de altura e lombar, comandos à mão, painel de instrumentos e computador de bordo com boa visibilidade, e o motor EcoBoost respondendo bem desde as primeiras aceleradas - e "pedindo" mais... O bloco que equipa o Fusion é um 2.0 quatro cilindros que, graças ao turbo, rende 240 cavalos de potência a 5.500 rpm e tem torque máximo de 34,7 kgfm a 3.000 rpm.

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Tela de 8 polegadas é a central do sistema multimídia; acima, à dir., o GPS em inglês - mas a Ford promete que o carro chega ao Brasil já com a navegação em português; abaixo, imagem da câmera de ré.

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Código de abertura da porta sem chave agora fica na coluna B

Haja tecnologia
Como já dito, outro cartão de visitas que a Ford quer deixar para o Fusion é o de ser um carro cheio de tecnologia. Há diversos sistemas de assistência ao motorista: para monitorar a velocidade do carro da frente (e frear, se estiver no piloto automático), para avisá-lo quando sair da faixa (corrigindo suavemente a trajetória se o condutor não "acordar"), para estacionar por ele em vagas que exigem baliza (o motorista só freia e acelera) ou em subida/descida, etc.

Os alertas vão surgindo por meio de cores, som e imagem: um trilho de luz vermelha acende acima do painel quando a velocidade está muito acima daquela do carro da frente; faixas vermelhas, verdes e amarelas no computador de bordo mostram se o motorista sai ou não da linha; a câmera de ré mostra em cores o que se passa na traseira do carro, com "desenho" da trajetória prevista; a tela central, segundo a Ford, aponta os postos mais próximos se o combustível estiver na reserva; e assim por diante... Usar tantos recursos ao mesmo tempo pode ser um tanto confuso, mas o condutor tem a opção de desligar boa parte deles.

Atualizado, o sistema de conectividade, no centro do painel, controla desde de som e GPS (que será em português), chegada de mensagens SMS, até a distribuição do ar-condicionado. Soa como um paraíso, mas não é fácil usar as funções simultâneas logo de cara, ainda mais enquanto dirige. É possível (e mais seguro) comandar tudo por voz ou a tocar na tela. Mesmo que a Ford diga que é tudo muito intuitivo, é melhor "treinar" como carona primeiro.

O sistema de abertura das portas sem chave também foi atualizado. Agora o código aparece na coluna B, ao lado do vidro do motorista, em lugar das teclas na maçaneta de antes.

Por dentro e por fora
Se o Fusion sempre foi confortável, o impacto da renovação do sedã é maior pelo lado estético. No interior, o painel é bastante limpo, mas não sem graça. As teclas que persistem (que não são virtuais) são planas, ajudando a dar essa sensação de ambiente simples, mas não simplório. O preto continua predominando, mas divide espaço com o cinza nas portas, que têm bom acabamento na versão topo de linha.

Os bancos também são confortáveis, inclusive atrás, com bom espaço para pernas. Eles serão de couro em todas as versões. Na "top", os da frente possuem aquecimento. Há descanso para o braço na frente e no banco traseiro. E uma boa sacada: um dos porta-objetos, atrás do câmbio, é vazado também para os lados, facilitando que o motorista alcance mais facilmente o que foi deixado ali.

Por fora, o Fusion se mostra bem mais atual e, pelo menos nesse quesito, deverá atrair olhares de gente muito mais jovem do que os que "namoravam" seu antecessor. O destaque é a traseira "fastback": a linha do carro, ao chegar lá, tem uma descida repentina. A frente tem a grade larga, típica dos carros atuais da Ford, e os detalhes cromados desta vez são discretos: emoldurando essa grade e na contornando os vidros na parte superior.

Conclusão
Com essa renovação, o Fusion mostra potencial para conquistar um público que não conseguiu ganhar no Brasil com o antecessor. Além do visual, deverá atrair consumidores, como diz a própria Ford, "que têm R$ 100 mil" para gastar com o carro, pelo custo-benefício: motor moderno e lista de equipamentos extensa e rica. E a lista do Fusion flex, considerado "de entrada" para a gama e que deverá sair por menos de R$ 100 mil, não será muito desfalcada, promete a montadora. Deve seguir o que é oferecido para o 2.5 nos EUA.


