Caiu a máscara do último integrante da família Palio. Flagramos a picape Strada 2009 sem disfarce no pátio da montadora, que será apresentada em 14 de agosto. Os modelos fotografados são a versão Trekking, cabine simples e estendida. A linha Fire com a carroceria antiga deixará de ser produzida. A versão substituta da Fire será mais despojada e terá o farol do Palio. A Trekking e a Locker terão a identidade visual dianteira que fez sua estréia no Siena, em novembro. A reportagem conseguiu também a primeira foto do hatch Bravo nacional, que será produzido, no Brasil, sobre a plataforma do Fiat Stilo.
A Fiat Strada 2009 terá as versões Fire, Trekking e Adventure Locker, sendo as duas primeiras equipadas com motor 1.4 (85 cv/86 cv) e a Locker com motor 1.8 (112 cv/114 cv). Porém, a maior novidade está reservada para o ano que vem. Trata-se do modelo cabine dupla da picape, com capacidade para cinco ocupantes. Modelo será desenvolvido sobre base da Weekend, com menor capacidade de carga.
Faróis de duplo canhão marcam a chegada da nova geração da picape. Com cabine estendida ou simples, modelo terá três versões, entre elas a Trekking, com identificação na tampa traseira
Mudanças
As principais mudanças da Strada estão na dianteira e na traseira. No conjunto frontal, as mudanças são as mesmas dos Siena e Weekend, como novos capô e pará-choque. A versão Fire terá os faróis do Palio como parábola simples. Já as versões Trekking e Adventure Locker terão farol de duplo canhão do Siena, sendo que a frente das duas serão idênticas às versões da perua Weekend, porém com pará-lamas diferentes, porque a picape manteve as laterais atuais, não recebendo os vincos acima das maçanetas que marcam a nova geração da família Palio. Na traseira, mudam as lanternas, que passam a invadir a tampa da caçamba, e a própria tampa, que agora tem um recuo na chapa e o logotipo bem destacado. No interior, a versão de entrada terá painel sem conta-giros, a intermediária, acabamento no padrão ELX da linha Palio e Locker, acabamento idêntico ao da perua. Essa versão, porém, terá um imenso rack no teto incorporado a um santônio e ainda abusará do uso de molduras nas caixas de rodas e laterais.
Bravo
O hatch médio deverá chegar ao Brasil no fim de 2009, já como linha 2010. O modelo usará a plataforma do Stilo. O carro fotografado pela reportagem é uma das primeiras unidades pré-série para testes, já montadas em Betim, e que geralmente são pintadas em branco. Um detalhe curioso é que, como o protótipo foi flagrado praticamente na saída da linha, não houve tempo suficiente para camuflá-lo com os tradicionais plásticos e pinturas pretas, estando apenas com plásticos para esconder suas linhas. Com 4,34 m de comprimento, o Bravo tem desenho limpo e que remete à esportividade. A linha de cintura ascendente deixa o modelo com jeito de cupê.
Mille
A imprensa está divulgando que o Uno Mille passará a se chamar Mille Economy. No entanto, esse não será o nome da versão, mas, sim, a designação do vacuômetro que será instalado na linha 2009. O modelo receberá nova grade e quadro de instrumentos reestilizado. Outra novidade para o modelo é que o kit Way passará a ser vendido como versão de acabamento independente, além de ganhar identidade visual mais marcantes, com faixas laterais proeminentes. Ou seja, haverá duas variantes, o Mille Fire e Mille Way.