Comparações

FORD FUSION TITANIUM
Motor: 2.0 16V (240 cv) gasolina
Câmbio: Automático, 6 marchas
Comprimento: 4,87 m
Entre-eixos: 2,85 m
Largura: 1,91 m
Altura: 1,48 m
Porta-malas: 453 litros
Peso: 1.689 kg
Preço: R$ 112.990


HYUNDAI AZERA
Motor: 3.0 V6 (270 cv) gasolina
Câmbio: Automático, 6 marchas
Comprimento: 4,91 m
Entre-eixos: 2,84 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,47 m
Porta-malas: 461 litros
Peso: 1.581 kg
Preço: a partir de R$ 110.000


VOLKSWAGEN PASSAT
Motor: 2.0 16V turbo (211 cv) gasolina
Câmbio: Automatizado de dupla embreagem, 6 marchas
Comprimento: 4,77 m
Entre-eixos: 2,71 m
Largura: 1,82 m
Altura: 1,48 m
Porta-malas: 485 litros
Peso: 1.474 kg
Preço: a partir de R$ 122.450

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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por ric181 » Qui Out 18, 2012 8:48 am

caraca meu! Muitooooo louco, caramba olha o tamanho desse motor... porisso compararam com um foguete na propaganda, curti muito o carro pena que pr amim ele foge financeiramente e não foge pouco... $$$

Esse controle por senha na lateral da porta é muito show também, imagina a manutenção de um carro desses, é claro que quem compra ele não se preocupa muito com isso né.

Ele tem a mesma frente do novo FOCUS.
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por Timerman » Qui Out 18, 2012 9:02 am

ric181 escreveu:caraca meu! Muitooooo louco, caramba olha o tamanho desse motor... porisso compararam com um foguete na propaganda, curti muito o carro pena que pr amim ele foge financeiramente e não foge pouco... $$$

Esse controle por senha na lateral da porta é muito show também, imagina a manutenção de um carro desses, é claro que quem compra ele não se preocupa muito com isso né.

Ele tem a mesma frente do novo FOCUS.


A mesma frente do New Fiesta... o Focus virá assim:
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por tiagocaria » Qui Out 18, 2012 9:36 am

Imagina só...

Um motoboy ViDaLoKa fura um sinal e dá na porta (do lado do motorista) de um carro desse...

O cara nunca mais entra ou sai do carro!


Tirando isso, TOP TOP TOP!

Fino demais!
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por Marquinhos_rj » Qui Out 18, 2012 9:47 am

Belo carro !
Link - Fotos do meu Punto ...
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por ric181 » Qui Out 18, 2012 11:09 am

Timerman escreveu:
ric181 escreveu:caraca meu! Muitooooo louco, caramba olha o tamanho desse motor... porisso compararam com um foguete na propaganda, curti muito o carro pena que pr amim ele foge financeiramente e não foge pouco... $$$

Esse controle por senha na lateral da porta é muito show também, imagina a manutenção de um carro desses, é claro que quem compra ele não se preocupa muito com isso né.

Ele tem a mesma frente do novo FOCUS.


A mesma frente do New Fiesta... o Focus virá assim:
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ixi, meu google está doidão hahahaha, coloquei novo ford focus e apareceu um com essa mesma frente do fusion....
Mas pensando bem, lembra o new fiesta, a traseira principalmente (salvo devidas proporções)
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por rodrigodk » Dom Out 21, 2012 1:09 pm

A ford vai dominar esta catogia, assim como atualmente o focus é lider na dele o fusion tem tudo pra se tornar tbm!
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por FREGLA » Dom Out 21, 2012 1:16 pm

Nos últimos anos a Ford tem apresentado automóveis com design bem interessante. O New Fiesta e a nova ECO são outros exemplos.
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por Fabri010 » Dom Out 21, 2012 1:29 pm

Muito louco esse carro... A sua frente lembra o Aston Martin!! O q acham? achei muito parecido..
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Re: Primeiras impressões Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost

por Timerman » Dom Out 21, 2012 3:01 pm

FREGLA escreveu:Nos últimos anos a Ford tem apresentado automóveis com design bem interessante. O New Fiesta e a nova ECO são outros exemplos.


Olha que vem o Novo Ka também:
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Olha que a mídia "automobilística" condiz que a Ford vai perder o quarto lugar, para quem?:
- Renault: que vai virar Dacia?
- Hyundai: vem com projeto HB20, +1 Sedan e +1 Utilitário
- Toyota?
- Honda?
...

Acho que Ford vem para defender a posição que ela está!
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